Parnamirim
Prefeitura de Parnamirim avalia uso de robô como solução para rede de drenagem
26/03/2025 16h05
Foto: Caroline Torres
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, acompanhou na manhã desta quarta-feira (26), a demonstração de um implemento que pode se tornar em breve mais um serviço público à disposição da população: o uso de robôs para acessar tubulações e galerias de água pluvial com o objetivo de combater situações que possam contribuir para a formação de alagamentos.
De acordo com a empresa responsável pela solução, o equipamento tem a capacidade de identificar ligações clandestinas, ruptura nas galerias, além de obstruções na rede de drenagem que facilitam a ocorrência de enchentes. O robô equipado com câmeras entra pela tubulação e faz o mesmo trajeto da água da chuva, identificando problemas que os trabalhadores não são capazes de descobrir devido ao espaço limitado no interior dos tubos.
A secretária de Serviços Urbanos de Parnamirim, Carol Pires, disse que atualmente a limpeza é feita apenas nas galerias de recebimento de água e que não é possível acessar as tubulações propriamente ditas, em virtude de estarem no subterrâneo. “Hoje estamos acompanhando a demonstração do serviço para conhecer como ele funciona e se vai atender a nossa demanda. Vamos avaliar isso e, num segundo momento, nos reunir com a empresa para analisar quais serão os próximos passos”, disse.
Caso o município contrate o serviço, deve se juntar a um seleto grupo de cidades no Brasil que estão investindo em tecnologia como solução também para o gerenciamento da drenagem urbana, como Vitória, Fortaleza, São Leopoldo/RS, Maceió, João Pessoa, Anápolis e várias outras.
Durante a demonstração, a equipe teve que desobstruir uma das galeria de entrada da Rua Georgino Avelino, próximo ao Cemitério São Sebastião, onde comumente os alagamentos acontecem. Por esse motivo, a Prefeitura de Parnamirim orienta que a população não jogue lixo na rua nem descarte resíduos de forma irregular. Na primeira chuva, os dejetos são arrastados para as galerias e entopem as tubulações, ocasionando problemas para toda a sociedade.
A prefeita Nilda disse que a preparação da cidade para a chegada da chuva precisa ser constante. “Vamos analisar o serviço que nos foi oferecido no intuito de reduzir consideravelmente os problemas com alagamentos. Estamos ansiosos para oferecer esse serviço a nossa população”, disse a gestora.