Claudino Leite

19/04/2022 09h58

 

PARE E REFLITA...

“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).
    
 
O CRISTIANISMO SOB ATAQUE
 
O Cristianismo é a religião mais perseguida do mundo. E isso, não é de agora. O mundo sempre odiou a Cristo e sempre odiará Cristo em nós. O mundo jaz no maligno e o príncipe das trevas é o deus deste século, governa este mundo tenebroso, atua nos filhos da desobediência e cega o entendimento dos incrédulos. Como Jesus é luz e a sua igreja é luz, então as trevas odeiam a luz, porque sabem que não podem prevalecer contra ela. A fé cristã sempre esteve e ainda está sob ataque. Destacarei quatro evidências: Em primeiro lugar, a fé cristã está sendo atacada por uma onda de intolerância. A oposição ao Cristianismo sempre existiu. No passado, os imperadores romanos crucificavam os cristãos, queimavam vivos os fiéis e jogavam os crentes às feras. Os cristãos foram vítimas de inquisições sangrentas e traições desumanas. Mais recentemente, milhões de cristãos foram mortos pelo Nazismo, pelo Fascismo e pelas ditaduras comunistas. Hoje, ainda, cristãos são presos, torturados e mortos por religiosos radicais e por ideologias comunistas. Porém, a mais perversa perseguição é aquela que vem disfarçada, propondo e, às vezes, impondo uma nova visão de mundo. Essa perseguição entra nos parlamentos e nas cortes, mudando leis, amordaçando as consciências e determinando uma nova cosmo visão, onde os valores judaico-cristãos são vistos como uma ameaça à nova composição da sociedade. Em segundo lugar, a fé cristã está sendo atacada por um novo entendimento do ser humano. 
 
VISÃO HUMANISTA
 
Na cosmo visão humanista, o homem perdeu sua transcendência. Deus não é mais o seu referencial. Então, a vida humana já não mais tem o mesmo valor e dignidade. Isso justifica o aborto, a eutanásia e o descuido com as crianças e com os mais vulneráveis. Porque Deus foi empurrado para fora do caminho, a criação foi rejeitada e o propósito da vida foi alterado. O homem ao perder sua identidade, mergulhou sua alma num poço profundo de perplexidades. Daí, a corrida desenfreada para buscar um sentido para a vida no prazer, no poder e no sexo.
 
A IDEOLOGIA DO GÊNERO
 
 A ideologia de gênero, a desconstrução da imagem de pai e mãe, e confusão dos papéis de marido e mulher, a erotização das crianças, a apologia das drogas e a sexualidade rendida a toda sorte de perversão moral são um diagnóstico de como a sociedade perdeu o rumo da moralidade e hostiliza a todos quantos defendem valores morais absolutos. Em terceiro lugar, a fé cristã está sendo atacada pela ditadura do relativismo. No passado, o homem pensava antiteticamente. Hoje, o homem baniu o conceito de certo e errado. O mundo é plural. Tudo é relativo. A verdade é subjetiva. Nada tem nada a ver. Cada um é dono de sua própria verdade. Cada um escolhe seu próprio caminho e ninguém tem o direito de se posicionar.
 
RELATIVISMO
 
 A ditadura do relativismo é muito mais do que tolerância com o erro, é inversão de valores. A sociedade hedonista quer empurrar goela abaixo de todos nós que não concordar com suas escolhas desvairadas é intolerância e até discurso de ódio. Mas, aqueles que acusam os cristãos de intolerância são os mais intolerantes. Eles querem imprimir a todo custo seu estilo de vida a todos. Gritam, vociferam, fazem passeatas, levantam bandeiras e recorrem aos tribunais, exigindo que sua vontade seja feita. Incompreensivelmente, não raro, as autoridades afagam sob o manto da lei essas exigências sinuosas, desfigurando a justiça, maculando a honra e desnorteando moralmente a sociedade. Em quarto lugar, a fé cristã está sendo perseguida pelas ideologias políticas. Os cristãos sempre respeitaram as autoridades constituídas. Entendem que toda autoridade procede de Deus, sendo ministro de Deus para promover o bem e coibir o mal. Hoje, entretanto, muitas autoridades escarnecem de Deus, zombam do sagrado e desprezam os valores cristãos. Leis injustas são promulgadas. Governantes corruptos ascendem ao poder. Egrégios tribunais acobertam criminosos e penalizam inocentes. A injustiça assenta-se no trono. Ideologias perniciosas são propagadas para enganar os incautos, oprimir o povo e roubar sua liberdade. É tempo de nos acautelarmos! Os velhos inimigos estão de volta com nova indumentária! (Rev. Hernandes Dias Lopes).
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
 
O jurista, teólogo e pastor batista Josoniel Fonseca, se expressa, escrevendo, por meio dessa Pérola: “A Semana Santa, vale refletir a verdade de que a Cruz do Calvário é o tribunal deste mundo. É aí que os homens serão julgados. A Cruz nos julga, para condenar e nos faz cair de joelhos. É na Cruz que o Seu amor julga o nosso ódio, a Sua magnitude julga a nossa mesquinhez, o Seu altruísmo julga o nosso egoísmo. A Cruz do Calvário manifesta um novo tipo de poder – o poder de vencer o mal com  o bem, o ódio com o amor, o poder de voltar a outra face e caminhar segunda milha. O poder de atrair os homens morrendo por eles.”
 
DECADÊNCIA ESPIRITUAL
 
A maioria das igrejas começa com poucas pessoas clamando em espírito, ansiando por um avivamento do Espírito Santo. O avivamento acontece e a igreja irrompe, expande suas lindas asas e, no Espírito, voa para longe. Uma geração passa, e os anciãos que oraram e deram origem à igreja morrem, indo dormir com seus pais, esperando pela ressurreição. Uma nova geração que não conhece os patriarcas como José se levanta em busca de poder, mas é incapaz de obtê-lo porque não deseja pagar o mesmo preço que custou a eles. Então eles dizem que há apenas uma coisa a fazer: estabelecer escolas que ofereçam uma boa educação, bem como se munir de perspicácia para enfrentar os desafios do mundo. Consequentemente, eles constroem escolas, faculdades, seminários e universidades. É o que revela o pastor e teólogo, Altair Germano, da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE), em sua predica dominical. E acrescenta: “Os homens da primeira geração são cristãos, e os da segunda são “quase-cristãos”. Por fim, a terceira geração se deteriora, teologicamente falando, e se torna liberal, fazendo com que Deus Se afaste dessa igreja e comece um mover em outra..”.
 
DEFEITOS
 
O cronista pode ter todos os defeitos, se é só um escrevinhador, menos um: para ele, escrever não é uma tortura, como confessam alguns intelectuais. Desde cedo, aprende que a crônica é um ofício que no passado foi o ganha-pão de vários marceneiros da palavra e até hoje é um ofício com direito a remuneração. Cronista não fica rico. Nunca. No meu caso, escrevo por destino. Não saberia fazer outra coisa, com a frustração de não ser um pianista a tocar velhas canções de amor. Vivo disto por não ter nascido com o gosto de ser outra coisa. Não ficaria bem num homem feio, remediado e sem títulos, aquele pedantismo dos intelectuais quando estufam o peito de pombo e desfilam garbosos no salão. Vivi anos e anos como editor de jornal, posto, confortavelmente, do outro lado do biombo, com o privilégio de poder esnobar a vaia e o aplauso da plateia, mas fruindo o riso e o pranto de uma Natal provinciana que, à época, era regida pela primeira página do jornal. É o que revela o professor de Jornalismo, Vicente Serejo, colunista de o matutino Tribuna do Norte.
 
IDEIAS E POSIÇÕES
 
Não vou me envolver em alterações e querelas defendendo ideias e posições. Gostaria apenas de poder amar profundamente a todos e por todos ser amado.  Ratifico com algumas pequenas alterações que, no meu caso particular, julgo necessárias: Não pretendo discutir, jamais, sobre religião, política, preferências pessoais, futebol, gosto e cor. Desejo amar a todos sem preconceito ou distinção e, se possível, gostaria de ser amado da mesma maneira. Decano no jornalismo, vi bem de perto o bem e o mal, os bons e os maus, a magnanimidade dos vitoriosos e a mesquinhez dos que apenas vencem. Ouvi o sim e o não, o gesto e o silêncio; senti o abraço e o desprezo, sem nunca duvidar que o ser humano é assim. Mereci o intenso desafio de conviver com alguns espíritos geniais e de saber suportar a mediocridade, notadamente a enfatiotada e notável, nos colarinhos duros da prepotência. Afinal, a vida segue.
 
A OPORTUNIDADE
 
O Fogo, a Água e a Oportunidade se encontraram: Esta última perguntou: “De onde vocês são? E o Fogo respondeu: “Estou nas guerras, nos vulcões, nas grandes queimadas... Ah!...Estou até no palito de fósforo. A Água respondeu: “Eu estou nos grandes mares, nos rios maravilhosos, na chuva, estou numa gotinha; Ah!!!... Estou até numa lágrima. -E você Oportunidade?  “Bom estou em vários lugares: “Na vida, de um advogado, de um médico, de um engenheiro, de um poeta, ou alguém que prega ou aceita o evangelho de Cristo. Porém, só tem uma coisa. É que as eu passo e nunca mais volto.Ei, meus admiráveis leitores a Oportunidade passa em sua vida, por meio desta mensagem: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invocai-O enquanto está perto”.Se você ainda não aceitou a Jesus Cristo, lembre-se: Ele está voltando!  Aproveite a Oportunidade em aceitá-Lo e serás uma criatura feliz para sempre. Experimente!. 
 
“CORAÇÃO PARTIDO”
 
O Papa Francisco  revelou, que seu “coração está partido” pela invasão da Ucrânia por soldados russos. A declaração do Sumo Pontífice foi dada durante o seu discurso semanal na Cidade do Vaticano. “Que as armas se calem. Deus está com os pacificadores, não com aqueles que usam a violência”, disse o sumo Pontífice, acrescentando que há uma necessidade urgente de abrir corredores humanitários para os refugiados. Complementa, afirmando que as pessoas devem acolher as pessoas que fogem da guerra. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que já existem 368 mil refugiados e esse número pode chegar a quatro milhões. Em uma declaração direcionada ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o alto mandatário da Igreja Católica expressou sua “profunda dor pelos trágicos eventos”. O Pontífice se referia a invasão da Ucrânia pela Rússia.
 
POLARIZAÇÃO
 
A campanha eleitoral desde ano tende à polarização ainda mais acentuada do que a anterior, com acirramentos que devem se intensificar na medida em que a fase de pré-campanha se aproxima do período oficial da disputa entre os candidatos. Uma terceira via tem dificuldades, embora não esteja totalmente descartada para ocupar o lugar de um dos polos. E temas novos entrarão em discussão, como a pandemia, mas a troca de acusação estará presente e será usada pelos candidatos e apoiadores. Esses são alguns dos prognósticos feitos por um consultor político, um publicitário e um ex-deputado federal e constitucionalista, válidos também para a campanha ao governo dos Estados, revela o professor Gaudêncio Torquato, ao conceder entrevista à grande imprensa. 
 
AS NUVENS DA POLÍTICA
 
“Política é como uma nuvem você olha ela se apresenta de um jeito. Depois de cinco minutos você olha, novamente, e ela já mudou de posição”. A frase é atribuída é da saudosa raposa da política mineira Magalhães Pinto, que foi além de advogado, economista, banqueiro e político brasileiro com atuação em  Minas Gerais (MG), estado do qual foi governador e representou no Congresso Nacional. Participou ativamente da conspiração que precedeu o Golpe Militar de 1964 no Brasil, deixando mazelas intocáveis na Pátria Brasileira. Sem dúvida, a frase cabe ser relembrada nestes dias trepidantes vivenciados pela Pátria Brasileira.
 
BOMBARDEIO BRUTAL
 
Em meio ao bombardeio brutal e covarde que ocorre na Ucrânia por tropas russas e ordenadas pelo presidente Putinho, caiu na minha bacia das almas nova crônica do mestre Florentino Vereda com o título que aparece lá em cima: “Salve-se quem puder”. Não tem nada a ver com o sofrimento do povo ucraniano. O mote do que escreveu vai no rastro de outra loucura internacional: a colonização do planeta Marte, coisa que saiu da cabeça de mister Elon Musk, o homem mais rico do planeta terra.  Vereda começa citando versos de Gilberto Gil: “ (...) é chegada a hora de escrever e cantar talvez as derradeiras noites de luar”. E vai em frente: “As moscas abandonaram o navio. Elon Musk, o homem mais trilionário do planeta, arruma as malas para fugir da terra, em busca de outras galáxias onde possa aumentar sua fortuna. Por mim já vai tarde. Mas, convenhamos: esta é a ideia mais insensata, absurda e estúpida que alguém já teve, desde quando os símios levantaram a bunda do chão e deixaram de ser 4x4. Sendo inédito o projeto, não há como compará-lo a qualquer outro episódio histórico. Apenas por curiosidade não posso deixar de pensar na época das grandes navegações, quando foram descobertas as Américas e inventados o BBB, a Coca-Cola, o Mac Donald’s e Donald Trump.
 
A PEDRA DO REINO
 
Já chegou às estantes natalenses a edição comemorativa dos 50 anos de lançamento de o “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, de Ariano Suassuna, considerado um dos livros fundamentais da literatura brasileira. A primeira edição, com prefácio de Rachel de Queiroz e posfácio de Maximiano Campos, foi publicado em 1971 pela José Olympio Editora. A edição do cinquentenário saiu final do ano passado com o selo da Editora Nova Fronteira. São 798 páginas. A edição chega às mãos do leitor em um box de dois volumes. O primeiro, o romance propriamente dito, e o segundo, “Caderno de Textos e Imagens”, organizado e apresentado por Carlos Newton Júnior, que reúne documentos preciosíssimos, textos originais dos arquivos de Ariano, juntamente com fotos e reprodução de obras de arte das coleções do grande escritor. Também é de Carlos Newton a apresentação da nova edição da “Pedra do Reino”, cuja capa é do pintor Manoel Dantas Suassuna, filho de Ariano.
 
O PRESIDENTE DA PETROBRAS
 
O engenheiro José Mauro Coelho tomou posse quinta-feira, 14 de abril, na presidência da Petrobras, no lugar do general Joaquim Silva e Luna, que deixou a empresa demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Indicado pelo governo, o engenheiro desembarca na estatal com desafio semelhante ao de seus antecessores, de conduzir a política de preços dos combustíveis, motivo do desentendimento de ex-presidentes com Bolsonaro. Coelho tomou posse no comando da companhia em cerimônia transmitida, virtualmente pelo site da Petrobras. Ele estava acompanhado do presidente do conselho de administração da estatal, Márcio Andrade Weber; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e de Rodolfo Saboia, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Enfim, a  política de preços continua a mesma.
 
OBITUÁRIO...
 
.“Preciosa é à vista do SENHOR a morte de seus santos.”(Salmo 116:15).
Passou a estar com o Senhor Jesus, quarta-feira, 13 de abril último, a irmã Teresinha Pereira de Sousa, 90 anos de idade, do lar, mãe de 13 filhos, membro da Igreja Assembleia de Deus em Natal, vítima de parada cardiorrespiratória, em razão de um infecção pulmonar. Ela estava internada há alguns dias na UPA, no bairro do Potengi, Zona Norte de Natal. Sabedor que era a mãe do advogado Laurivan Pereira de Souza e nora Gerusa de Souza, manifesto  os votos de pesar aos demais familiares  e amigos, os quais desfrutavam de sua amizade.
 
. O futebol potiguar está de luto. Morreu no sábado, 9 de abril passado, o
 ex-jogador Berg, 62 anos, que fez história no ABC Futebol Clube, no velho Estádio Juvenal Lamartine, no Tirol, nas décadas de 70 e 80. Segundo informações preliminares, ex-craque da esquadra alvinegra foi encontrado morto por enforcamento em sua granja, em Emaús de Parnamirim. Mais uma vítima dessas doenças mentais, cada vez mais presente na nossa sociedade. Minhas condolências à família enlutada.
 
. Faleceu, terça-feira, 12 de abril, aos 72 anos, em sua residência em Natal, a senhora Maria Paulina Duarte, vítima de infarto fulminante. Ela era economista aposentada do antigo Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), nos anos 70/80. Manifesto os votos de pesar à família enlutada.
 
. O general Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar, de 1964 a 1985, morreu sexta-feira, 15 de abril, aos 97 anos de idade. A informação foi confirmada por familiares à grande imprensa e nas redes sociais. Newton Cruz morreu de causas naturais e estava internado no Hospital Central do Exército, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O Comando Militar do Leste divulgou nota confirmando a morte. "Neste momento de consternação, os integrantes do CML solidarizam-se e rogam a Deus pelo conforto de familiares e amigos do General Newton Cruz", disse a força. O General de Divisão Newton Cruz foi chefe do SNI entre 1977 e 1983.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
. O pastor licenciado da Assembleia de Deus em Natal, ex- deputado federal e ex-governador do Estado, o médico Antônio Jácome de Lima Júnior (PSD), anuncia que é pré-candidato a deputado estadual, nas eleições de outubro vindouro. Mais uma alternativa para os evangélicos;
 
. Especialista em Teologia Sistemática, o pastor Claudionor Machado Bezerril, líder da Assembleia de Deus em Jardim Aeroporto, Setor 3, campo eclesiástico de Parnamirim, poderá integrar a briosa equipe docente da Escola Teológica da Assembleia de Deus (ADPAR). Ele entende bem do “mèetier”;
 
. Enquanto o experiente e abnegado diácono, Gilson Carlos Dias Alexandre será professor da Escola Bíblica Dominical na classe de adultos, visto que, manuseia bem a Palavra da Verdade, Por sinal, um ótimo reforço;
 
. O Governo Federal decidiu reajustar em 5% os salários dos servidores públicos federais de todas as categorias da administração pública. O percentual foi definido em uma reunião do presidente Bolsonaro com o ministro da Economia, Paulo Guedes.  A recomposição deve ser feita a partir de julho próximo;
 
. O presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal  (APURN), professor Francisco Freitas Filho, ex-diretor do Centro de Biociências da UFRN, informa à coluna que, a sede social voltou a funcionar a todo vapor depois da queda dos infectados do coronavírus na Praia de Pirangi do Norte, além do restaurante do Centro de Convivência;
 
. O meu abraço de parabéns para a minha sobrinha Lúcia Cristina Leite de Medeiros, Técnica de Enfermagem, que amanheceu de idade nova, quinta-feira, 14 de abril. Desejo-lhe bênçãos abundantes em sua vida;
 
. Os guardas da STTU, de maquininhas eletrônicas o dia nem amanhece, multam os veículos estacionados na frente dos hospitais da Unimed e da Promater. Deve ser uma doença. Os amarelinhos, sempre lépidos, nunca estão nos grandes cruzamentos nas horas de trânsito mais intenso. Eles não são treinados para auxiliar os motoristas, mas para puni-los;
 
. A colega e amiga, a senhora ex-diretora administrativa de o extinto Jornal de Natal, é um exemplo de luta e superação, mesmo diante da pandemia acabou de colar grau na Universidade Paulista, no Curso de Serviço Social, mostrando que quando quer, se faz, corre atrás mesmo diante das adversidades, o que deixou o maridòn Jorge feliz da vida;
 
. O professor José Maria Figueiredo, o fundador da Facex, não desistiu de instalar um moderno curso de Medicina e luta no Ministério da Educação (MEC), objetivando obter autorização. Será dirigida pelo médico Fernando Suassuna,  professor de Medicina da UFRN e um consagrado infectologista no Estado;
 
. Saiu o número 70 da Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, concernente ao trimestre janeiro, fevereiro, março. A sua primeira edição   foi publicada em agosto de 1951, lá se vão 70 anos. Era diretor, Nestor Lima. O atual diretor é Manoel Onofre Jr; e
 
. O exemplar traz ensaios, artigos, crônicas, contos, poemas, discursos. Entre eles os discursos de posse dos acadêmicos Geraldo Melo e Gaudêncio Torquato. São 203 páginas de boa leitura. Destaque especial para a capa, a partir de um desenho de Erasmo Xavier.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).