Sistema Fecomércio RN entrega Mérito Jessé Freire

09/12/2013

Por: Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN

Uma noite para consagrar o sucesso dos empresários mossoroenses. Assim foi o Mérito Jessé Freire 2013, em Mossoró. Promoção do Sistema Fecomércio RN, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista local, empresários, políticos e pessoas de renome no cenário mossoroense foram, na sexta-feira, 6, ao Requinte Recepções prestigiar os homenageados.

“Apesar de este ter sido um ano com números preocupantes para o comércio mossoroense, ainda temos o que comemorar. O setor de comércio ainda é o que mais gera empregos formais em Mossoró e isso se deve, ao trabalho e a luta dos empresários desta cidade. Mas não podemos deixar de reconhecer os funcionários que procuram qualificação profissional e são atendidos com as ações do Sesc e do Senac na nossa cidade”, comenta o presidente do Sindivarejo Mossoró, Jair Queiroz.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, faz coro à fala de Jair Queiroz sobre os números do comércio mossoroense: “Estamos chegando ao final de mais um intenso ano de atividades. Um ano particularmente difícil, que nos deixa o legado do recrudescimento da inflação, da impactante e preocupante queda da atividade turística em nosso estado, da falta de investimentos do setor público em obras de infraestrutura e de mobilidade urbana. Contudo, esta é a marca do nosso setor: quão mais atribulados os tempos, nós respondemos com trabalho, competência de gestão, inovação e, sobretudo, uma forte dosagem de otimismo, porque cremos na nossa capacidade empreendedora e, com base nela, confiamos na continuidade plena dos nossos negócios”.

O Mérito Jessé Freire é a mais alta comenda da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte e, anualmente, é concedida a cinco empresários em Natal e em Mossoró. “Na terra de Santa Luzia, homenageamos hoje, cinco personagens da vida econômica e social desta cidade, e destacamos, por extensão, a capacidade criativa e empreendedora dos empresários mossoroenses”, explica Marcelo Queiroz.

O agraciado com o Mérito Jessé Freire na categoria Experiência Empresarial, foi Ademar Dantas (In Memorian), proprietário do “Mercadão das Malhas”. Falecido em outubro deste ano, seu filho, Ademar Dantas Filho, recebeu a premiação em nome do pai. “Sem dúvidas, esta foi a melhor forma de homenagear meu pai. Ele não está pessoalmente presente aqui entre nós, mas tenho certeza, que está celebrando este momento único conosco. Meu pai está sempre vivo na nossa memória. E eu, com certeza, irei dar continuidade ao legado que ele nos deixou”, emociona-se Ademar Dantas Filho.

O homenageado no setor de Serviços e Turismo foi Josué Balbino Costa. Dono de uma casa de recepções, ele fala do sucesso de seus negócios: “Tenho sido muito abençoado por Deus. Quando inaugurei meu buffet, em 2011, não imaginava este sucesso. Mas graças à Deus, com muita luta e trabalho, consegui alavancar minha casa de recepção e agora tenho o reconhecimento através da Fecomércio”.

O vencedor na categoria Responsabilidade Social foi Pedro Frederico Sobrinho. “Entre os muitos empregos que tive ao longo da vida, posso destacar a oportunidade de trabalhar com Jessé Pinto Freire. Com ele, eu aprendi a importância da responsabilidade social. Por isso, estou muito feliz em receber a honraria que leva o nome dele”, comenta Pedro Frederico Sobrinho. Quem recebeu o Mérito Jessé Freire na categoria Jovem Empreendedor foi Ênio Gomes. O título de Empreendedor do Ano foi concedido a Rutênio Queiroz.

Além do Mérito Jessé Freire, concedido pela Fecomércio RN e Sindivarejo Mossoró, a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) fez a entrega do Mérito Industrial Dix-neuf Rosado, ao empresário Jorge Luiz Costa de Oliveira, e o Mérito Comercial Gabriel Negreiros foi para Zilene Conceição Cabral Freire de Medeiros. Além disso, a  Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL Mossoró) fez a entrega dos prêmios aos vencedores do Liquida Mossoró.

Participaram do evento, o prefeito interino de Mossoró, Francisco José Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Alex Moacir Pinheiro; representando a governadora, Rosalba Ciarline, o reitor da UERN, Pedro Fernandes; o presidente da CDL Mossoró, Antônio Alexandrino de Lima; o presidente da ACIM, Nilson Brasil Leite; a deputada Federal, Sandra Rosado; a deputada estadual, Larissa Rosado; a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado; o deputado estadual, Leonardo Nogueira; entre outras autoridades presentes.

 

Mérito Jessé Freire

Jessé Pinto Freire, personalidade que dá nome ao Mérito entregue pela Fecomércio RN, nasceu em 19 de novembro de 1918, na cidade de Macaíba. Ocupou o cargo de secretário de finanças no governo de Silvio Pedroza em 1951. Um ano antes, foi eleito vereador. Em 1954, foi deputado estadual e em 1959, deputado federal - cargo que ocupou até 1971 - . Naquele mesmo ano, elegeu-se senador. Além disso foi o único potiguar, até hoje, a assumir a presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), onde permaneceu por um período de 16 anos, entre 1964 e 1980.

Durante sua gestão à frente da CNC, Jessé Freire foi responsável por grandes projetos no Rio Grande do Norte, como a construção das sedes do Sesc e do Senac em Natal, e da unidade do Sesc Ponta Negra. Foi sob sua gestão que ergueu-se ainda, a unidade do Sesc Mossoró.

 

Mesa Brasil e Ver para Aprender

Ainda na sexta-feira, 6, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou de ações na unidade do Sesc Mossoró, no final da tarde. O presidente apresentou o balanço de ações do projeto Mesa Brasil ao longo do ano e realizou a entrega de óculos de grau do programa Ver para Aprender, ambos realizados Sistema Fecomércio RN, através do Sesc.

“Este momento de socialização entre as empresas doadoras do Mesa Brasil e os beneficiários do programa é muito importante, pois muita gente recebe os alimentos mas não sabem de onde eles vêm. Por isso eu agradeço a todos que colaboraram para mais um ano de sucesso do programa Mesa Brasil”, afirma Marcelo Queiroz.

Representando todas as empresas que ajudam o programa, Marcelo Queiroz entregou a Jair Queiroz – um dos maiores colaboradores do Mesa Brasil, através da sua empresa, Hiper Queiroz – um troféu em homenagem às doações feitas no ano de 2013.

O próprio Jair chama os empresários mossoroenses a ajudar o programa: “Gostaria de convocar todas as empresas de Mossoró a participar deste programa. Esta é uma forma de ajudar a quem precisa, às entidades que não contam com o apoio dos governantes, mas que fazem o belo ato de ajudar ao próximo”.

O Mesa Brasil distribuiu cerca de 420 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 30 mil pessoas assistidas por 116 entidades de assistência social receptoras, abrangendo as cidades de Mossoró, Baraúnas, Assú, Serra do Mel, Areia branca, Antônio Martins e Alexandria.

 Na ocasião, também foram entregues os óculos do Ver para Aprender. Dona Maria do Carmo Mota, 81, recebeu das mãos do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, o seu par de óculos de grau. “Sei que tenho a idade avançada mas ainda gosto de fazer meu tricô e com os óculos antigos estava difícil. Obrigada ao empresário doador e a Fecomércio pela ajuda”, agrade dona Maria do Carmo.

Através do Projeto Ver para Aprender, o Sistema Fecomério ofereceu consultas oftalmológicas gratuitas e doou óculos a 67 pessoas ao longo do ano, a maioria estudantes carentes. A ótica Tropical foi parceira neste projeto.

Fonte: Fecomércio RN