Cultura

Secretaria de Estado da Cultura conclui repasses da Lei Paulo Gustavo

17/01/2025 14h47

Secretaria de Estado da Cultura conclui repasses da Lei Paulo Gustavo

Foto: Divulgação Secult
 
 
Com o termo do prazo dado pelo Ministério da Cultura para aplicação e devolução de recursos remanescentes da Lei Paulo Gustavo aos estados, na última quarta-feira (15), o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura ( Secult), torna públicos os dados de investimentos realizados nos editais estaduais. Ao todo, foram contempladas 824 propostas, entre quatro Editais Estaduais publicados nas diretrizes da Lei Complementar nº 195/2023. O investimento total foi de R$ 41,19 milhões, incluindo rendimentos das contas.
 
“Todos os recursos passíveis de repasse para os projetos inscritos foram utilizados com sucesso. Assim, encerramos um ciclo importante que é o processo dos editais do GLP, uma ferramenta essencial para o fomento da Cultura no Estado e no país. Aqui no RN, podemos contribuir com centenas de projetos incríveis em diversas expressões culturais, contemplando mais do que estava previsto inicialmente”, avalia a secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito.
 
O processo teve início ainda em 2023, com inscrições abertas para os editais entre novembro e dezembro, e o resultado final foi divulgado em abril de 2024. Originalmente, foram contempladas 746 propostas, que foram acrescidas no decorrer do ano com novas convocações contempladas pelos rendimentos nas contas bancárias, incluindo outros 122 projetos aptos a receber os recursos do GLP.
 
Ao final foram 824 propostas aceitas, abrangendo o Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual (396); o Edital de Seleção de Projetos Multiculturais (241); o Edital de Seleção de Premiação Multicultural (195); e o Edital de Prêmio para Licenciamento de Obras Audiovisuais (12).
 
O investimento total é de R$ 41.192.920,00. Os repasses estão em andamento desde maio de 2024 e os proponentes têm de 12 a 18 meses para a finalização de seus projetos e prestação de contas a partir da captação de recursos. Alguns proponentes já iniciaram a entrega dos Relatórios de Execução do Objeto.