Imposto

Maioria dos brasileiros prefere pagar o IPVA à vista para aproveitar desconto, aponta pesquisa da Webmotors

26/02/2025 10h51

Maioria dos brasileiros prefere pagar o IPVA à vista para aproveitar desconto, aponta pesquisa da Webmotors

Foto: Agência Brasil
 
 
Uma pesquisa realizada pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, revela que maior parte dos brasileiros optou pelo pagamento à vista do IPVA 2025. A modalidade de pagamento integral foi escolhida por 58% dos usuários da plataforma que participaram da pesquisa, seguida pelo parcelamento (30%). O restante dos entrevistados ainda não realizou o pagamento (9%) ou está isento (3%). 
 
Para os brasileiros que optaram pelo pagamento do IPVA 2025 à vista, o desconto garantido pela modalidade foi o principal motivo da escolha (71%). As demais razões foram evitar preocupações (19%), preferência pessoal (10%) e outros motivos (1%). 
 
"Ao analisar os dados, notamos que mesmo que o parcelamento seja uma alternativa que comprometa menos o orçamento mensal, o pagamento à vista tem sido o mais escolhido na hora de pagar o IPVA. O desconto oferecido por essa modalidade tem despertado o interesse do brasileiro, que tem, inclusive, programado suas finanças durante o ano inteiro ou separado parte do 13º salário para realizar o pagamento integral e ter acesso a esse benefício", explica Natalia Spigai, CMO da Webmotors.
 
Entre aqueles que escolheram pelo parcelamento, maior parte mencionou como principal motivo a busca por uma melhor organização financeira (43%). A queixa de que o valor do IPVA é alto para pagar de uma vez aparece na sequência (32%), seguido pela preferência por dividir gastos ao longo do ano (22%) e outros motivos (3%). 
 
O valor total do IPVA deve ser parcelado de 4 a 6 vezes por 57% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em até 3 vezes (31%), mais de 12 vezes (6%), de 7 a 12 vezes (5%) e em duas vezes (1%). 
 
A pesquisa também mostrou como o brasileiro se organiza para pagar o IPVA. Para maior parte dos respondentes, o pagamento é feito com antecedência (58%). Na sequência, são mencionados o pagamento no último dia do prazo (28%) e comportamento variado de ano em ano (9%). Por último, 5% dos entrevistados responderam que costumam atrasar o pagamento.
 
METODOLOGIA
 
O levantamento da Webmotors sobre o IPVA 2025 ouviu 1.739 pessoas entre 10 e 14 de fevereiro de 2025 por meio de pesquisa quantitativa, com a aplicação de um questionário online. Sua confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 2,3%.

Fonte: Com informações de Agência Brasil