Claudino Leite

15/03/2022 09h23
 
DEUS ESTÁ CHAMANDO?
 
PARE E REFLITA...
Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28). Esta declaração significa um terno convite do Senhor Jesus para que os pecadores creiam Nele. Ninguém mais, além do Salvador, é capaz de aliviar e dar descanso ao que está cansado e sobrecarregado.
 
DEUS ESTÁ CHAMANDO?
Em homenagem à memória do meu amigo e pastor, José Lúcio Ribeiro Filho, versátil, inteligente e perspicaz, que sempre manuseou com desenvoltura a Bíblia Sagrada. Sem dúvida, foi um dos arautos do segmento evangélico no Rio Grande do Norte, hoje, gozando às bem-aventuranças eternas. Este mau rabiscador  teve o prazer e o privilégio de ser seu coadjuvante, durante três anos, apresentando o  programa “Testemunhos e Mensagens”,  levado ao ar de segunda à sexta-feira, na Rádio Nordeste Evangélica AM, operando  no prefixo AM 900 Khz, com a aquiescência do presidente da Assembleia de Deus, deste Estado, na época do saudoso pastor Raimundo Santana. Encontrei nos papéis desarrumados da minha singela biblioteca o belo texto de sua autoria e transcrevo na íntegra, sob o título: “DEUS ESTÁ CHAMANDO”, para o deleite espiritual dos meus poucos leitores: “Deus está chamando é uma reflexão que conduz o nosso raciocínio para conhecermos ao Senhor, o dono do Céu e dono da terra. É necessário que o homem tenha a noção do chamado do Seu Criador, e se caminhe em sua direção, porque Ele o espera: “Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 1:3). Deus quer, pois, se relacionar com o homem; por esta razão, o chama. Desde o princípio o faz; mas o homem sempre se esconde por trás das suas escolhas, de seus propósitos egoístas, dos seus pecados, em detrimento à obediência ao seu Criador. Ouvir e negligenciar seu chamado, o leva a um distanciamento prejudicial à sua comunhão com aquele que diuturnamente o visita: “E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me” (Gênesis 3:9-10). A nudez do homem o leva a esconder-se do seu Criador; está despido do caráter santo, da humildade, da comunhão com Deus; vestiu-se do egoísmo, do desconhecimento que o faz pensar ser dono de si. Mas, tudo é do Senhor, inclusive o ser humano, pois, é obra das suas mãos. Como está escrito: “[...] meu é o mundo e a sua plenitude” (Salmo 50:12)”.
 
ÉTICA JORNALÍSTICA
É o conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. A ética se refere à conduta desejável do jornalista: objetividade, imparcialidade, verdade, precisão e confiabilidade. Segundo Eurípedes Alcântara, ex-diretor de redação de a revista VEJA a ética do jornalista não pode variar conforme a ética da fonte que lhe está dando informação. Entrevistar o papa não nos faz santos. Ter um corrupto como informante não nos corrompe. VEJA nunca permitiu que suas páginas fossem usadas para outro fim que não fosse do interesse público. Sempre que a denúncia é publicada, alguém ganha e alguém perde. Um ministro cai e outro sobe. Um grupo político é prejudicado e outro é beneficiado. São consequências normais da divulgação dos fatos verdadeiros. No trabalho diário, tais circunstâncias são tão naturais que não são discutidas. O jornalismo é feito com fontes de informação. O jornalista não é pago para saber. É pago para descobrir. Por essa razão, as relações com suas fontes merecem uma reflexão permanente para preservá-la.
 
A PROVAÇÃO
Por que existe o sofrimento? Por que Deus permite que o ser humano sofra? Qual a origem da injustiça? Por que encontramos dificuldades em nossa vida? Com certeza o patriarca Jó fez muitas e outras perguntas quando passava pelo momento crucial  em sua vida. Estas são também perguntas, dúvidas e questionamentos que todos nós encaramos no dia a dia. Mas, você, prezado leitor e, eu sabemos, que nunca teremos resposta. São questões que mostram o quanto estamos vazios.  É um vazio que busca preencher com riquezas, prazeres, saúde ou fama, e quem não consegue tais bens, passa a debater-se com esses questionamentos. Jó sempre será visto como um homem de Deus, servo do Senhor (Jó 1:1). Era rico, tinha muitos bens e uma família saudável. Será que assim é fácil servir ao Senhor? Esse argumento de Satanás que (Jó 1:10). Mais tarde, quando perdeu quase tudo o que tinha, O patriarca enfrentou, em meio ao sofrimento e à dor, toda aquela carga de dúvidas. Dessa maneira, pergunta-se: Estaria Jó duvidando da existência de Deus? Estaria Satanás certo em afirmar que Jó apenas servia ao Senhor por tudo que havia recebido dEle? Jó estava vazio, pois havia perdido os seus bens, à família e a saúde.
 
"PÉROLAS DO ENTARDECER"
Segundo o pastor batista Josoniel Fonseca: “O homem é um ser essencialmente religioso. Criado por Deus, não deve nunca perder o contato com Ele. O pecado tem afastado o homem de Deus e sua tremenda influência  vem impedindo que retorne para Deus. E é, justamente, este afastamento que Deus provoca o sofrimento humano e todas as suas ansiedades. Alguém já disse que a religião  é um fato universal, e, como é sabido, todos os povos têm a sua religião materializada e incapaz de ajudar os seus profitentes a encontrar a verdade. Mas em todos os tempos e entre todos os povos, selvagens bárbaros e civilizados, evidencia-se  o instinto que reclama algo que o satisfaça, tomando forma nas práticas religiosas”.
 
IDEOLOGIAS ABALAM AMIZADES?
Ah, que pena! Enquanto essa peste do coronavírus que não negocia com ninguém e vem matando, impiedosamente, as pessoas e amigos de longos anos vêm rompendo laços de uma amizade fraterna por conta de suas ideologias. E o que é pior, se você falar que não concorda com governo tal, já lhe rotulam como direita ou esquerda. Quando se analisa o que está em jogo os que são amigos que brigam, se ofendem e se afastam por diferenças de opinião política. De um lado, está um amigo que pensa diferente de você. Do outro, está a sua opinião. Se você chega ao ponto de brigar com um amigo por ele ter ideias distintas das suas, isso deixa-nos evidente que você valoriza mais a sua opinião pessoal do que o amigo. Na Bíblia Sagrada, há dezenas e dezenas de preceitos que falam sobre amor ao próximo, pacificação, reconciliação, perdão, bons relacionamentos, não devolver mal com mal, abençoar quem nos amaldiçoam, orar por quem nos maltratam e por ai se vai.  À luz do Evangelho de Cristo, não há nenhuma dúvida: sua opinião sobre política partidária não vale nada em comparação aos relacionamentos de amizade e, especialmente, fraternidade. Aqui, na terra somos peregrinos estamos de passagem, pois, célere são os dias, os meses e os anos e tudo passa rapidamente. Até o nosso corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim.
 
JACÓ JÁCOME, O PRESIDENTE
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já escolheu o novo presidente do partido no Rio Grande do Norte. Até então, o PSD no Estado era presidido pelo ex-governador Robinson Faria, que deixa o partido para buscar uma legenda aliada ao presidente Jair Bolsonaro. Assume a presidência local o  evangélico deputado estadual Jacó Jácome. E o secretário-geral é o pastor licenciado da Assembleia de Deus, o médico Antônio Jácome de Lima Júnior, que deverá disputar pela legenda uma cadeira de deputado federal nas eleições de outubro vindouro.
 
EM FAVOR DE LAE
O jornalista e assessor de comunicação, José Carlos Vasconcelos do Lar do Ancião Evangélico (LAE), informa que a rede de Farmácias Extrafarma, por iniciativa própria, resolveu beneficiar o LAE. Em cada uma de suas lojas filiais, há um cantinho da doação. Os itens que podem ser doados são fraldas geriátricas G ou GG e leite. Para tanto, você compra esses produtos na Extrafarma e coloca numa caixa apropriada e a própria Farmácia faz entrega no endereço na Rua Poços de Caldas, 3001 – Neópolis, Zona Sul de Natal.
 
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
O professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior e ex-pastor da1ª Igreja Batista de Natal, estudioso em Ciências da Religião aponta que existe mais de 100 denominações espalhadas em várias cidades do Rio Grande do Norte. O número de fiéis da Assembleia de Deus e potenciais eleitores corresponde a mais de 40% das 487.948 pessoas que se identificaram como evangélicas é o que revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o que na época, 12 anos atrás, já representava 15,4% da população potiguar. Isso tem preocupado o clero.
 
FHC É INTERNADO
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC), de 90 anos, foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). A internação ocorreu após um acidente doméstico. O ex-chefe do Palácio do Planalto e um dos caciques do PSDB sofreu uma fratura no fêmur. As hospitalização foi confirmada na noite de sexta-feira, 12 de março, pela assessoria do ex-presidente e pelo PSDB. Nas redes sociais, a sigla lamentou a hospitalização e desejou melhoras ao ex-presidente. “Receba o abraço dos tucanos de todo o Brasil”, publicou o perfil oficial do partido no Twitter.
 
RELEMBRANDO GERALDO MELO
Duvido que algum jornalista da minha geração tenha vivido tão intensas experiências intelectuais em longos instantes de troca de ideias com o falecido ex-governador do Rio Grande do Norte, Geraldo Melo. Não o repórter que ele foi. Seria falso e não bastaria para revelar sua genialidade, ele que nunca envelheceu. Era impressionante vê-lo nas formulações ao elaborar raciocínios, mesmo quando parecia cair em certas intolerâncias que afinal eram traços do seu jeito forte de olhar o mundo. Este colunista constatou quando fez uma visita em sua residência ao lado do Estádio Arenas das Dunas, acompanhado do ex-candidato a deputado estadual Mário Xavier da Cunha, o médico Isac Mário Araújo Cunha, além do cientista político Valdemir Sabino, acerca de um possível ingresso no PSDB. Quando Geraldo, alegou: “Político não tem prazo de validade, acrescentando: “É semelhante a um remédio quando perde a validade a gente joga fora e compra outro”. Geraldo era genial e os gênios nunca envelhecem. Vivem para sempre.
 
MUDANÇA DE IMAGEM
A Band perde milhões das igrejas para tentar mudar imagem. Há quase dois anos a emissora está em um processo de mudança de imagem. Isso começou ainda em 2020, quando  surpreendeu ao anunciar investimentos em uma nova programação, com contratações e uma completa reformulação interna em quase todos os escalões. É o que informa o colunista do UOL, Ricardo Feltrin. Depois disso, a emissora passou a investir em esportes (“Show do Esporte”, Fórmula 1 etc.) e, em seguida, chegou ao entretenimento (Zeca Camargo, Edu Guedes, Ticiana Villas-Boas e a grande estrela da casa, Fausto Silva). Simultaneamente continuou a investir na TV paga, com a estreia do canal Sabor e Arte e com uma programação refinada em um dos melhores canais da TV por assinatura no país: o Arte 1 - responsável por introduzir a emissora da família Saad no mundo do streaming.
 
RECORDANDO A VELHA POLÍTICA
Conta a história que no final de 1959, Quintanilha Ribeiro recebeu a cúpula da UDN (Carlos Lacerda e a raposa política mineira Magalhães Pinto, entre outros), na sua residência em São Paulo (SP) numa reunião para pressionar Jânio Quadros a ser candidato a presidente da República, “desde que aceitasse algumas condições”. Incomodado com a pressão, Jânio pediu uma “licencinha” e saiu da sala.Todos ficaram tomando uísque imaginando que o pré-candidato fora ao banheiro ou quem sabe buscar gelo. Até que perceberam que ele simplesmente tinha ido embora.
 
CONVENCER
Foi difícil, mas conseguiram convencê-lo a voltar à reunião. E não se falou mais em “condições”. Enfim, Jânio foi eleito presidente da República, em 1960. Renunciou o cargo, em 1961, o que pode ser associada a um conjunto de problemas, dentre os quais: a resistência em adotar uma forma autoritária de governo, defendida pelos militares; reação dos setores conservadores contra a política externa independente, especialmente, após a condecoração do líder revolucionário cubano Che Guevara, na reunião de países da América do Sul na cidade uruguaia de Punta Del Este; crescente oposição popular, liderada pelo PTB, contrária ao controle da UDN e, em especial, à ascendência do político Carlos Lacerda no governo, além do rompimento com o Fundo Momenatário Internacional (FMI).
 
LANÇAMENTO
Já chegou às estantes natalenses a edição comemorativa dos 50 anos de lançamento de o “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, de Ariano Suassuna, considerado um dos livros fundamentais da literatura brasileira. A primeira edição, com prefácio de Rachel de Queiroz e posfácio de Maximiano Campos, foi publicado em 1971 pela José Olympio Editora. A edição do cinquentenário saiu final do ano passado com o selo da Editora Nova Fronteira. São 798 páginas. Um excelente trabalho.
 
ABANDONO DA CANDIDATURA
Deu na coluna Estadão de o jornal “Estado de São Paulo”:  “O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), vestiu no reinado da folia a fantasia de pierrô, abandonado na disputa eleitoral e abriu mão de sua candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Norte em favor do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Faria desabafou laconicamente: O presidente Bolsonaro não interferiu na decisão e fez questão de dizer que estava bem posicionado nas pesquisas para a vaga.”
 
 
OBITUÁRIO
. O jornalista potiguar Walter Gomes morreu terça-feira, 9 de março, aos 82 anos,  vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em um Hospital em Brasília (DF). Gomes contraiu a Covid-19, passando 29 dias internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Walter foi o primeiro editor-geral de a TRIBUNA DO NORTE, na década de 1960, e ex-colunista do Correio Brasiliense deixa para a comunidade um legado de paixão pela profissão que abraçou e o compromisso com a informação e a ética. A equipe médica que o assistia revelou, o estado de saúde do jornalista era irreversível e ele acabou não resistindo às sequelas do acidente. Natural de Natal, o jornalista trabalhou na TRIBUNA DO NORTE, nos anos 1960, chegando a ser editor-geral em 1964. Outros veículos que ele teve passagem destacada foram O Globo, Tribuna da Imprensa e Jornal Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). Walter deixa quatro filhos e a esposa, Emiliana Brandão. Meus pêsames à sua mana, amiga e colega da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, Waldeci Gomes Alcoforado, além dos demais familiares, que choram a sua partida.
 
. O fotógrafo Orlando Brito, 72 anos, encantou-se sexta-feira,11 de março, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional de Taguatinga em Brasília (DF), de falência múltipla de órgãos. Brito submeteu-se a uma cirurgia no intestino, mas não resistiu.O profissional era um dos mais reconhecidos fotógrafos políticos do Brasil, tendo registrado os bastidores do poder desde a época da ditadura militar. Nasceu em 8 de fevereiro de 1950 em Janaúba (MG). Chegou à Capital Federal no início da construção da cidade, em 1957. Publicou vários trabalhos entre eles, estão também economia, questões sociais, terra, indígenas e eventos esportivos. Orlando viajou para mais de 60 países em coberturas presidenciais, viagens de papas e eventos esportivos, como copas do mundo, além de Jogos Olímpicos. Autodidata, começou a trabalhar como laboratorista da sucursal de o jornal carioca Última Hora aos 14 anos de idade e passou a fotografar dois anos mais tarde. Entre 1968 e 1982 trabalhou no jornal O Globo. Depois, foi contratado pela revista Veja, onde ficou por 16 anos, ocupando a editoria de fotografia. Trabalhou também no extinto Jornal do Brasil, no Rio. Brito tem publicados os livros de fotografia Perfil do Poder (1982), Senhoras e Senhores (1992), Poder, Glória e Solidão (2002), Iluminada Capital (2003) e Corpo e Alma (2006). Que Deus conforte os familiares enlutados.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Quinta-feira, às 19 horas foi realizado um culto de gratidão no Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim, para comemorar 10 anos, que o pastor Martim Alves de Silva, assumiu à presidência da igreja no Rio Grande do Norte. Parabéns do colunista;
 
... Os vivas de felicidades foram registrados domingo, dia 13 de março, por meio de um culto em ações de graça realizado às 18 horas, pelo transcurso de mais um primavera do meu amigo e pastor Claudionor Machado Bezerril, da Igreja Assembleia de Deus de Jardim Aeroporto, campo eclesiástico de Parnamirim. Sem poder comparecer por força maior, desejo-lhe que seus dias sejam longos, alegres e prósperos. Leia e medite no Salmo 91. Feliz aniversário!;
 
... A minha em ex-chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos anos 70, Maria Dulce Vilar Cavalcanti, viúva de Pedro Alcântara Cavalcanti, da equipe que implantou a Justiça Federal no Rio Grande do Norte, fez sexta-feira, 11 de março, 96 anos de idade. Parabéns a minha amiga e leal colega de trabalho;
 
... Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te força, sabedoria, paz. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente; compreensivo, justo, equilibrado; quero ver, além das aparências, teus filhos, como Tu os vês, e assim só ver o bem em cada um;
 
... Cerra meus ouvidos a toda a calúnia, guarda minha língua de toda a maldade. Que só de concórdia viva o meu espírito. Seja eu seja então bom e alegre que todos quantos se achegar em mim sintam a Tua presença;
 
... O pastor Miguel Adelino, ex-líder da igreja Assembleia de Deus de Canguaretama foi assaltado na semana passada, na cidade de Ceará-Mirim.(RN).  Segundo as informações os assaltantes levaram o carro do pastor, um ARGO da Fiat, também foram levados outros pertences pessoais do Pastor Miguel Adelino. Que horror! ;
 
... Meu amigo e irmão na fé, jornalista Ciro Pedrosa presta uma homenagem ao bairro da infância com sua história das Rocas a ser lançada pelo Sebo Vermelho ainda este mês. A vida, os personagens, datas e fatos históricos.Um belo  trabalho;
 
... A professora Diva Cunha, do curso de Letras da Universidade Federal (UFRN), recentemente, tem recebido flores. Mas, não pensem que são rosas vermelhas para uma dama triste. Ao contrário, são flores alegres, viçosas e perfumadas para uma poetisa feliz;
 
... Instalado na Avenida Hermes da Fonseca, no Tirol, é uma das mais importantes instituições culturais do Estado com atuação nos campos da Paleontologia, Antropologia, Arqueologia, da Arte Popular e da Arte Sacra. Lá estão as trilhas dos dinossauros potiguares. Os legítimos. e
 
... Por fim, eís uma péssima notícia para os consumidores.Desde sábado,12 de março, o gás de cozinha passa a ser comercializado a R$ 130 reais, no Rio Grande do Norte. E agora, José?

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).