Renda e Meio Ambiente: Quase três toneladas de material reciclável foram recolhidas na Festa do Sabugo 2023

29/08/2023 12h24


Renda e Meio Ambiente: Quase três toneladas de material reciclável foram recolhidas na Festa do Sabugo 2023

Foto: Ascom/Ney Douglas

A equipe de catadores de material cadastrada pelo município fez a coleta de uma grande quantidade de material que será reintegrado na cadeia produtiva. Emprego, renda, bom para o município, bom para o meio ambiente.

A maior Festa do Sabugo de todos os tempos mostrou-se um verdadeiro celeiro de oportunidades para o parnamirinense no comércio, serviços e também na área ambiental. A segunda-feira (28) foi dia de encaminhar a produção dos dias de trabalho à empresa de reciclagem para dar início ao processo de tratamento do material, composto por plástico e latinhas, e viabilizar a etapa seguinte do processo de reinserção na cadeia produtiva. O material coletado deixa de ir para o aterro sanitário e representa renda para muitas famílias da cidade.

A Prefeitura de Parnamirim realizou o credenciamento de cerca de 20 catadores de material reciclável para trabalhar em cada dia da Festa do Sabugo. Os credenciados tiveram acesso a fardamento com identificação, EPIs, diária e alimentação. O material coletado será direcionado ao fortalecimento das ações com catadores de material reciclável do município, através da Associação de Agentes Ambientais de Parnamirim - Ambiente em Movimento.

Aproximadamente três toneladas de material foram coletadas, 2.000kg de latinhas e o restante de resíduos recicláveis diversos. Para a assessora técnica da Associação de Agentes Ambientais de Parnamirim, Rárika Bastos, o trabalho realizado pelo poder público, junto à associação, em parceria com a população, é um dos passos para a concretização da Política Nacional de Resíduos Sólidos na cidade, afinal a responsabilidade compartilhada é a integração de todos os entes em ação para garantir o desenvolvimento mais sustentável.

“Aos poucos vamos concretizando a inserção dos catadores na cadeia produtiva dos recicláveis, viabilizando uma maior dignidade e respeito aqueles que muitas vezes são excluídos do processo, fomentando assim uma maior geração de emprego e renda, o aumento da vida útil dos aterros sanitários, um menor impacto ao meio ambiente e a concretização da economia circular em nossa cidade”, disse.