20/06/2023 16h57
O podcast do Potiguar Notícias desta terça-feira (20) abordou sobre a região Seridó do Rio Grande do Norte. Políticas Públicas voltadas para as áreas cultural e da juventude fizeram parte da entrevista com dois representantes do município de São José do Seridó, os titulares da Secretaria Municipal de Cultura, Xaulim Dantas, e também o Coordenador Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Melquides Medeiros.
Localizado na Região do Seridó, São José é um pequeno município distante cerca de 240 km da capital. Umas das características marcantes do lugar é o clima semiárido, com temperaturas elevadas durante quase todo o ano. Foi exaltando o calor do Seridó que o Potycast recebeu os convidados que vieram com o intuito de divulgar ‘as coisas boas’ que acontecem em sua região.
Como não poderia deixar de ser, o programa de hoje iniciou com um tom de festejos juninos. Xaulin Dantas falou sobre a programação dos festivais de quadrilhas e Melquides, oportunamente, chamou atenção para a necessidade de investimentos e incentivos do poder público às quadrilhas e festivais que envolvem especialmente a juventude. Ele lembrou que a promoção de ações culturais e projetos sociais voltados para jovens são importantes porque, entre outras razões, ajuda a mantê-los longe das drogas, do crime e da depressão.
“Os jovens hoje em dia precisam de atenção da família, mas também do poder público. Garantir projetos que insiram a juventude tira da vulnerabilidade social, como as drogas, por exemplo”, afirmou.
Os convidados falaram sobre a riqueza da cultura, das artes e da gastronomia seridoense e enfatizaram a dificuldade que enfrentam para colocar em prática os projetos culturais. Xaulim afirmou que busca atuar sempre em parceria com a coordenação da juventude e tem o apoio da prefeitura municipal, porém fez um apelo por mais apoio do poder público nas esferas estadual e federal.
“O prefeito atual nos ajudou a resgatar os projetos sociais ressignificando de uma forma que conseguimos trazer os adolescentes e é preciso que o poder público de uma forma geral tenha essa sensibilidade também”, disse.
Na sequência, Melquiades abordou novamente a importância dos projetos sociais para a juventude e falou sobre o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), projeto que faz parte do selo Unicef e busca e acolhe adolescentes em vulnerabilidade social com o objetivo de desenvolver orientações sobre diferentes temas como meio ambiente, racismo, drogas, valorização das mulheres, entre outros. O coordenador de juventude contou que o projeto conta com o suporte do Conselho Tutelar e sempre que necessário tem a ajuda de assistente social e psicóloga.
Temas como turismo e gastronomia também fizeram parte do bate-papo e os convidados não perderam a oportunidade de enaltecer a carne de sol do Seridó e a raivinha de dona Birina, além de outras iguarias da culinária seridoense.
Ficou curioso sobre “as coisas boas” de São José do Seridó? Assista o episódio de hoje do Potycast e saiba mais sobre os doces caseiros toda a programação cultural de São José do Seridó.
Fonte: Da Redação do PN, Andrea Fortuna (Em colaboração, com supervisão de Marclene Oliveira)