Familiares e amigos celebram com emoção o lançamento do livro ‘Palavras Contadas’, de Pinto Júnior

02/06/2023 07h15


Familiares e amigos celebram com emoção o lançamento do livro ‘Palavras Contadas’, de Pinto Júnior

Foto: Canindé Soares

 

O lançamento do livro ‘Palavras Contas’ Crônicas, de Pinto Júnior, que ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Parnamirim, na noite desta quinta-feira (01/06) foi marcado pela presença de amigos, familiares, personalidades e autoridades do Rio Grande do Norte. Um misto de emoção e alegria conduziram a cerimônia prestigiada por cerca de 200 pessoas.

Acompanhada dos filhos Ana Luiza e Pedro Henrique, muito emocionada, a esposa e atual diretora do Potiguar Notícias, Irandi Pinto, foi abraçada pelos amigos, familiares e personalidades que conviveram com o jornalista Pinto Júnior. Todos fizeram questão de marcar presença e expressar o reconhecimento do legado deixado por ele e que segue vivo na história da comunicação potiguar.

“Eu não imaginei que pudéssemos reunir tantos amigos e tantas pessoas queridas mesmo após quase dois anos da morte de Pinto. Não consigo descrever a emoção que sinto agora, mas tenho muita gratidão por tanto carinho que sempre tiveram com Pinto e com a nossa família”, frisou Irandi.

Um momento muito especial e emocionante foi a participação do irmão de Pinto Júnior, Josivan de Oliveira Pinto, que viajou de Nova Floresta (PB) para celebrar o lançamento do livro e lembrou os últimos momentos ao lado do irmão.

“Ainda não consigo lidar com a perda do meu irmão. A última conversa que tivemos, ele já estava na UTI. Naquela ocasião ele me disse que se saísse daquela situação provocada pelas complicações da covid-19, ele iria publicar seis livros que já estariam quase prontos. Esse momento é um grande e merecido reconhecimento à história que meu irmão escreveu e simboliza a continuidade dos seus sonhos, do que ele guardou para realizar”, concluiu Josivan, bastante emocionado.

Compareceram à cerimônia personalidades como o presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, dr. Diogenes da Cunha Lima, que escreveu o prefácio do livro ‘Palavras Contadas’, além de muitos nomes da literatura, da música, da educação e da cultura. Marcaram presença também os vereadores Fativan Alves, e Wolney França, presidente da Câmara de Parnamirim, deputada estadual Divaneide Basílio e muitos outros nomes da política potiguar.

A ocasião teve a participação da professora Raimunda Basílio, uma importante aliada nos projetos idealizados por Pinto Júnior desde a sua chegada em Parnamirim. Na oportunidade ela destacou os principais feitos deixados pelo jornalista. 

A vereadora de Parnamirim, Fativan Alves lembrou que Pinto Júnior respeitava a política e que criava e oportunizava espaço para todos. E que lhe abriu oportunidades no início do seu mandato. 

"Pinto Júnior era um jornalista tão engajado e admirador da boa política que não fazia distinção entre partidos. Ele dava oportunidades para todos. Inclusive no começo do meu mandato eu tinha muita dificuldade para apontar as demandas da população e a insatisfação com as políticas públicas executadas em nosso município, mas Pinto me abriu as portas e só assim eu pude estar na imprensa levando os anseios do povo", lembrou Fativan. 

O livro ‘Palavras Contadas’ reúne cerca de 70 crônicas inéditas escritas pelo idealizador do Potiguar Notícias. Todas as pessoas presentes na cerimônia foram unânimes em reconhecer que Pinto Júnior foi um verdadeiro entusiasta, um empreendedor nato da comunicação, tinha o jornalismo como inspiração de vida. Além disso, Pinto Júnior defendeu muitas causas sociais e era apaixonado por política, cultura, educação, dentre outros. Fomentou e incentivou diversos projetos de largo alcance social, como o concurso literário Zila Mamede.

 

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira