Recursos Hídricos
Sangria do Gargalheira completa 30 dias; veja como está o reservatório atualmente
03/05/2024 11h47
Foto: Antônio Dantas - Caern
Localizado no município de Acari-RN, o açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, sangrou às 23:15 do dia 3 de abril de 2024.
Veja imagens de como está o reservatório atualmente, um mês após o início da sangria.
Inaugurado oficialmente em 1959, o Gargalheiras é o reservatório mais famoso da região seridoense e tem capacidade para acumular 44 milhões de metros cúbicos de água. Ao longo desses 65 anos, o açude sangrou 30 vezes. O local já foi cenário de diversas obras audiovisuais, a exemplo do filme "Bacurau", que ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.
Reprodução Redes Sociais / @Gargalheiras
A cheia do reservatório foi o principal assunto no Seridó, e repercutiu nacionalmente nos primeiros dias de abril de 2024. Populares chegaram a fazer 'vigília', com churrasco e muito forró, para celebrar o evento tão esperado. O início da sangria atraiu milhares de turistas, que queriam presenciar e registrar com fotos o fenômeno.
Uma estimativa feita pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) calcula que o Gargalheiras cheio garante o abastecimento dos municípios de Acari e Currais Novos por até quatro anos.
Fonte: Rafael Campelo / Sob supervisão do Jornalista Hiago Luis