"Os professores se reinventaram na pandemia", diz professor Mário Sérgio

14/04/2021

Por: Redação PN

 

 

         Nesta quarta-feira, às 6h 30, no programa Conexão Potiguar, pela Band Natal em parceria com a TV digital Potiguar Notícias, o jornalista Pinto Junior recebeu o professor Mário Sergio, vice-coordenador da escola Salesiano, que falou sobre o funcionamento do sistema educacional neste período de pandemia, além do processo de adaptação dos professores ao ensino remoto.

         Segundo o gestor, este momento de crise pandêmica gerou muitas dificuldades e instabilidade para o sistema educacional, uma vez que as informações oscilam rapidamente. Para ele, a escola, que é uma instituição mutável, desperta nos profissionais da educação uma atenção redobrada. Sobre o Salesiano, o professor ratifica que há um cumprimento rigoroso das medidas sanitárias, a fim de conter o avanço do vírus e, consequentemente, preservar a vida dos estudantes.

         Em relação à adaptação dos profesores ao processo de transição do ensino presencial para a modalidade remota, o professor ressalta; "nas palestras que eu dava antes da disseminação da pandemia, eu discutia sobre a possível dificuldade que os educadores teriam com as aulas a distância, sobretudo pelo fato dos alunos, pelo menos uma parcela significativa deles, são nativos desse mundo digital. Nesse sentido, os professores tiveram que passar por uma etapa de reinvenção, a fim de estabelecerem suas metodologias de uma maneira mais adequada".

        No que se refere à ampliação do espaço escolar para as residências dos alunos, Mário Sérgio salienta: "a escola é hoje, talvez, o empreendimento que possua mais filiais ligadas à matriz, uma vez que cada estudante, nessa modalidade remota, se constitui dessa maneira. Sendo assim, a aula em âmbito virtual se multiplica, na medida em que o conhecimento extrapola os limites da escola e chegam às residências", finaliza.

 

Para assistir à entrevista, acesse o link:https://youtu.be/Pt5s63461Fc