'Felis': curta-metragem potiguar é selecionado para festival internacional

05/04/2024 11h44


'Felis': curta-metragem potiguar é selecionado para festival internacional

Foto: Divulgação

 

O curta-metragem potiguar "Felis" foi selecionado para a 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba. O festival acontece em formato híbrido, virtualmente entre os dias 8 e 16, e presencialmente de 17 a 27 de abril, em Salvador. 
 
A produção teve seu lançamento realizado no dia 2 de fevereiro deste ano, no Cine Passa A Visão, evento promovido pela produtora de mesmo nome. O evento de lançamento ocorreu no Espaço Pop, localizado no bairro Mãe Luiza.
 
"Felis"
 
O filme apresenta a história de Janaína, uma jovem repórter que recentemente passou por uma perda gestacional e retorna às suas origens, após descobrir que sua avó, Felismina, foi diagnosticada com a doença de Alzheimer. Janaína e sua mãe, Carolina, passam a cuidar da matriarca e enfrentam a instabilidade do cotidiano de quem convive com o transtorno.
 
"Espero que as pessoas que assistirem possam se sentir afetadas de muitas formas pela história dessas três mulheres, que também é a história de muitas brasileiras negras anônimas", afirma Jane Gomes, que está à frente da produtora e é roteirista do curta-metragem.
 
Após alguns episódios das constantes alterações de humor de Felismina, mãe e filha se unem para proporcionar os melhores cuidados possíveis à idosa. A trama, que é baseada em uma história real, conta, ainda, com mistérios e descobertas acerca do passado da família. 
 
Produção
 
A obra foi realizada pela Passa A Visão Produtora, microempresa de audiovisual que busca protagonizar a periferia potiguar em produções e discussões promovidas. Para a idealizadora, a expectativa é de que 'Felis' participe de mais festivais neste ano e expanda seu alcance, "fazendo com que o cinema potiguar possa ser apreciado em outras localidades". 
 
Caio Medeiros, diretor da produção, destaca o empenho dos envolvidos e a presença de pessoas pretas em todas as etapas do filme: "Uma equipe muito boa no que se propõe, além de que 90% da equipe é de pessoas pretas, pessoas pretas. Foi muito significativo", contou.
 
O curta-metragem foi realizado através da Seleção Pública Cine Natal de 2022. O edital, publicado pela Prefeitura do Natal, a partir da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos potiguares voltados ao audiovisual.