Mérito Jessé Freire 2013 será entregue na próxima quinta

31/07/2013

Por: Luciano Kleiber

Tudo pronto para mais uma edição do Mérito Jessé Freire, a mais importante comenda empresarial potiguar. Iniciativa do Sistema Fecomércio RN, o troféu tem como foco premiar, consagrar e reconhecer o trabalho de empresários do setor de Comércio, Serviços e Turismo. Em sua décima edição, o Mérito será entregue em um evento para 700 pessoas na próxima quinta-feira, 1ode agosto, a partir das 20h no Boulevard Recepções. Além da entrega do Mérito,a noite irá marcar os festejos pela passagem do Dia do Comerciante, que é comemorado no dia 16 de julho.

O Mérito Jessé Freire é  entregue anualmente a empresários que atuam no mercado local e tenham reconhecido destaque. Eles são escolhidos pela diretoria da Fecomércio RN e agraciados como troféu em cinco categorias.

Este ano, o escolhido na categoria “Jovem Empreendedor” foi o diretor da holding Gentil Negócios, Glauber Gentil. Na categoria “Empreendedor do Ano –Turismo”, o troféu será entregue a George Costa, da empresa Luck Receptivos e presidente do Natal Convention Bureau. Já na categoria “Empreendedor do Ano –Serviços”, o agraciado é o empresário do setor de corretagem de imóveis, Caio Fernandes, da imobiliária que leva o seu nome. O presidente da Alesat Combustíveis S.A, Marcelo Alecrim, foi o agraciado na categoria “Empreendedordo Ano – Comércio”. Já o presidente do Conselho Deliberativo da rede de supermercados Nordestão, José Geraldo Medeiros foi o escolhido na categoria“Experiência Empresarial”. A noite de homenagens será seguida de um jantar e de show da banda  de samba de raiz “Arquivo Vivo”.

 

História

O patrono do Mérito, Jessé Pinto Freire é macaibense de nascimento e foio único potiguar a presidir a Confederação Nacional do Comércio, no período de1964 a 1980. Foi senador da República, de 1972 a 1980, quando faleceu. Deixouum grande legado político e empresarial.

No seu período como presidente da entidade máxima do comércio no país,Jessé Freire foi responsável por diversos projetos no Rio Grande do Norte,entre eles a construção das sedes do Sesc e do Senac em Natal e da unidade doSesc em Ponta Negra, além do Sesc em Mossoró.

Desde 2004, quando foi criado o Mérito Jessé Freire, grandes nomes doempresariado potiguar já receberam o troféu, entre eles os ex-presidentes daFecomércio, Marcantoni Gadelha e João Patriota e outros como Gilberto Costa ( OBorrachão); Aécio Diniz (Óticas Diniz); Amaury Fonseca (Toli); Edson Matias(Grupo Capuche); Paulo de Paula (UnP); Nelvaldo Rocha (Guararapes/Riachuelo);Pedro Câmara (Armazém Pará); Francisco Denerval de Sá (Bagaggerie e CasasSarmento); Enrico Fermi (Natal Praia Hotel); Afrânio Miranda (MirandaComputação; Aurino Araújo (Marpas), Josebel Cirne (Iskisita Atacado); e MariaLúcia Azevedo (CEI).

Fonte: Assessoria