Prefeitura de Parnamirim dá continuidade ao Projeto PRO-EVA em parceria com a UFRN

20/07/2023 13h33


Prefeitura de Parnamirim dá continuidade ao Projeto PRO-EVA em parceria com a UFRN

Foto: Ascom

 

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) dá continuidade à parceria com o departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no desenvolvimento do Projeto PRO-EVA (Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa).

O projeto é desenvolvido, no município, desde 2018 e ficou suspenso durante o período da pandemia. Agora, as atividades foram retomadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Planalto. Desde o início da parceria, o projeto já passou pelas unidades de Monte Castelo, Jockey Clube, Boa Esperança, Liberdade e Primavera.

O PRO-EVA é um projeto de avaliação ampla da saúde da pessoa idosa na atenção básica, baseado na caderneta de saúde da pessoa idosa e em instrumentos validados para a avaliação de composição corporal, risco de vulnerabilidade e funcionalidade.

E por falar na Caderneta da Pessoa Idosa, este importante instrumento é um dos principais pilares do projeto e está sendo implantada no município. A caderneta já existe desde 2004 e a ideia é inseri-la na prática do profissional de saúde.

A caderneta consiste em uma avaliação multidimencional do idoso que abrange todos os profissionais de saúde. Essa avaliação é importante para o profissional que está na unidade conheça o idoso que está sendo atendido naquele território.

O trabalho que está sendo realizado na unidade de Jardim Planalto consiste a coleta de dados sobre a saúde dos idosos atendido naquele setor com o intuito de formar um banco de dados, facilitando companhamento dos mesmos. A cada semana, um grupo de sete idosos é avaliado e segue sendo monitorado através de relógios inteligentes que captam as principais informaçoes vitais, que são catalogadas posteriormente.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim