Claudino Leite

23/07/2019 04h32
Esperança no Caminho
 
PARE E REFLITA...
 
“O tempo passa, as estações mudam, o sol aquece o que já foi frio, as árvores dão frutos, as folhas caem, papéis são levados pelo vento, perfumes são esquecidos, as nuvens caminham por todo céu, pessoas se encontram e aniversários chegam. E eu sou aquela criatura cheia de esperança e fé em Cristo Jesus” (autor desconhecido). 
 
MORRE EX-PRESIDENTE DA ACERN 
 
“Melhor é ir à casa onde  há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e o vivos o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2). Estou ficando com medo das noites. Elas estão levando os meus amigos. As noites precedem em suspense o alvorecer tenso, quando não antecipam a tristeza que se vai. Faleceu, quinta-feira, 18 de julho, o meu amigo e irmão na fé, o radialista Horácio Pedroza Alves Neto aos 80 anos. Ele foi sócio-fund ador do Sindicato dos Radialistas do RN e ex-presidente da Associação dos Cronistas do Rio Grande do Norte (ACERN), que ficou conhecido o “professor dos plantões“.Horácio Pedroza foi plantão esportivo de Natal, trabalhando nas rádios Rural e Poti, respectivamente, que era comandada por Almeida Filho, nos anos 60/70. Amicíssimo do meu pai Claudino Leite, de saudosa memória quando conheci, sendo evangélico, presbítero da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal, – Cidade Alta, presidida pelo reverendo Vicente Felipe de Souza (já falecido). Cordial, cavalheiro, comunicativo e cativante eram as características que permeavam o seu caráter. Pedroza estava internado na Casa de Saúde São Lucas, onde foi submetido a uma cirurgia, porém não resistiu. Recebi a notícia dolorosa por meio do seu filho, meu amigo Ciro Pedroza, dizendo aos prantos: “Claudininho: a rádio do céu ganhou o mais novo plantão”. A cerimônia fúnebre ocorreu no Centro de Velório Morada da Paz em Lagoa Seca, e a celebração da exéquias foi feita pelo pastor Gilson Medeiros da Assembleia de Deus. O sepultamento foi no Cemitério Morada Paz Distrito Industrial de Extremoz. Agradeço a Deus por ter compartilhado com Horácio de tantos momentos agradáveis, desde o tempo da Igreja Presbiteriana. Meus votos de pesar à família enlutada que chora a dor da sua partida, especialmente, os seus filhos,  Cyro, Simone e Henrique, além de outros familiares e amigos. 
 
ESPERANÇA NO CAMINHO
 
“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, mas não desanimados” (2º Coríntios 4:8). O apóstolo Paulo, o maior doutrinador da Igreja de Corinto estava sendo acusado, perseguido, foi preso e mesmo assim não desanimou. Às vezes questionamos Deus, porque estamos desanimados, enfrentamos algumas lutas e humilhações, mas devemos ficar firme na certeza que tudo vai passar. Muitas vezes não agradecemos, só vemos as dificuldades, porquanto devemos parar e pensar que tudo tem seu propósito e tudo contribui para nosso crescimento. A igreja de Corinto era uma igreja que havia sido muito abençoada por Deus em diversos aspectos. Quando Paulo inicia a mensagem do evangelho ele reconhece, que Deus havia abençoado a igreja com toda sorte de bênçãos espirituais, de dons espirituais, ao ponto de “não lhes faltar dom nenhum”. Corinto era uma igreja carismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão a ela predestinada, que havia sido fundada pelo apóstolo Paulo, com menos de três anos de instalada começou a desviar-se dos padrões de conduta e da doutrina que o apóstolo havia estabelecido por ocasião de sua fundação.  
 
NOS DIAS DE HOJE
 
Vivencia-se uma época em que se Paulo viesse expor a sua mensagem não seria bem recebido. Atualmente, se diz que a verdade é relativa e que cada pessoa tem sua própria verdade. Passamos pela relativização dos valores morais. Se diz que a vida de cada um é governada por aquilo que a pessoa sente que é melhor. Se a pessoa está se sentindo bem em determinado lugar, se algo está fazendo-lhe bem, então, não importa outras questões, outros critérios. Esse conceito tem predominado na sociedade e em muitas igrejas. A relativização na mídia, nas músicas, nos escritos modernos, nas universidades, nos debates da ética e da moralidade. 
 
PARABÉNS, ANA LÍVIA!
 
O coro de parabéns foi cantado para a minha linda netinha a princesa, Ana Lívia Moura Leite Freitas, residente em João Pessoa (PB), que aniversariou quinta-feira, 18 de julho passado, sendo muito festejada pelas coleguinhas e amiguinhas.  Desejo muita saúde, paz e felicidade com as bênçãos de Deus. Feliz aniversário, Aninha!Beijos e abraços do saudoso vovô Claudino.
 
SOLIDARIEDADE
 
Solidarizo-me com o amigo doutor Richardson Palmeira, ex-diretor do ITEP/RN, pelo falecimento do seu inesquecível pai, Antônio Palmeira, 80 anos, ocorrido em Natal, quarta-feira, 18 de julho, vítima de infarto fulminante. Que Deus dê o conforto que os familiares carecem nesta hora de pesar. Minhas condolências à família enlutada. 
 
MEDICINA
 
Anote: Os meus parabéns vão para o meu amigo doutor Roberto Vital, médico do ABC Futebol Clube e Chefe do Serviço Médico do Ginásio de Esportes do Campus Universitário, o qual foi eleito para a Academia de Medicina do Rio Grande do Norte. O brilhante profissional ocupará a cadeira 8 da entidade médica após receber 25 votos contra 10 de outro competente profissional do Estado, médico Kléber Luz. Além da vaga na academia, Vital foi confirmado como chefe médico da seleção Brasileira Paraolímpica, que irá disputar os jogos no Peru no mês de agosto. Ponto para o Rio Grand e do Norte.
 
POBRE NAÇÃO!
 
Os 200 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro foram punks. Ele produziu tanta declaração pesada e infeliz, que o que foi 
anunciado como medida de gestão, se perdeu.O que o governo conseguiu passar para o Brasil nessa data marcante foi que o presidente adora uma confusão…Ataque, ameaça…é com ele mesmo. Sim, mas o que foi mesmo que foi programado para anunciar na data especial? Com muitas frases e nenhum número. Muito “fez” ou “faz” sem dizer como…Pobre Nação!
 
GOVERNADORA HOMENAGEADA EM CAICÓ
 
Em reconhecimento às diversas ações em prol do município de Caicó (região do Seridó), ao longo da sua vida pública, a governadora Fátima Bezerra recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, uma iniciativa da Câmara Municipal. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Adjuto Dias, na sexta-feira (19) e está inserida nas comemorações à padroeira da cidade, Senhora Sant`Anna. A homenagem à Governadora foi uma proposição do vereador caicoense Andinho Duarte. Com um discurso otimista a Governadora saudou a iniciativa da Câmara Municipal de referenciar àqueles e àquelas que lu tam e têm o compromisso com a justiça social, neste país marcado pela desigualdade. 
 
TRABALHO LOUVÁVEL
 
O frio intenso que vem sendo registrado nas regiões Sul. Sudeste e Centro-Oeste do país, vem motivando iniciativas de acolhimento de pessoas que vivem no relento e estão sendo acolhidas nos templos das igrejas. A 1ª Igreja Batista de União Vitória (Paraná) abriu às portas desde segunda-feira, 8 de julho último, para que os moradores de rua passem à noite dormindo dentro do santuário. Dessa forma, os fiéis ajudam a evitar que a cidade registre mortes por hiportemia. Em São Carlos, cidade do interior de São Paulo (SP), a paróquia São João Batista se preparou para abrigar 70 pessoas, as quais estavam dormindo ao relento. Além da acolhida par que as pessoas se protejam do frio, as igrejas oferecem uma estrutura mínima para higiene e alimentação. Sem dúvida, é um trabalho social louvável. Seria plausível que outras igrejas co-irmãs  por este Brasil afora tomassem esse exemplo.
 
AGENDA NO CONGRESSO
 
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ser preocupante que o Governo Federal não tenha uma agenda no Congresso que de fato vise combater à fome, à pobreza e à crise econômica que assola o Nação Brasileira. Para Maia, a liderança do governo no Congresso não tratou dos interesses dos mais pobres na reforma da Previdência, e sim, das corporações que ajudaram a eleger o presidente Jair Bolsonaro. Para ele, o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), “é uma representação corporativa no caso das polícias”.
 
VOTO DISTRITAL
 
Um grupo de trabalho coordenado pelo vice-presidente do Superior Tribunal Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, propõe mudar radicalmente a forma de eleger vereadores no ano vindouro. Em documento entregue no mês passado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o tribunal defende adotar já em 2020, o sistema distrital misto em cidades com mais de 200 mil habitantes. A ideia é separar em distritos, que elegeriam seus representantes separadamente.
 
PAU DOS FERROS
 
Após mais de seis meses de ter sua obra concluída, a Central do Cidadão de Pau dos Ferros, regiao do alto Oeste do Estado, finalmente, foi entregue à população, com todos os serviços à disposição da comunidade, graças ao empenho da governadora Fátima Bezerra e de toda a equipe do Governo do RN. No dia 13 de julho último, foi celebrada a abertura do órgão em sede própria e com toda estrutura para atender à população do município, estimada em 30 mil moradores, além de beneficiar também às cidades vizinhas. O investimento na obra, na ordem de R$ 3,8 milhões para a est rutura física e R$ 690 mil para os equipamentos, foi viabilizado por meio do Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial.
 
TERRA TREME EM JOÃO CÂMARA
 
O município de João Câmara voltou a registrar tremores de terra. O abalo sísmico teve uma magnitude preliminar de 2.5 graus na escala Richter e aconteceu sábado, 13 de julho passado. O registro  foi confirmado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O epicentro foi próximo à falha geológica Samambaia, que fica na região, e foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).No mapa, o epicentro do tremor está representado pela estrela vermelha. As estações de João Câmara (ACJC) e de Riachuelo (RCBR) estão representadas por triân gulos vermelhos. A linha vermelha indica a falha de Samambaia.
 
GESTÃO PÚBLICA
 
O Governo do Estado abriu chamada de trabalhos para o 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN), evento promovido pela Secretaria Estadual da Administração e pela Escola de Governo que será realizado entre 12 e 14 de novembro de 2019. Gestores e servidores públicos, administradores e acadêmicos podem submeter estudos científicos e relatos de experiências inovadoras na área de Gestão Pública para serem apresentados no evento. Os trabalhos devem ter formato de artigo, com até 15 páginas, incluindo texto, tabelas e /ou figuras, além de obedecer às novas normas ortográficas da L íngua Portuguesa. Poderão ser apresentados em sessão paralela ou na sessão de pôsteres. É possível conferir todas as normas para apresentação no site www.congesp.rn.gov.br. Os interessados precisam encaminhar os seus estudos até o dia 31 de agosto de 2019 para o e-mail congesprn@gmail.com. Feito isso, o trabalho será analisado pela Comissão Científica do congresso. As propostas selecionadas serão divulgadas no dia 30 de setembro.
 
ESTADOS E MUNICÍPIOS NA REFORMA
 
O Senado Federal deverá incluir os servidores públicos estaduais e municipais na reforma da Previdência Social, por intermédio de uma segunda Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Com isso, o texto principal da reforma (PEC 6/2019) poderá ser aprovado pelos senadores no próximo semestre sem alterações. A nova PEC caminhará, simultaneamente, a PEC 6, mas permitirá que o grosso da reforma da Previdência seja promulgado mais cedo. O Senado deve analisar o texto da reforma principal em agosto e, se não efetuar mudanças sobre ele, a conclusão dependerá apenas dos prazos regimentais. 
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Datafolha – propostas do presidente Bolsonaro para o trânsito são reprovadas pela maioria da população;
 
...Folha de São Paulo – MEC corta repasse para educação básica e esvazia programas;
 
...Unicat – suspensão de medicamentos pelo Governo Federal, enviados pelo Ministério da Saúde ao RN, vai afetar mais de 5 mil 
pessoas, segundo a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat);
 
...G1 - governo federal transfere o Conselho Superior de Cinema do Ministério da Economia para a Casa Civil; e
 
...Agência americana diz que o mês de junho foi o mês mais quente dos últimos 140 anos na Terra.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).