Novo livro do artista visual e poeta em processo Falves Silva aborda arte postal

18/10/2021


 
 
Pelas características universais da Arte Postal – Mail Arte – foram reproduzidos no livro textos em Português, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês. "Este livro é dedicado aos amigos com os quais mantive uma correspondência produtiva por mais de três décadas, durante os anos 70, 80, 90 até a virada do século 20 . Através da Arte Postal produzimos um diálogo sem fronteiras, uma arte livre de preconceitos estéticos, moral ou filosóficos", afirma o poeta em processo e visual Falves Silva, uma lenda das letras potiguares.
 
. O que é Arte Postal ? A Arte Postal é um meio de expressão artística no qual envelopes, telegramas, selos e carimbos postais são suportes para o contato entre artistas. É o Primeiro livro sobre arte correio publicado no Brasil, o livro é uma coletânea da correspondência do autor com alguns artistas do Brasil e do mundo, relacionada a arte correio.
 
 Falves Silva nasceu em Cacimba de Dentro, em 1943] e é um dos artistas precursores do movimento Poema/Processo, ao lado de nomes como Moacyr Cirne, Wlademir Dias Pino, Álvaro de Sá e Neide Sá, participando em 1967 de seu manifesto inaugural.
 
Em 1981 participou da XVI Bienal de São Paulo, com curadoria de Walter Zanini. A partir da década de 1980, se associa à rede internacional de Arte Postal, mantendo-se em intenso e profícuo diálogo com artistas de distintas gerações e nacionalidades, dentre os quais Jota Medeiros, Ivald Granato, Leonhard Frank Duch, Paulo Bruscky, Hudinilson Jr, Clemente Padín, Edgardo Antonio Vigo, Ulises Carrión e Horácio Zabala.
 
Tem seus trabalhos exibidos na International mail art exhibition, Tóquio, Japão, em 1984, e na II Bienal de Arte Correio, Espanha, em 1999. Mais recentemente, o artista teve sua exposição individual “Círculo do Tempo”, retrospectiva de sua carreira, apresentada no Centro Cultural São Paulo. A produção de Falves Silva pode ser pensada como uma convergência de dois dos principais eixos da arte brasileira: os movimentos concretos e a arte conceitual. O artista dialoga com a literatura, o cinema e a história em quadrinhos; manipulando estruturas comunicativas e imagens da história da arte e da comunicação de massa, Falves Silva cria sua obra diversificando a abordagem e o tratamento dos materiais que elegeu.
 
 O livro pode ser adquirido via plataforma de financiamento coletivo Catarse: https://www.catarse.me/falves_silva?ref=project_link ; ou  no Sebo Gajeiro Curió via Oreny Júnior, editor do livro.
 
O livro tem previsão de lançamento em meados de dezembro de 2021 pelo Sebo Gajeiro Curió, que fica localizado no mercado cultural de petrópolis.
 
Descrição do livro
formato: 150 x 210 mm
páginas: 154
projeto gráfico: Falves Silva
capa: Falves Silva
editor: Gajeiro Curió, por Oreny Júnior
diagramação: José Aglio Neto