Rafael Fernandes: Prefeito Bruno Anastácio lidera com folga, aponta pesquisa

06/11/2020


O prefeito de Rafael Fernandes, localizada a 401km da capital potiguar e mais conhecida como “Cidade das bandeiras”, e que tem uma das disputas eleitorais mais rivalizadas da região, Bruno Anastácio (DEM), lidera na preferência da maioria do eleitorado da cidade. Isso é o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto V2 Data Consultoria, e divulgado nesta sexta-feira, 6.

Na sondagem estimulada, quando os entrevistados  nãopodem citar qualquer nome, e sim os candidatos com registro, o atual prefeito Bruno Anastácio (DEM), aparece com 61,00% da intenção dos votos válidos. Na Sequência, aparece o ex-policial militar e atual líder do grupo oposicionista, Sigmá Oliveira (PSDB) com 37,75% dos votos válidos. 

Ainda na estimulada, apenas 1,25% dos entrevistados mostram-se indecisos na escolha do candidato ao pleito municipal. Nenhum dos entrevistados, cogitou a possibilidade de anular o voto. Porém, quando questionados, se existia a possibilidade de mudar o voto, 97,00% afirmou que não mudariam o voto, enquanto 3,00% afirmaram que poderiam mudar o voto na última hora.

A pesquisa do Instituto V2 Data Consultoria também avaliou o que a população de Rafael Fernandes está achando da administração do prefeito Bruno Anastácio (DEM). Sendo que 39,25% consideram a gestão ótima; 27,25% como boa; para 11,75% está regular; 7,50% como ruim e 14,25% como péssimo. 

O levantamento ouviu 400 pessoas, da zona rural e urbana da cidade de Rafael Fernandes entre os dias 29 e 30 de outubro de 2020. A margem de erro é de 4,7%, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-09935/2020.

Rafael Fernandes, a “Cidade das Bandeiras”

Um fato curioso que circula na pequena Rafael Fernandes, localizada no Alto Oeste Potiguar, é fama de ser a “Cidade das Bandeiras”. Esse título avulso, surgiu e se espalhou pelo Estado, devido as bandeiras “verde” e “vermelha” que os moradores colocaram espontaneamente nas suas casas e que, de certa, forma, acabou tornando-se um símbolo de resistência e partidarismo político nas eleições municipais desse ano. E hoje, quem passa pela Avenida Egídio Chagas do Nascimento (BR- 405), pode observar, o predomínio do verde nas principais ruas da cidade.