Plano de mobilidade urbana e de segurança para a Festa do Sabugo 2023 contará com atuação de 470 agentes de trânsito e policiais

15/08/2023 11h01


Plano de mobilidade urbana e de segurança para a Festa do Sabugo 2023 contará com atuação de 470 agentes de trânsito e policiais

Foto: PN

 

Um forte plano de segurança e mobilidade urbana. É o que a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana (Sesdem), preparou para garantir a tranquilidade durante os 7 dias da Festa do Sabugo 2023, que neste ano traz grandes atrações locais e nacionais.

O esquema contará com forças integradas, que proporcionarão total conforto e bem-estar àqueles que forem prestigiar o evento. Na segurança, o efetivo contará com 150 policiais militares, 20 agentes do Corpo de Bombeiros, 15 policiais civis, 50 guardas municipais, 15 policiais penais, 30 agentes da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), 10 agentes de trânsito do município, 6 agentes da Defesa Civil, 6 agentes de transporte urbano municipal, 18 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 150 agentes de segurança privada.

O efetivo totaliza 470 pessoas, de forma direta, envolvidas na segurança do evento, que contará ainda com o apoio do serviço de inteligência da Central de Monitoramento do município, que trabalhará com 50 câmeras de segurança com reconhecimento facial, além de uma Delegacia Móvel e uma plataforma elevada de videomonitoramento.

Na mobilidade urbana, haverá um esquema especial para o transporte público, que contará com a frota já disponível, além do reforço através de transportes por aplicativo, táxis, ônibus de turismo e moto táxi. Os moradores da região em que a festa será realizada terão acesso exclusivo para chegarem até as suas residências.

A Festa do Sabugo 2023 acontece de 20 a 27 de agosto no terreno da antiga fábrica da Coca-Cola, na Cohabinal, em um terreno de 100.000 m2, com a capacidade de receber até 70 mil pessoas por noite. A programação contempla 13 atrações nacionais e 10 locais.

Confira a programação oficial completa:

Domingo (20/08) – Abertura

Gusttavo Lima

Eric Land

Thullio Milionário

Mateus Carvalho

Lavu Lemos Sanfoneiro e Banda Lavine

Quinta-feira (24/08)

Simone Mendes

Nattanzinho

Na Pegada do Coyote

Jarbas do Acordeon

Gabriel de Pádua

Sexta-feira (25/08)

Bell Marques

Murillo Huff

Rey Vaqueiro

Heitor Dias

Núzio Medeiros

Sábado (26/08)

Calcinha Preta

Dorgival Dantas

Banda Magníficos

Zé Hilton

André Rangel

Domingo (27/08) – Encerramento

Arraiá Junino do Patati & Patatá e

Jamilly Mendonça

Estrutura

No local, haverá uma superestrutura com praça de alimentação, camarotes, ilhas de internet gratuita, posto médico, artesanato, parque de diversões e vacinação. O espaço contará com toda segurança adequada, inclusive com uma central de monitoramento e delegacia móvel. A Festa do Sabugo 2023 foi pensada para toda a família.

O porquê do nome e da realização no mês de agosto

Por todo o estado, muito se questiona o motivo da festa ser realizada em agosto. A partir do mês de junho, são iniciadas as festividades de São João em todo o nordeste e, com elas, a tradição gastronômica de consumir as comidas de milho. Criada há 40 anos com o objetivo de encerrar os festejos juninos na cidade, a Festa é um verdadeiro São João fora de época.

A Festa do Sabugo tem esse nome em alusão ao sabugo ser a última parte da espiga de milho, uma clara referência ao aproveitamento das festividades juninas "até a última gota", sem perder absolutamente nada. De fato, Parnamirim tem essa característica. Por aqui, os festejos são iniciados em junho, com o apoio a diversas quadrilhas e arraiás comunitários, e só terminam no final de agosto, com a Festa do Sabugo. Parnamirim é a cidade com as festividades de São João e enaltecimento da tradição nordestina mais longa do país, um verdadeiro patrimônio potiguar.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim