Brasil na contramão: países celebram fim das medidas de restrição contra a Covid

17/06/2021

Por: Luan Figueredo
Foto: Ed Jones

 

Em Nova York, onde mais de 70% da população já foi vacinada, a comemoração envolveu queima de fogos de artíficio na última quarta-feira (16). Em Israel, vídeo em que professora libera turma para retirar as máscaras viralizou nas redes. Apesar do clima de celebração ao redor do mundo, aqui no Brasil o cenário é outro.

 

Governos ao redor do mundo, onde a vacinação já atingiu mais da metade da população adulta, começam a relaxar as medidas de restrição em combate à pandemia. Diversos vídeos viralizam pela web mostrando o alívio das pessoas ao livrar-se do leve incômodo causado pelo uso de máscara. No Brasil, está ainda é nossa única alternativa.  

 

Indo em contramão ao que ainda recomenda à Organização Mundial da Saúde, Bolsonaro afirmou recentemente, em evento, que iria autorizar o atual ministro da saúde, Marcelo Queiroga, a desobrigar o uso de máscara para quem já se vacinou ou foi contaminado com o vírus. No mesmo dia, registaram-se mais de 2 500 mortes por causa da doença nas 24 horas anteriores.