Parnamirim recebe cerimônia em alusão à implantação de Escolas Cívico-Militares

10/06/2024 10h21


Parnamirim recebe cerimônia em alusão à implantação de Escolas Cívico-Militares

Foto: Ana Amaral / Prefeitura de Parnamirim
 
A Escola Municipal Cívico-Militar Manoel Vicente de Paiva realizou na última sexta-feira (7) uma cerimônia em alusão à implantação do Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares de Parnamirim. O Programa já introduziu duas unidades na cidade, ambas no bairro de Passagem de Areia. Durante a manhã, os alunos, professores, autoridades e gestores escolares entoaram os hinos Nacional e de Parnamirim e reafirmaram alguns dos preceitos característicos para a ocasião, como o patriotismo, ética, respeito, civismo e cidadania.
 
A Manoel Vicente foi criada em 22 de junho de 2010 (14 anos neste mês) e indicada ao Programa de Escolas Cívico-Militares em 2023. Atualmente atende cerca de 420 alunos do Ensino Fundamental I. A diretora pedagógica da unidade, Profª Leandra Almeida, disse que o programa chegou em abril deste ano e tem melhorado a escola em todos os sentidos, como na parte pedagógica, disciplinar e estrutural. 
 
“Esta é a primeira escola militar de anos iniciais da cidade. A ideia é que ao concluírem aqui, os alunos sejam encaminhados à Escola Carlos Alberto. Desejamos que a comunidade se envolva e contribua para a formação dos alunos como cidadãos verdadeiramente críticos”, disse.  
 
A instalação das escolas militares em Passagem de Areia foi estratégica, contribuindo para o objetivo de obter avanços nos parâmetros de segurança pública cidadã e disciplina na comunidade escolar, por meio da participação integrada da sociedade como ferramenta transformadora da gestão de ensino.
 
Mais sobre o Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares de Parnamirim:
 
Escola Municipal Cívico-Militar Senador Carlos Alberto de Souza (anos finais); e
Escola Municipal Cívico-Militar Manoel Vicente de Paiva (anos iniciais).
 
Alguns objetivos do Programa: 
 
Ampliar as ações voltadas à qualidade do ensino, baseadas em valores cívicos, patrióticos, éticos e morais; 
Construir estratégias de enfrentamento à violência no ambiente escolar, para promoção da cultura de paz e redução dos índices de violência e criminalidade no ambiente escolar e municipal; e
Incentivar a disciplina e o pleno exercício da cidadania.
 
 

Fonte: Prefeitura de Parnamirim