18/10/2023 11h15
Em 18 de outubro o Brasil celebra duas importantes datas: Dia de São Lucas e Dia do Médico e da Médica. A celebração da data foi escolhida justamente na inspiração do apóstolo e evangelista, que foi artista plástico e tinha vocação para Medicina. O mês de outubro é considerado o mês do Médico, da Medicina.
“Nossa missão é cuidar das pessoas. Em nossas especialidades tanta coisa maravilhosa fazemos em prol da saúde”, disse o Itamar Ribeiro de Oliveira, médico cardiologista intervencionista e Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte.
“Os médicos são uma parcela da sociedade importantíssima e responsável por uma coisa que eu recruto, a mais extraordinária pelo aumento da longevidade das pessoas. Todos lembram que antigamente as pessoas viviam quarenta, cinquenta anos. Hoje as pessoas vivem em média oitenta, noventa anos e às vezes ultrapassam isso. Isso é fruto dos cuidados da medicina e dos profissionais de saúde como um todo”, disse o médico Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN).
Os especialistas destacam que a medicina continua a evoluir em todos os locais do mundo, pesquisas são feitas e os resultados extraordinários aparecem, como na pandemia.
Médicos no RN
O Rio Grande do Norte atualmente conta com 8.354 médicos ativos segundo informações dos Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN). Ainda de acordo com o sindicato, um evento será promovido nesta quarta-feira e quinta-feira (19/10), juntamente com a Associação Médica. Será o VI Fórum de Atualização Médica do RN, que acontece da sede da AMRN localizada na Avenida Hermes da Fonseca, 1396 no bairro Tirol em Natal. Segundo a organização do evento, objetivo é aproveitar este importante momento para se atualizar sobre temáticas relevantes à profissão.
Eventos que marcam a data
Ainda em comemoração ao Dia do Médico (a) a Associação Médica do RN e a Sociedade Brasileira de Mastologia do RN realizarão em parceria, no dia 22 de outubro, a partir das 6h30, a Caminhada e Corrida do Médico, com percursos de 5km e 10km. O evento terá concentração na sede da Associação Médica do RN, na Av. Hermes da Fonseca, em Natal, e será aberto para o público em geral, tendo como temática a prevenção ao câncer de mama.
Você terá acesso ao regulamento e poderá fazer a sua inscrição pelo link https://www.ticketsports.com.br/e/CORRIDA+DOS+MEDICOS+2023-36191 ou na sede da Associação Médica do RN.
Fale de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo (84) 99921.3091 e tenha mais informações.
Dados no Brasil
De acordo a atualização do estudo Demografia Médica no Brasil 2023, lançada pela AMB em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em setembro, temos 2,69 médicos para cada 1.000 cidadãos, com distribuição desigual no país. O estudo, que foi feito a partir dos mais recentes dados apresentados pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 70% dos médicos se concentram onde vivem menos de 30% da população.
De acordo com a Associação Médica Brasileira o destaque especial para os profissionais é anualmente possibilitar a cada um dos profissionais meditem sobre a nobreza no interior à profissão e sobre a importância prol da saúde e do bem-estar da sociedade brasileira.
“Não atuamos sozinhos – parafraseando o poeta John Donne, “nenhum médico é uma ilha”. O atendimento eficaz demanda equipes competentes e unidades básicas de saúde com estrutura e equipamentos adequados. Lado a lado com as forças democráticas da sociedade, temos de enfrentar com coragem os desafios que afetam a assistência às pessoas. Somos agentes de mudanças, declarou, César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira em um texto em homenagem ao dia do médico.
Em um artigo publicado com tema “Parece que foi ontem” no site da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes ainda disse que o trabalho dos profissionais é de jornadas médicas tão longas e exigentes; movidas pelo desejo de fazer a diferença na vida do outro. Cada diagnóstico exato, cada tratamento bem-sucedido e cada laço criado com os pacientes recompensam a dedicação. E os desafios e as ameaças que espreitam nossa classe impedem uma comemoração completa. Desafinando o coro dos “tá ótimo assim”.
“Em primeiro lugar, é tempo de arrumarmos a casa após mais de três anos assombrados pela emergência de saúde global da Covid-19, cujo fim foi declarado no recente maio de 2023. A impressão é de parecer que foi ainda ontem. E foi mesmo”, disse César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira em um texto em homenagem ao dia do médico.
Fonte: Da Redação do PN, Bruno Rocha (com informações da Assessoria de Imprensa)