"Caneta da Saúde", campanha de conscientização contra a diabetes, chega a Natal

30/10/2021

Por: Redação PN

 

Nos dias 29 e 30 de outubro (sexta e sábado), a partir das 9h00, um caminhão especialmente desenvolvido para a campanha “Caneta da Saúde” estará no estacionamento da Leroy Merlin em Natal. A iniciativa tem a finalidade de informar e conscientizar a população acerca das vantagens das “canetas” preenchidas de insulina, um dispositivo usado no tratamento do diabetes e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, especialmente crianças e jovens até 19 anos e adultos com 50 anos ou mais 1.


A “Caneta” é considerada um dos procedimentos mais modernos no que concerne ao tratamento da diabetes, na medida em que é preenchida de insulina, a qual consiste em uma importante aliada para o controle do diabetes. Nesse sentido, ela minimiza episódios de hipoglicemia e possíveis hospitalizações em decorrência desta complicação, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19, tendo em vista que pessoas com diabetes podem desenvolver quadros mais graves da doença 2.



De acordo com Priscila Olim, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk,.a campanha é de suma importância no sentido de combater uma doença que atinge a coletividade, mas também pelo contexto de crise pandêmica. “O diabetes não é uma condição individual. Trata-se de algo presente na vida de milhões de famílias. Neste novo cenário delicado de pandemia, há pessoas que estão no grupo de risco e podem desenvolver as formas mais graves da doença. Em outras palavras, trata-se de uma maneira de ajudar a manter a saúde em dia dessas pessoas que já sofrem com uma doença crônica. Tudo que precisamos evitar são episódios de hiper ou hipoglicemia, que podem levar o paciente para o pronto-socorro, o que pode expô-lo a riscos adicionais durante a pandemia”, ressalta a médica. 




As principais vantagens da caneta de insulina 1:

• É mais prática, portátil, discreta e fácil de aplicar fora de casa.

• Economiza tempo, pois não há necessidade de preparo do frasco de insulina.

• É mais segura. Já vem preenchida e com seletor de dose para dispensar a quantidade correta de insulina.

• Mais fácil de usar e, por isso, melhora a aderência ao tratamento, diminuindo picos de glicemia.

• É gratuita: distribuída pelo SUS para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 preferencialmente acima de 50 anos e menores de 19 anos.