22/08/2023 12h18
O PotyCast, do Potiguar Notícias, desta terça-feira (22) trouxe em pauta todas as novidades sobre uma das festas mais tradicionais do estado do Rio Grande do Norte. Tudo sobre a 61ª edição da Festa do Boi, realizada pela Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), durante entrevista sob o comando do jornalista Silvio Menezes, com o atual presidente da instituição, Matheus França. Ele falou com exclusividade sobre a Festa do Boi de 2023, que acontece entre os dias 07 a 14 de outubro.
A maior festa da agropecuária do estado, chega na 61ª edição marcando os potiguares que vão até o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, localizado em Parnamirim e tem uma das melhores estruturas do Brasil, ter uma experiência com um campo, fugindo da correria e da movimentação das cidades grandes.
De a cordo com Matheus Franças, este ano a gestão decidiu priorizar a presença das famílias, propiciando uma experiência para que as crianças, por exemplo, possam frequentar não apenas pelo viés do entretenimento, mas também da aprendizagem
“Os visitantes podem com a família desfrutar a essência rural. A Emparn, em parceria com a Anorc, monta uma mini fazenda para as crianças desfrutarem do ambiente do campo, e ao mesmo tempo, aprenderem que o leite vem da vaca e não da caixa. Então a Festa do Boi tem também essa função”, disse.
Além da experiência com o campo, o evento marca o cenário do agronegócio potiguar. Trazendo várias raças de bovinos, equinos, ovinos, grandes maquinários para o campo também são destaques. Tudo isso sem esquecer da culinária, artigos, acessórios variados para pessoas terem a melhor experiência e desfrutar dos sete dias de exposição.
Estrutura, vitrine cultural e empreendedora
A gestão da Anorc sempre se preocupou em garantir uma estrutura adequada para receber expositores e visitantes, com ruas asfaltadas, garantindo fácil acesso. No agronegócio, a festa reúne desde pequenos produtores, como grandes empresários, e todos buscam por soluções inovadoras para seus negócios.
Este ano a Festa do Boi se organiza para incentivar a cadeia produtiva do leite, com a finalidade de que o RN incentive cada vez mais o mercado de queijos, considerando que o estado já possui queijeiras com queijos premiados até a nível internacional.
Além disso, há oportunidades em outras áreas também. Os impactos na economia vão do setor alimentício, transporte, entretenimento e outros.
Negócios
O presidente da Anorc ressaltou que a festa é uma grande vitrine para a concretização de grandes negócios e para isso busca a organização busca facilitar o acesso ao crédito, especialmente garantir a desburocratização para o produtor rural. Os interessados em adquirir algum animal ou maquinário durante a Festa do boi, devem procurar a instituição financeira para avaliar sua carta de crédito e ter a compra aprovada ainda durante o evento.
A Anorc conseguiu a participação de várias instituições financeiras que participarão este ano da 61ª edição da Festa do Boi, dentre elas o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, AGN e Bradesco.
Atrações
Matheus França destaca que a Anorc sempre valoriza a parte de cultura, lazer e entretimento por meio dos shows e trações artísticas, locais e nacionais. Para este ano, as contratações ainda estão em fase de negociação.
Fonte: Da Redação