Conexão Potiguar recebe o professor Zé Roberto, do IFRN

01/04/2021

Por: Redação PN

 

 

         Nesta quinta-feira, às 6h 30, no programa Conexão Potiguar, pela Band Natal em parceria com a TV digital Potiguar Notícias, o jornalista Pinto Junior recebeu o professor Zé Roberto, do curso EAD (educação a distância) do IFRN, que falou sobre as particularidades do ensino a distânica, além do enfrentamento por parte da instituição à pandemia do novo coronavírus.

         De acordo com o professor, o EAD é uma modalidade prevista pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, além de sacramentada pelos decretos do Ministério da Educação, que definem as principais características que nortearão suas ações. Segundo ele, ainda, uma das premissas básicas da educação a distância é a mediação da aula pelo professor através do uso da tecnologia, em que o processo de ensino-aprendizagem se dá em momentos síncronos (presença em sala virtual) e assíncronos (fora do ambiente).

         Em relação à inserção de alunos de baixa renda nas aulas online, o educador ressalta: "o IFRN, no ano passado, estabeleceu um processo de retorno às atividades acadêmicas. A partir desse fato, os professores e coordenadores se reuniram a fim de discutir as melhores alternativas para a retomada das aulas. Quando vimos que a única solução era a modalidade remota, passamos a debater acerca da inclusão dos alunos de baixa renda nessa modalidade, e foi nesse contexto que surgiu a ideia de dois auxílios: o de conexão, que oferece um suporte financeiro para que o aluno possa pagar a internet e, consequentemente, assista às aulas; além dele, também oferecemos um auxílio para a compra do equipamento".

         No que se refere a um suporte psicológico aos professores e servidores neste período de pandemia, Zé Roberto salienta: "desde o ano passado, o Instituto criou o 'Comitê Covid", programa comandado por assistentes sociais e psicólogos, que buscam estratégias para amenizar os efeitos nefastos causados pela pandemia, inclusive na parte mental dos nossos profissionais. Desta forma, esse comitê vem realizando um planejamento, a fim de garantir uma adaptação da comunidade acadêmica a essa nova realidade que estamos vivendo", finaliza.


Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/u47Xu8A86ro