Cultura

Festival Casa Tomada (RN) segue sua programação no TAM nesta quinta-feira (19)

19/09/2024 16h09

Festival Casa Tomada (RN) segue sua programação no TAM nesta quinta-feira (19)

Foto: Tiago Lima / Divulgação
 
 
Com o objetivo de proporcionar experiências únicas e fomentar o intercâmbio entre artistas e o público, o Festival Casa Tomada segue a programação de sua nona edição no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento segue até o dia 20 de setembro, reunindo dança, teatro, performance e cinema em uma programação diversificada que inclui acessibilidade comunicacional, com tradução em LIBRAS e audiodescrição.
 
O festival conta com a presença de obras e artistas do México, Argentina, Holanda, Reino Unido, São Paulo, Espírito Santo, Paraíba, Juiz de Fora e, claro, Natal. Ao longo dos três dias, o público poderá vivenciar uma imersão artística que inclui Residência Artística, Workshops, Palestra, Mostra de Processo, Performances, Mostra Cinematográfica, Mostra Cênica, além de bate-papos com os artistas.
 
Sob o tema "Práticas Plurais e Hibridismos", o Festival Casa Tomada reafirma o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com a promoção de ações culturais acessíveis. Todas as atividades programadas serão inclusivas, com serviços de acessibilidade em LIBRAS e audiodescrição, garantindo que um público diversificado possa desfrutar plenamente das experiências oferecidas.
 
A programação do festival começa com a Residência Artística - Práticas Performativas na Dança, conduzida por René Loui com seis artistas selecionados. Paralelamente à atividade de residência, será promovido o Workshop "Filme e movimento: a dança no plano sequência" com Isadora Falconi e Luiza Perito, no Salão Nobre.
 
Créditos: Tiago Lima 
 
Um dos destaques do segundo dia é a Master Class "Encontro Transpofágico" com a artista convidada Renata Carvalho. Renata é atriz, dramaturga e diretora. É ainda graduanda em ciências sociais e fundadora do Movimento Nacional de Artistas Trans (Monart). Tem desenvolvido um importante papel na inclusão,  profissionalização e permanência coletiva de artistas trans nos espaços de atuação e criação através do Manifesto Representatividade Trans Já, Diga Sim ao Talento Trans. 
 
“Fico muito feliz em estar no Festival Casa Tomada, pois é a minha primeira vez em Natal e no Rio Grande do Norte. É ótimo que isso aconteça em um festival tão plural, diverso e inclusivo, que reflete sobre o nosso tempo. Estou também animada por participar da retomada do festival. Celebrar o aniversário de um evento como esse é sempre especial. Acredito que é um momento de celebração.”, declara Renata.
 
Outro destaque é a exibição da Videodança "Parque" de Ailén Cafiso (Argentina) em parceria com o Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, um dos principais festivais de filmes de dança do mundo, desempenhando um papel crucial na promoção e no avanço da produção de videodança no Brasil.
 
A programação do segundo dia inclui ainda apresentação do espetáculo "die einen, die anderen" da Cia Giradança (RN) e bate-papo com todos os artistas da noite, mediado por Mainá Santana, no Salão Nobre.
 
Todas as informações sobre o Festival Casa Tomada podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do festival no Instagram em: @festivalcasatomada ou acesse: www.coletivocida.com.br/festivalcasatomada
Veja a programação completa:
 
Quinta-feira, 19 de setembro
 
8h - 12h: Residência Artística "Práticas Performativas na Dança", conduzida por René Loui com artistas selecionados: Iara Izidoro, Márcio Filho, Henrique Castro, Eleonora Artysenk, Júlia Bernat e Marcos Teófilo, na Sala de Ensaio.
 
 
10h30 - 12h: Workshop "Filme e movimento: a dança no plano sequência" com Isadora Falconi e Luiza Perito, no Palco/Hall.
 
 
17h: Mostra de Processo - "Me Chame Pelo Meu Nome" com André Rosa - Cinese Dança,  no Palco/Hall.
 
 
17:30h: Mostra de Processo - "Aquilo Que Nos Olha" com Heloísa Sousa, no Salão Nobre.
 
 
18h: Master Class, filmes, espetáculo e bate-papo, no Palco/Hall:
Master Class "Encontro Transpofágico" com a artista convidada Renata Carvalho.
 
 
Filme "Silêncio das Entranhas" de Isadora Falconi e Luiza Perito.
 
 
Em parceria com o Dança em Foco: Videodança "Parque" de Ailén Cafiso.
 
 
Espetáculo "die einen, die anderen" da Cia Giradança.
 
 
Bate-papo com todos os artistas da noite, mediado por Mainá Santana, no Salão Nobre.
 
Sexta-feira, 20 de setembro
8h - 12h: Residência Artística "Práticas Performativas na Dança", conduzida por René Loui com artistas selecionados: Iara Izidoro, Márcio Filho, Henrique Castro, Eleonora Artysenk, Júlia Bernat e Marcos Teófilo, na Sala de Ensaio.
 
 
9h - 12h: Master Class "Rotas de distribuição para curta-metragem brasileiro no mundo" com Anderson Bardot,  no Palco/Hall .
 
 
18h: Mostra de Processo - Residência Artística.
 
 
19h - 22h: Performance, filmes, espetáculos e bate-papo, no Palco/Hall:
Performance "membrana-falo" de Marcone Soares.
 
 
Em parceria com o Dança em Foco: Videodança "Endurance" de Imre van Opstal.
 
 
Filme "Inabitáveis" de Anderson Bardot.
 
 
Espetáculos "Corpos Turvos" e "Reino dos Bichos" do Coletivo CIDA.
 
 
Bate-papo com todos os artistas da noite, mediado por Mainá Santana,  no Palco/Hall.
 
 
22h: AFTER FESTIVAL CASA TOMADA no Espaço Cultural Rosas na Cartola.
 
SERVIÇO
FESTIVAL CASA TOMADA
Dias 18, 19 e 20 de setembro
Local: Teatro Alberto Maranhão
Acesso gratuito
Acessível em LIBRAS e audiodescrição