Projeto Lápis, a frente! Breve entrevista com o autor André de Medeiros Dantas

24/05/2020

Por: Andrezza Tavares
Foto: André de Medeiros Dantas

 

Em maio do ano de 2020, diante dos dias contingenciados pela pandemia do Covid-19, o jovem estudante André de Medeiros Dantas, 23 anos, residente no município de São José do Seridó/RN, criou o distinto projeto nomeado “Lápis, a frente!” que consiste  no compartilhamento ampliado de áudios, através do aplicativo WhatsApp, em que profissionais consolidados em diferentes áreas narram  trajetórias (escolar, acadêmica ou profissional) ressaltando mensagens de entusiasmo e de contágio positivo para estudantes de ensino médio. Os profissionais colaboradores socializam mensagens sobre como venceram na vida a partir de felizes escolhas acadêmicas.

O próprio nome do Projeto deixa uma mensagem aos discentes. O lápis enquanto metáfora que exalta os estudos representa o instrumento que possibilitará crescimento diante das batalhas da vida. A trilha sonora adotada para os áudios da ideia pedagógica é a inesquecível canção ‘Tente Outra Vez’, de Raul Seixas, que incentiva pessoas à luta ao realçar trechos como: “Não diga que a vitória está perdida, se é de batalhas que se vive a vida, vai, tente outra vez! Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo, vai tente outra vez!”.

André de Medeiros comunica que, durante e após a pandemia, os depoimentos dos profissionais colaboradores do Projeto “Lápis, a frente!” estarão disponibilizados para os estudantes de ensino médio e demais interessados através de contato no WhatsApp (84 98717-3962). Para obtê-los, basta apenas enviar uma mensagem para o contato mencionado. As produções em áudios do Projeto já se encontram em ampla difusão, principalmente entre estudantes dos estados do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Inclusive, já circulando internacionalmente também.

Ainda sobre a dimensão pedagógica do Projeto, André informa também que, nos últimos dias, a partir de conversa com a professora de artes Carolina Orcelli, docente na capital paulista, a dimensão pedagógica do projeto foi alargada por meio do estímulo para a produção de composições plásticas sobre a trilha musical do Projeto. O desenho livre produzido a partir do que se ouve na canção ‘Tente Outra Vez’, de Raul Seixas, chama o poder da arte para inspirar a vida de jovens estudantes aguçando a esperança por dias felizes.

Representando os profissionais que já colaboraram em áudio com o Projeto, André de Medeiros destaca as palavras da seridoense potiguar Maristela Araújo, professora de história que anima assim o interlocutor: “O estudo, nos coloca numa situação de poder trabalhar com aquilo que sempre sonhamos, possibilitando uma imensa felicidade em nós.” E, destaca também a fala do historiador e antropólogo social, o mexicano Miguel Hernández, que diz: “Educação e aprendizagem são fundamentais para uma pessoa ser curiosa, mais humanizada, responsável, sensível e disponível para ajudar ao próximo.”

O jovem criador do Projeto “Lápis, a frente!” conclui a entrevista agradecendo a todos que estão colaborando com a ideia difusora de alegria, esperança e de inspiração para alunas e alunos em todo o país ressaltando a seguinte mensagem: “pense sempre positivo, foque no seu sonho, busque conteúdos importantes para iluminar o “norte” de sua corrida vital. Assim, tudo vai dar tudo certo!

 

Fonte: André de Medeiros Dantas