Armando Souza
Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
21/02/2025 10h43
BLOCOS DE RUA: Abraço, inclusão e alegria
O Carnaval é uma expressão popular reconhecidamente das mais representativas da cultura brasileira e tem origem portuguesa, surgida no Brasil por volta do século 18. A festa sempre aconteceu num período que antecede a quaresma, no chamado “entrudo” (que hoje conhecemos como carnaval de rua); era um momento de celebração à alegria em que as pessoas saíam nas ruas para tocar instrumentos musicais, batucar, cantar, pular e brincar de jogar água, ovos e farinha umas nas outras, simplesmente pra se divertir. No início do século 19, no Rio de Janeiro, berço do carnaval brasileiro, uma campanha contra a realização dessa manifestação popular levou à criminalização dessa prática. Enquanto o “entrudo” era reprimido, a elite, representada principalmente pela alta sociedade imperial se organizava criando bailes dentro de clubes, teatros e realizando desfiles nas ruas. Porém, já no final desse mesmo século, a população conseguiu resgatar a tradição das festas carnavalescas de rua antes da Quaresma, dando origem aos primeiros blocos e cordões de carnaval de rua. No estilo de uma procissão, os blocos saíam às ruas com carros enfeitados, fantasiados, carregados de manifestações populares e com grande animação, dando início um movimento que hoje chamamos de Blocos de Rua.
Com o passar dos tempos os blocos carnavalescos foram surgindo nos bairros de forma mais organizados e passaram a inserir carros alegóricos, fantasias, coreografias e até mesmo ultilizando temas irreverentes e de protestos políticos sobre as condições sociais da população.
Os Blocos carnavalescos ganharam popularidade nas décadas de 60 e 70, com a ascenção do movimento de “carnaval de rua” que buscava resgatar a participação popular reprimida tão reprimida em tempos atrás.
A organização de um bloco carnavalesco traz inúmeros benefícios à comunidade pois, no contexto social, é uma iniciativa que espelha a identificação das pessoas, proporciona socialização e integração, geração de emprego e renda para vários profissionais da região onde está inserido. Carrega, portanto, um papel importante na coesão social além de desempenhar muito bem a inclusão de pessoas que não tem acesso e estão à margem desse bem cultural tão importante para o Brasil.
Fonte: Wikipédia
Destaque Cultural
Dentre os muitos blocos de rua que atualmente alegram o cenário carnavalesco em Natal, o destaque hoje vai para o Bloco do Abraço que há 3 anos vem proporcionando um ambiente de diversão e inclusão para crianças, jovens e adultos em frente ao Sebo Cultural Letra e Música e que nesse domingo, dia 23 de fevereiro, fará a animação na rua Floriano Peixoto (que fica na Praça da antiga UNP). A concentração começa a partir das 15h, com DJ tocando músicas de marchinhas tradicionais, espaço para maquiagem, brincadeiras com palhaços, perna de pau, alegria e muita agitação por conta da Orquestra de Frevo Clarin Triunfal.
Idealizado pela Produtora Ana Gisela Greiner, o Bloco do Abraço surgiu a partir da necessidade de levar acolhimento e entretenimento às pessoas que tem algum tipo de deficiência. “Muito importante que a festa de rua mais popular do Brasil também seja um lugar para todos, sem discriminação”, disse Ana Gisela.
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
21/02 – 16h – Prêvia do Pavão Misterioso – Beco da Lama/ Centro de Natal;
21/02 – 19h – Bloco Poetas, Bruxos e Lobisomens - Praia Shopping/Ponta Negra;
21/02 – 19h – Desfile da Banda da Ribeira – Zé Reiera/Centro de Natal;
21/02 – 20h - Jane Cortez e Convidados – Cervejaria Resistência;
22/02 – 09h – Rodrigo Lacaz – Projeto Arboriza Natal – UFRN/Por trás do CCHLA/Potilândia;
22/02/ - 15h - Carnaval de Neópólis:Orquestra de Frevo do Chico/Neópolis;
22/02 – 20h – Claudio Versátil – Churrascaria Central/Centro de Parnamirim;
22/02 – 20h – Rildo Lima – Ecco Ville Food Park/Nova Parnamirim;
27/02 – 15h - 24ª Loucafolia – Hospita João Machado/Tirol;
27/02- Quinta Cultural – Oficina Livre de Música
01/03 – 21h – Cida Lobo e A Matilha – Praia Shopping/Ponta Negra;
Siga
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).