Pré-campanha de Vacinação Antirrábica terá início neste sábado, em Parnamirim; confira os locais

06/07/2023 12h17


Pré-campanha de Vacinação Antirrábica terá início neste sábado, em Parnamirim; confira os locais

Foto: PN

 

A pré-campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será iniciada neste sábado (8), na cidade de Parnamirim. As equipes do município vão atender os bairros de Passagem de Areia, Rosa dos Ventos e Santos Reis, das 8h30 às 12h30, nos seguintes locais:

PASSAGEM DE AREIA

UBS Passagem de Areia 1 - Rua Pires de Campos, S/N;

UBS Passagem de Areia 2 - Rua Antônio Moreira, S/N, onde será a abertura oficial da Pré-Campanha;

NN Rações - Rua Luiza Maria Conceição Santiago, S/N;

ROSA DOS VENTOS

UBS Rosa dos Ventos (Caic) - Avenida Cândido Martins dos Santos;

Ponto da Ração - Rua Raquel Gomes de Castro, 676A;

SANTOS REIS

Expresso Rações - Rua Edgar Dantas, 357.

A VACINAÇÃO

Devem se vacinar cachorros e gatos a partir de 3 meses de vida. A família que tiver o cartão de vacinação do pet, pode levá-lo a um dos locais para a imunização contra a raiva. Os animais que não têm cartão também devem ser levados para vacinar. As equipes do município confeccionam um exemplar do cartão no momento do atendimento.

Os casos em que a vacinação antirrábica deve ser evitada são os seguintes:

Animais com menos de 3 meses de vida;

Animais que estejam tomando medicamento antibiótico; e

Cadelas ou gatas que estão amamentando.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses orientam que o adulto responsável pelo animal também compareça ao local de vacinação, evitando ao máximo mandar os animais com crianças e adolescentes. Essa ação se faz necessária porque durante a aplicação da vacina, há risco de estresse dos pets e acidentes com o dono do animal e com o aplicador do imunizante.

A UVZ orienta que os animais sejam levados em caixas de transporte, equipamento especialmente projetado para evitar acidentes na ida ao local, na aplicação da vacina e no retorno para a residência.

Com a grande circulação de pets pelas ruas da cidade, por uma questão de segurança, também se faz necessário o uso de focinheira para os cães de médio e grande porte. Todos os cuidados e orientações objetivam que a população parnamirinense imunize seus cães e gatos com tranquilidade e segurança.

Quem não puder comparecer no sábado, pode procurar a Unidade de Vigilância em Zoonoses de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e na sexta-feira, das 7h30 às 14h30. A UVZ fica na Rua Parque da Tijuca, 1, no bairro de Cajupiranga.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim