Rio Grande do Norte recebe reunião nacional de gestores de Defesa Civil

16/10/2014


Gestores de Proteção e Defesa Civil de todo o Brasil reúnem-se me Natal nos próximos dias 16 e 17 de outubro.  A VIII Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) faz parte das atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres, e será presidida pelo Secretário da Defesa Civil do Amazonas e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Roberto Rocha.

 

 No encontro, a pauta de discussões gira me torno do ofortalecimento das políticas públicas de Proteção e Defesa Civil e sobre a instrução normativa 001/2012 do Ministério da Integração Nacional, que estabelece procedimentos e critérios adotados para a decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública pelos Municípios, Estados e Distrito Federal. Este ano o Conselho completa sete anos de atividades.

 

Durante os dois dias de reunião, seis palestras vão nortear os debates. Entre os temas “Os Sistemas de Alerta e Alarme Sonoro para desastres”, como aqueles utilizados em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, durante os deslizamentos de terras em março de 2013.

As Defesas Civis do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Piauí também terão espaço para relatar o desdobramento e a resposta às ações adotadas durante situações de emergência.

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no mês de junho, decretou Estado de Calamidade Pública devido ao impacto socioeconômico ocasionado pelas fortes chuvas e deslizamento de terras em bairros como Mãe Luíza e Petrópolis.

 

SERVIÇO

 

Evento: VIII reunião do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC)

Local: Holiday Inn Express Natal Hotel - Ponta Negra/RN

Data: 16 e 17/10/2014

Horário: a partir das 08h30.