16/09/2024 12h19
Por: Hiago LuisNa próxima sexta-feira (20 de setembro), o livro "Palavras Contadas" será relançado na cidade de Cuité, na Paraíba. A obra reúne crônicas escritas pelo saudoso jornalista Pinto Júnior, fundador do Potiguar Notícias, e presta um tributo ao seu legado. Falecido em 2021, vítima da Covid-19, Pinto Júnior deixou sua marca no jornalismo e na literatura potiguar.
O relançamento será um momento especial de lembrança e celebração não apenas da sua obra "Palavras Contadas", mas também um instante de comunhão entre fãs, amigos e familiares do comunicador.
Baiano de nascença, paraibano de formação e potiguar de coração e essência, José Alves Pinto Júnior nasceu em Várzea Nova, na Bahia, mas iniciou sua trajetória em Nova Floresta, Paraíba. Quando resolveu vir para o Rio Grande do Norte, fez das terras potiguares o local onde seu coração faria morada e seus sonhos se tornariam realidade.
Créditos: Acervo / Potiguar Notícias - José Pinto Júnior
A mudança para Natal-RN, após a formação como jornalista pela Universidade Estadual da Paraíba, deu o pontapé inicial para a criação do Potiguar Notícias, um dos primeiros veículos digitais de notícias do estado. Em Parnamirim-RN, onde a sede do jornal se encontra, ainda hoje é possível ver traços da sua trajetória na comunicação.
A cidade Trampolim da Vitória também serviu de impulso para que Pinto Júnior pudesse alcançar os microfones e câmeras, ingressando nas TVs, rádios e, por consequência, no lar de cada família potiguar.
Além de jornalista, Pinto Júnior foi poeta, cronista e incentivador cultural, idealizador de projetos como o Concurso Literário Zila Mamede e os programas Conexão Potiguar e PNTV Literatura.
Sua esposa, Irandi Pinto, avalia que o relançamento do livro é uma forma de manter vivo o sonho de Pinto Júnior de publicar suas crônicas e poesias. "Chegar aos 25 anos do Potiguar Notícias e lançar esse livro é como um bálsamo para que eu continue firme e forte seguindo o exemplo que ele nos deixou", afirmou Irandi.
O livro "Palavras Contadas" apresenta uma coletânea de crônicas que refletem o amor pela escrita e pela vida cotidiana. De acordo com Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras: "Nas crônicas de Pinto Júnior, encontramos um inventário de imagens que retratam não apenas o tempo, mas também um modo de existir. Ele registra declarações do que é e abrange o outro. O cronista faz pulsar no texto uma visão crítica sobre as condições de existência dessas outras vidas, sem didatismo professoral", reconheceu.
O Potiguar Notícias celebra 25 anos de história, sendo pioneiro na digitalização de notícias no Rio Grande do Norte. Fundado por Pinto Júnior, o veículo tornou-se referência em jornalismo ético e cultural, com destaque na defesa da literatura potiguar e na promoção de debates públicos. Para Irandi, o relançamento do livro também é uma justa homenagem à memória de Pinto Júnior, que "respirava jornalismo 24 horas".
Créditos: Divulgação
O evento, além de celebrar o legado deixado por Pinto Júnior, reflete seu espírito empreendedor e inovador, acreditando no poder transformador das palavras. O livro "Palavras Contadas" simboliza a continuidade de sua missão, mantendo viva a essência de suas ideias sobre o papel do jornalismo e da literatura: provocar reflexão, sensibilizar e fomentar o desenvolvimento social e cultural.
Serviço:
Relançamento do livro "Palavras Contadas"
Data: 20 de setembro de 2024
Local: Seridó Restaurante e Pizzaria, Cuité, Paraíba.
Autor: Hiago Luis