UBS de Nova Esperança, em Parnamirim, realiza dia D do Março Lilás neste sábado (09)

08/03/2024 11h23


UBS de Nova Esperança, em Parnamirim, realiza dia D do Março Lilás neste sábado (09)

Foto: Reprodução

 

A Unidade Básica de Saúde Marcondes Bezerra, localizada no bairro Nova Esperança, Parnamirim, realiza no próximo sábado (09) o dia D da campanha Março Lilás, que trata da conscientização e prevenção do câncer de colo de útero.

A UBS está pronta para funcionar das 8h às 16h oferecendo consultas, exames preventivos, vacinação, atualização do cartão SUS, entre outros serviços.

Essa é uma das ações dentro da programação especial para o mês da mulher planejada pela

Secretaria Municipal de Saúde. O foco de março é atrair as mulheres para um trabalho de prevenção contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por CA no Brasil e a segunda que mais mata na idade entre 20 e 49 anos.

Além das ações especiais em horários diferenciados programados, todas as UBSs de Parnamirim estão prontas para realizar diariamente o exame preventivo citopatológico, conhecido como Papanicolau, que detecta sinais e riscos de desenvolvimento da doença.

A campanha alerta também sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

Fonte: Prefeitura de Parnamirim