Festa do Sabugo em Parnamirim acontece de 20 a 27 de agosto com atrações locais e nacionais confirmadas

25/07/2023 11h43


Festa do Sabugo em Parnamirim acontece de 20 a 27 de agosto com atrações locais e nacionais confirmadas

Foto: Prefeitura de Parnamirim

 

A Festa do Sabugo 2023, tradição na cidade de Parnamirim, já tem dia, hora e local para acontecer. Criada há cerca de 40 anos com o objetivo de encerrar os festejos juninos na cidade, a edição deste ano promete ser a maior da história do município. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira (25), na Prefeitura de Parnamirim, com direito a sanfoneiro, repentistas e cerimônia para cerca de 250 pessoas.

A Festa do Sabugo 2023 acontece de 20 a 27 de agosto no terreno da antiga fábrica da Coca-Cola, no bairro da Cohabinal. As atrações contemplam artistas nacionais e locais.

Confira a programação oficial completa:

Domingo (20/08) - Abertura

Gusttavo Lima

Eric Land

Thullio Milionário

Mateus Carvalho

Lavu Lemos Sanfoneiro e Banda Lavine

Quinta-feira (24/08)

Simone Mendes

Nattanzinho

Na Pegada do Coyote

Jarbas do Acordeon

Gabriel de Pádua

Sexta-feira (25/08)

Bell Marques

Murillo Huff

Rey Vaqueiro

Heitor Dias

Núzio Medeiros

Sábado (26/08)

Calcinha Preta

Dorgival Dantas

Banda Magníficos

Zé Hilton

André Rangel

Domingo (27/08) - Encerramento

Arraiá Junino do Patati & Patatá

Jamilly Mendonça

Será montada uma superestrutura no local com praça de alimentação, segurança, camarotes, ilhas de internet gratuita, posto médico, vacinação, artesanato, parque de diversões para a criançada e um palco de grandes proporções.

A Avenida João XXIII será fechada para o trânsito de veículos, deixando à disposição uma grande área para a venda de alimentos e bebidas por comerciantes cadastrados no município. O acesso à festa será gratuito, porém por questões de segurança, não será possível consumir bebidas em frascos e utensílios de vidro. A festa terá serviço de bar completo, por isso também não será permitido entrar no espaço com bebidas alcoólicas.

A Festa do Sabugo 2023 foi pensada para toda a família, sem esquecer das crianças, com a presença do parque de diversões e de um dia inteiro com programação infantil. Toda a festa será transmitida ao vivo.

Festa do Sabugo - O porquê do nome e da realização no mês de agosto

Por todo o estado, muito se questiona o motivo da festa ser realizada em agosto. A partir do mês de junho, são iniciadas as festividades de São João em todo o nordeste e, com elas, a tradição gastronômica de consumir as comidas de milho.

A Festa do Sabugo tem esse nome em alusão ao sabugo ser a última parte da espiga de milho, uma clara referência ao aproveitamento das festividades juninas "até a última gota", sem perder absolutamente nada. De fato, Parnamirim tem essa característica: por aqui, os festejos são iniciados em junho, com o apoio a diversas quadrilhas e arraiás comunitários, e só terminam no final de agosto, com a Festa do Sabugo. Provavelmente Parnamirim é a cidade com as festividades de São João e enaltecimento da tradição nordestina mais extensas do país: um verdadeiro patrimônio potiguar.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim