Femptur e Fórum de Turismo do RN começam nesta quinta-feira

24/11/2020


 
Na próxima quinta-feira (26) começa o 11º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte e 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) no pavilhão novo do Centro de Convenções de Natal. Os dois eventos são gratuitos, mediante inscrição prévia e serão realizados paralelamente nos dias 26 e 27 de novembro, das 14h às 20h.
 
Os protocolos de biossegurança serão rigorosamente cumpridos e foram submetidos ao Comitê Científico do Governo do RN. Entre outras adaptações aos novos tempos, haverá credenciamento antecipado, controle do acesso e número de pessoas no ambiente, ampla distância entre estandes, corredores com até 9 metros de largura, sinalização de fluxo para mão e contramão, estações para higienização das mãos, auditório com distanciamento de 1,50 M² entre as cadeiras e todos os outros itens de praxe relativos à sanitização e à carga de visitantes.
 
O Fórum de Turismo do RN, que terá uma grade com palestrantes locais e nacionais, será realizado em modelo híbrido, com transmissão via Youtube, Instagram e Facebook a cargo da DataShow. Já a Femptur, além dos estandes de municípios e produtos turísticos, prevê rodadas de negócios e capacitações de destinos, entre outras atrações que promovam interação e networking. "Deverá ser um grande momento de reencontro e união do Turismo do RN. A cadeia produtiva deverá participar em peso, pois o evento possui, além do caráter promocional, um viés de negócios. É hora de desbravar e valorizar o potencial do Rio Grande do Norte", comenta o jornalista Antonio Roberto Rocha, diretor da Argus Eventos.  
 
Fórum e Femptur têm o apoio do Governo do Estado do Rio Grande Norte, através da Secretaria de Turismo do RN e da Emprotur; Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Turismo de Natal; Fecomércio, através do Senac; Sebrae, Banco do Nordeste, DataShow e Serhs Natal Grand Hotel.
 
Uma palestra esperada será com a Administradora e Designer de Produto Cris Ribeiro, que abordará "Lugares de Charme: a arte de transformar vidas e negócios no interior potiguar". A palestrante é a idealizadora do projeto "Lugares de charme", que tem como premissa o enfoque e a preservação do valor do ser humano junto à sua essência e à sua identidade cultural. O trabalho de Ribeiro faz uma intervenção e repaginação em ambientes por meio do designer social e afetivo com o objetivo de transformá-los em vitrines vivas, contemplando diretamente artesãos, artistas e empresários de municípios turísticos. Já foi responsável por ambientações que exploraram a temática regional de forma bastante exitosa, como no Mercado de Caicó, nas cidades serranas de Martins e Serra de São Bento, em São Gonçalo do Amarante, Carnaúba dos Dantas e Santa Cruz. 
 
Outro momento que promete suscitar caminhos e reflexões nesta atual fase do turismo potiguar será a palestra da Educadora e Consultora em Turismo e Hospitalidade, a prof. dra Juliana Vieira. que vai abordar "Hospitalidade: a chave para o sucesso". Não custa lembrar que hospitalidade é algo que o Rio Grande do Norte tem em profusão, mas precisa de melhor direcionamento. 
 
Projetos como o Turismo Cidadão e o Novo Roteiro de Turismo Religioso de Natal também serão apresentados no Fórum de Turismo do RN, que vai destacar, no palco, os três destinos do RN recentemente eleitos "Green Destinations": Pipa, São Miguel do Gostoso e Parnamirim.  O artesanato como objeto decorativo fundamental em meios de hospedagem e restaurantes será outro foco do Fórum de Turismo do RN.