Feira de Aquarismo acontece nos dias 24 e 25 de outubro no Via Direta

24/10/2014


     Nos dias 24 e 25 de outubro, o Shopping Via Direta recebe a primeira edição da Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte (FEAQUARN) promovido pela UFRN/EAJ em parceria com a Associação de Produtores  e lojistas de organismos aquáticos ornamentais, a Cardume Potiguar. Durante a feira serão exibidas inovações no mercado de Piscicultura ornamental, além da exposição de bettas, guppies e peixe espada de linhagens. 
 

A FEAQUARN envolve mais de 50 produtores de todo o Brasil e tem como objetivo estimular o aquarismo. “O aquarismo é mundialmente reconhecido pelo seu potencial educativo. É um mercado que movimenta mais de U$ 3 bilhões anualmente. Promover a primeira edição da FEAQUARN é importante para estimular o aquarismo em nosso estado, além de fortalecer a cadeia produtora. Durante o evento apresentaremos ao público os produtores e lojistas no segmento de peixes e organismos aquáticos ornamentais presentes no Rio Grande do Norte”, afirma um dos organizadores do evento, o Professor de Aquicultura da Escola Agrícola de Jundiaí, Paulo Mário de Faria. 
 

Durante a feira também será realizada a II NatalExpoBettas, a XXVII Exposição Nacional de guppies e a I Exposição Nacional de Swordtail. Os melhores peixes serão premiados com medalhas e troféus. A entrada é gratuita. 
 

O evento é uma realização da UFRN/Escola Agrícola de Jundiaí, Cardume Potiguar, CCG e Ministério da Pesca e Aquicultura.
 

Cardume Potiguar

O Cardume Potiguar tem atualmente 18 integrantes entre lojistas e produtores. Nasceu com o intuito de fortalecer o mercado de peixes ornamentais e de ter uma representatividade mais considerável perante aos órgãos ambientais, de modo a tornar visível e legalizado o trabalho desse segmento. O Cardume Potiguar foi idealizado pelo Professor Dr. Paulo Faria, coordenador do curso de Aquicultura da Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN. Atualmente, na presidência do Cardume Potiguar, está o Biólogo e Professor Leandro Maurício, também produtor de peixes ornamentais no estado do Rio Grande do Norte, o qual terá como responsabilidade fazer a gestão da associação, atuando como ponte entre os criadores, órgãos ambientais e consumidores.