Polícia

Máfia Italiana: Polícia Federal investiga esquema de lavagem de dinheiro no RN

13/08/2024 11h22

Máfia Italiana: Polícia Federal investiga esquema de lavagem de dinheiro no RN

Foto: Divulgação / ANSA
 
Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação Arancia para investigar um suposto esquema de lavagem de dinheiro da máfia italiana no Rio Grande do Norte. A operação, que é conduzida pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, conta com o apoio de autoridades italianas. 
 
De acordo com a Polícia Federal, as investigações, que começaram em 2022, têm como alvo uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro para a máfia italiana Cosa Nostra no estado do Rio Grande do Norte. A PF informou ainda que a suspeita é de que os mafiosos atuem há quase uma década no estado.
 
"Estima-se que o esquema tenha investido não menos que 300 milhões de reais (cerca de 55 milhões de euros) no Brasil, utilizando esses recursos para adquirir propriedades e infiltrar-se no mercado imobiliário e financeiro brasileiro", disse a Polícia Federal em nota.
 
Os crimes investigados incluem associação mafiosa, extorsão, lavagem de dinheiro e transferência fraudulenta de valores, com agravante de apoio a famílias mafiosas notórias. Além disso, como parte das medidas para desarticular o esquema e recuperar ativos financeiros, a Justiça Federal autorizou o sequestro de imóveis e o bloqueio de contas bancárias associadas aos suspeitos e às empresas fantasmas envolvidas. Essas ações visam garantir a reparação dos danos causados pelas atividades ilícitas e impedir a continuação das operações criminosas.