17/10/2023 10h20
Os agentes imunizadores são importantes armas na luta para a erradicação de doenças, fato que já ocorreu, por exemplo, com a poliomielite. O desenvolvimento das vacinas representou um grande avanço na medicina. Com a vacinação os gastos com internações e medicamentos diminui, além de melhorar a qualidade de vida da população.
No Rio Grande do Norte a Campanha de Multivacinação lançada no início deste mês outubro começou com uma excelente marca. Mais de 40 mil vacinas foram aplicadas durante o Dia D, realizado no dia sete de outubro, somando todas as cidades potiguares. O movimento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com os municípios, tem como objetivo evitar o retorno de doenças já erradicadas e controlar outras doenças, em especial entre as crianças e jovens até 15 anos
“Fizemos uma grande mobilização e o resultado foi excelente. Vamos manter o trabalho, junto com os municípios, para retomar os níveis de cobertura que são os ideais, acima dos 90%”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rego.
A campanha de Multivacinação no RN vai até o próximo sábado, dia 21. Até lá, cada pessoa deve procurar um posto de vacinação de sua cidade para atualizar a carteira de imunização com as vacinas de rotina ou as de campanha, como a da Covid-19 e da febre amarela.
Fonte: SESAP RN