Literatura

Carrossel da Leitura prestigia as comunidades tradicionais

17/10/2024 08h16

Carrossel da Leitura prestigia as comunidades tradicionais

Foto: Divulgação
 
O Carrossel da Leitura, maior programa de incentivo à leitura no Rio Grande do Norte, chega à Escola Municipal Indígena João Lino da Silva, da Comunidade Catu, em Canguaretama, às 9h da manhã desta quinta-feira, 17. Nesta edição, que contará com a presença dos escritores Weid Sousa, Eva Potiguara e Fernanda Camargo, além da contadora de histórias Palhaça Fiorela (Ju Modro), segue sua missão de democratizar o acesso à leitura e promover a literatura potiguar.
 
Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto, o Carrossel da Leitura, desde a sua primeira edição, inclui as comunidades tradicionais e àquelas de menor desenvolvimento, promovendo diversidade, inclusão e acessibilidade em todas as suas atividades. Este ano, o projeto incluiu tradução em Libras, proporcionando às crianças uma experiência literária mais inclusiva.
 
Professores e alunos têm se emocionado com as atividades. Segundo a professora Chaguinha Andrade, da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, de Upanema, onde o projeto esteve recentemente, o projeto está de parabéns! “Dia muito especial para nossa Escola. Agradecemos a oportunidade de conhecê-los e nos encantar cada vez mais com o poder da leitura. Queremos mais!”.
 
Desde 2019, o Carrossel da Leitura tem se destacado ao oferecer não apenas sessões de leitura, mas também uma interação profunda entre os escritores e o público. Em 2024, o projeto já passou por cidades como Taipu, Pureza, Riachuelo e Upanema, e ainda visitará São Bento do Norte e a Comunidade Quilombola de Bom Jesus. A cada edição, 100 livros são distribuídos gratuitamente, somando um total de 700 exemplares distribuídos nas sete cidades contempladas. Além disso, 10 audiobooks serão disponibilizados no canal do YouTube do Carrossel da Leitura, permitindo que as obras dos autores potiguares alcancem ainda mais leitores.
 
Divulgação
 
A programação inclui contação de histórias, bate-papos com os autores e uma sessão especial de autógrafos, em que as crianças que participam ativamente das atividades podem levar para casa um livro autografado. As bibliotecas escolares também são beneficiadas com a doação de livros e a disponibilização de um móvel itinerante que facilita o acesso contínuo às obras nas escolas públicas.
 
O projeto reafirma a importância da literatura potiguar como ferramenta de transformação social e pessoal, incentivando o contato direto entre autores locais e suas comunidades, fortalecendo, assim, a cultura e a identidade do estado.
 
Instagram: @carrosseldaleitura