Governo vai capacitar 300 agricultores familiares na produção de alimentos

07/12/2020


 
Mais de 300 agricultores familiares receberão nestes meses de dezembro e janeiro diversas capacitações na área de produção de alimentos, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).  Esses produtores rurais são beneficiários de editais do Governo Cidadão, tendo sido contemplados com a construção, aparelhagem e regularização sanitária de agroindústrias de beneficiamento de fruta, leite.
 
Com foco no desenvolvimento local, a ação visa promover a sustentabilidade das iniciativas solidárias nas dimensões econômica e social, além de promover a segurança alimentar. Assim como as aplicações para a execução dos convênios, as qualificações serão financiadas pelo Governo do RN, por meio do Projeto do Projeto Cidadão, a partir do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. Os recursos ultrapassam R$ 78 mil e contemplam cursos de fabricação de doces caseiros, bolos regionais e derivados de leite.
 
“Essas qualificações vêm para dar sustentabilidade a cada um desses negócios da agricultura familiar. De nada adiantaria a esses agricultores terem uma agroindústria adequada sem conhecimento para dar resultados. Com esses cursos, eles poderão utilizar as unidades de beneficiamento profissionalmente, gerando emprego e renda em suas regiões, com foco no equilíbrio econômico regional e na melhoria da segurança alimentar”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro. 
 
Serão 13 turmas com 40 horas de aula nos municípios de Caraúbas, Currais Novos, Pedro Velho, Riachuelo, Santana do Matos e Vera Cruz. A professora da disciplina de Alimentos do Senai RN, Suzeneide Araújo, falou sobre a importância da qualificação: “Muitos desses alunos estão tendo acesso pela primeira vez às boas práticas de produção e de higiene e limpeza. E o conteúdo desenvolvido nessa capacitação é completo, passa por aulas teóricas e práticas, de modo que todos os alunos saiam daqui produzindo profissionalmente”, explicou. 
 
A beneficiária Alane Linhares, da Associação do Desenvolvimento Comunitária de Cobé, situada no município de Vera Cruz, já está fazendo parte de uma das turmas iniciais. O grupo foi contemplado pelo Governo Cidadão com uma Cozinha Comunitária que será entregue ainda neste mês de dezembro. “Esse curso está sendo muito importante para a nossa profissionalização. Vamos receber a cozinha com a regularização sanitária, pronta para produzir. E com conhecimento, teremos como ter sucesso em nossa linha de produção, oferecendo produtos de qualidade para nossos clientes e gerando renda e possibilidade de novos empregos”, contou Alane.