Emater-RN realiza Festa da Pinha com oficinas de gastronomia e palestras técnicas

09/06/2022


 

Começa hoje (09) e prossegue até amanhã, 10 de junho, na Serra da Gameleira, município de Caiçara do Rio do Vento (RN), a tradicional Festa da Pinha, uma realização da Emater-RN com apoio da Associação Comunitária da Serra da Gameleira (ACOSG).

Nesse primeiro dia, das 8 às 12h, agricultores produtores de pinha da comunidade participarão do curso de culinária "Derivados da Pinha", ministrado por técnicos da Emater-RN. O objetivo é instruir os homens e mulheres no preparo de mousses, doces, cocadas, e bolos que tem a pinha como ingrediente principal. A atividade acontece na Escola Municipal Prof. Maria Silva.

A abertura oficial será na manhã do dia 10, e vai contar também com a presença de lideranças políticas e poder público municipal, e seguirá com uma programação diversificada de atividades e oficinas técnicas desempenhadas pelo quadro de extensionistas da Emater-RN. Confira os temas: Oficina técnica sobre a cultura da pinha (cultivo e comercialização); Oficina técnica sobre algodão em consórcio agroecológico (projeto do algodão agroecológico no contexto da agricultura familiar do RN); Oficina técnica sobre Crédito Rural e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar- CAF.

Após as oficinas técnicas, os participantes do evento poderão fazer a degustação dos produtos processados na oficina sobre aproveitamento da pinha. No encerramento, haverá as apresentações culturais com o teatro de mamulengos do artista Zé Felipe, da Serra da Melosa, e Forró Pé de Serra, com Jarbas do Acordeom.