Formiga se despede da Seleção na partida contra Índia

09/11/2021

Por: Jessyanne Bezerra
Foto: CBF

 

A técnica sueca Pia Sundhage convocou nesta terça-feira, 9, a seleção brasileira para o Torneio Internacional de Futebol Feminino que ocorre entre 22 de novembro e 1 de dezembro. Entre as surpresas está Formiga, que volta à lista das selecionadas para se despedir da amarelinha.

Baiana de Salvador, a jogadora de 43 anos completados se despede da Seleção Brasileira na partida contra a Índia, em Manaus, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino.

Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga, acumula no currículo, títulos de sobra, como um de Copa América, três ouros de Jogos Pan-Americanos e três de Libertadores da América, duas medalhas de prata olímpicas e muitas conquistas para a modalidade feminina.

A eterna camisa oito da Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a recordista de jogos com a seleção brasileira (entre homens e mulheres), de participações em Copas do Mundo (sete) e Olimpíadas (seis, que logo serão sete, já que irá para os Jogos de Tóquio). Além disso foi campeã potiguar pelo América na sua rápida passagem em 2012 no time feminino alvirrubro.

Formiga tem 233 jogos pela seleção e é a futebolista, entre masculino e feminino, com maior número de jogos pela Seleção Brasileira, segundo dados da CBF. Desde os 18 anos que a atleta veste a amarelinha em campo.

Uma das maiores volantes do futebol brasileiro, se tornou uma história viva em campo ao quebrar diversos recordes, entre eles: a única jogadora que participou de todas as edições do futebol feminino nas Olimpíadas. Além de ser a futebolista, entre homens e mulheres, mais velha a disputar os jogos, com 43 anos de idade.

Em 2015 foi homenageada, junto a Marta, pelo Museu do Futebol ao integrar a Sala Anjos Barrocos que até o momento era exclusiva de jogadores masculinos. Na sessão, se encontra 27 jogadores espetaculares da história do futebol brasileiro.

Seu legado vai além do campo, enquanto houver meninas querendo jogar bola, Formiga será referência de luta e persistência.