PotyCast

PotyCast: A falta de políticas públicas para combater a evasão escolar

04/08/2023 11h37

PotyCast: A falta de políticas públicas para combater a evasão escolar

Foto: PN

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/2020) que garante a todos os estudantes o direito à educação na idade certa.

Para abordar a importância da educação no Brasil, tanto na educação de base, como no ensino superior, o convidado do PotyCast desta sexta-feira (04) foi o professor Oswaldo Negrão, presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn-Sindicato), que na ocasião relatou as dificuldades no ensino.

Um dos problemas evidentes no país, é a falta de qualificação na formação, e, consequentemente a qualidade da educação ofertada aos brasileiros e a garantia de permanência desses alunos nas instituições de ensino, principalmente alunos que são dos interiores e das comunidades, como explica Oswaldo.

“Essas pessoas são as mais afetadas pela falta de oportunidades de educação de qualidade”, ressaltou.

De acordo com o professor a falta de políticas públicas influenciam diretamente na presença e a continuidade dos estudos. Isso tudo está também está incluído no plano econômico, que deve ser pensado junto com todas áreas da sociedade para que todas as classes sociais sejam incluídas, outro aspecto também é a segurança. Um exemplo disso, foram os ataques orquestrados pelas facções criminosas do RN, que paralisou as instituições de educação do estado.

Ensino Superior

O acesso à educação superior é motivo de debate, tanto por causa do acesso, quanto pela qualidade de ensino que são oferecidas em universidades privadas. Segundo Oswaldo Negrão, instituições privadas correspondem a cerca de 80% do ensino superior.

Para ter uma educação de qualidade é preciso, que os cursos oferecidos sigam uma série de exigências de qualidade, o que era feito em anos anteriores, mas com as mudanças de governo a qualidade foi declinando. “No governo Dilma e seu antecessor o de Lula, as intuições que ofertavam medicina, tinha que ter obrigatoriamente um hospital para que os futuros médicos tivessem o ensino prático”, o que não é exigido.

Para encerrar a entrevista, o professor pontua a importância do ensino em todas as instâncias.

 “A educação como instrumento de fortalecimento da democracia e fortalecimento de desenvolvimento da nossa nação”.

Fonte: Da Redação do PN, Gabrielle Borges (Com supervisão de Marclene Oliveira)