Fativan questiona secretários sobre ações para os os moradores afetados pelas enchentes

17/11/2022 08h42


Fativan questiona secretários sobre ações para os os moradores afetados pelas enchentes

Foto: Assessoria de imprensa

 

Nesta quarta-feira, 16, na 116º sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Parnamirim, foi realizada a convocação dos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas; e também da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - Semsur, para esclarecer sobre os serviços realizados pela gestão municipal no período de julho, quando ocorreu um volume acima do normal de chuvas e que afetou diversos cidadãos. 

 

A convocação é fruto de um pedido da Vereadora Fativan Alves, que está sendo porta voz da população do bairro Emaús nesta pauta. Estiveram presentes o secretário da Semsur João Albérico e a secretária adjunta da Semas, Marta Lopes. 

 

Fativan questionou o secretário da Semsur sobre o que poderia ter sido feito para evitar as enchentes, qual a estrutura, materiais necessitavam estar funcionando para que as lagoas de captação não tivessem transbordado e as águas invadido as casas. Além disso, perguntou quais serviços urbanos estão sendo realizados para que no futuro o mesmo problema não volte a acontecer.

 

João Albérico explicou que o volume de chuvas daquele período foi um dos maiores da história já registrados no RN, o que acabou resultando no impacto maior do que o esperado. Já para ações futuras de prevenção, terá que ser feito primeiramente estudos das áreas, para que depois haja uma licitação e posteriormente as obras.

 

Para a secretária adjunta da Semas, a vereadora Fativan Alves buscou entender de que maneira a pasta está atuando para ajudar famílias que perderam parte ou todos os seus móveis, tendo que sair de casa e ir se abrigar com outros familiares, vizinhos ou casas de apoio. Outro questionamento foi quanto ao uso de verbas destinadas a Parnamirim enviadas tanto pelo Governo do Estado, quanto pelo Federal.

 

O Governo do RN enviou ao todo 179 mil reais ao município para ajudar os desabrigados pelas enchentes e o Federal mandou 1 milhão, 300 mil e 22 reais para custear todo o amparo aos moradores; 

 

A representante da pasta respondeu que a Semas está prezando pela celeridade do processo de todos os moradores que estão procurando seus direitos, contudo, que deve devolver parte dos recursos recebidos, pois, por critérios estabelecidos, várias famílias não se encaixaram nos critérios necessários para receber a assistência em dinheiro. 

 

Fativan ainda lamentou o fato de algumas famílias encontrarem dificuldades para entrar com o processo na Semas para a reparação dos seus bens, visto o grande número de pessoas que não possui celular ou acesso a internet como é o caso de alguns idosos de Emaús. 

 

A vereadora, líder da oposição, também criticou o fato de não haver projetos prontos para as áreas afetadas e que a demora para tê-los pode ocasionar mais uma vez os mesmos problemas, já que o País vive uma instabilidade climática e as chuvas podem voltar a qualquer momento, trazendo nela o transtorno para os parnamirinenses.

Fonte: Assessoria de imprensa