Claudino Leite

17/05/2022 08h58

 

PARE E REFLITA...
 “Deus é o nosso refúgio e  fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46:1);
 
 
O CEGO DE JERICÓ
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir (Romanos 8:38-39). Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Certamente, poucas vezes se falou tanto na palavra morte, na história da humanidade, como nos dias atuais. De repente, um mundo marcado pelo hedonismo, que é a busca pelo prazer, viu-se assolado pelo medo e pela dor. É o que se viu, com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, especialmente no Brasil, onde milhares pessoas morreram. Hoje, queremos, no entanto, falar do Senhor Jesus Cristo, aquele que venceu a morte. Aquele fez com que a vida de determinadas pessoas ganhasse um novo sentido. De acordo com as Escrituras Sagradas, é o caso de Bartimeu, o cego de Jericó, que mendigava à beira do caminho, por onde o mestre arrastava a multidão. Ao perceber que era Jesus de Nazaré que passava, Bartimeu gritou: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.Conforme o livro de Marcos, capítulo 10, versículos 51 e 52, Jesus perguntou: Que queres que eu faça? Que eu tenha vista, disse Bartimeu. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo Bartimeu viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marta, ao receber Jesus queixou-se dizendo que se Jesus estivesse presente, Lázaro não teria morrido. Conforme o livro de João, capítulo 11, versículo 25, Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. A Bíblia relata que Lázaro, irmão de Marta e Maria, estava morto há quatro dias e já cheirava mal, porém Jesus o fez ressuscitar. No livro de João, capítulo 14, versículo 6, Jesus disse de si mesmo: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Enquanto a morte assola o mundo, poderíamos citar tantas outras passagens da Bíblia para falar de esperança, falar de vida. Mas, importa dizer que, seja qual for a situação na qual você se encontre, há uma luz que brilha no horizonte, apontando um novo caminho que você pode seguir. Quando a dor, a enfermidade e a perda indicam que pode ser o fim, um sopro de vida sinaliza para um novo tempo. O amor de Deus e o sacrifício de Jesus, na cruz do calvário, tornam possível uma mudança na sua vida. Apesar dos erros que você possa ter cometido, a misericórdia do Senhor permite um novo rumo na sua caminhada. Basta tão somente que se arrependa dos seus pecados e aceite Jesus como Senhor e Salvador.
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
Conforme o pastor e teólogo Josoniel Fonseca: “No mundo tereis aflições”, foi a advertência feita por Jesus Cristo enquanto estava com os discípulos: “Tribulação” no grego, significa “Pressão”. Todos conhecemos a pressão de termos demais para fazer e pouco tempo em que fazê-lo, a pressão de nos conformar a modos de vida, que nos repelem, a pressão de preencher a imagem que os outros fazem de nós, a pressão de cederá amolações da vida, e a pressão de comprometer nossa confiança em Deus. A verdade é que, as pressões das circunstâncias materiais, da oposição, do antagonismo e da perseguição são conhcecidas de todos aqueles que ousam serem sensíveis e defenderem qualquer coisa digna”.
  
EU SOU ASSIM...
Não vou me envolver em alterações e querelas defendendo ideias e posições. Gostaria apenas de poder amar profundamente a todos e por todos ser amado.  Ratifico com algumas pequenas alterações que, no meu caso particular, julgo necessárias: Não pretendo discutir, jamais, sobre religião, política, preferências pessoais, futebol, gosto e cor. Desejo amar a todos sem preconceito ou distinção e, se possível, gostaria de ser amado da mesma maneira. Decano no jornalismo, vi bem de perto o bem e o mal, os bons e os maus, a magnanimidade dos vitoriosos e a mesquinhez dos que apenas vencem. Ouvi o sim e o não, o gesto e o silêncio; senti o abraço e o desprezo, sem nunca duvidar que o ser humano é assim. Mereci o intenso desafio de conviver com alguns espíritos geniais e de saber suportar a mediocridade, notadamente a enfatiotada e notável, nos colarinhos duros da prepotência. Afinal, a vida segue.
 
INGRATIDÃO
Ao escrever que "a mão que afaga é a mesma que apedreja", o poeta Augusto dos Anjos realçou grave defeito humano. Ocorre muito de a pessoa fazer o bem e ser paga com ingratidão. Benfeitores se magoam com tal resposta, que produz inimizades e até mortes. Porém, devemos repensar a ingratidão, pois ela pode vir nos ajudar.Nem uma folha cai da árvore sem que Deus o aprove. O Mestre Jesus pode permitir que alguém me seja ingrato para submeter à prova minha determinação de fazer o bem sem esperar retorno. E a ingratidão alheia me diz se já criei resiliência e aprendi a não me melindrar.Temos, portanto, motivos para perdoar e até agradecer ao ingrato por nos dar oportunidade de melhorar nossos sentimentos.
 
DEUS CUIDA DE MIM?
Eís o questionamento da muitas pessoas nos dias atuais. Diante de tantos problemas e dificuldades, essa pergunta surge como que “do nada”, tomando conta dos pensamentos, gerando tristezas, angústias e muitas vezes levando à depressão. Muitas pessoas se encontram desesperadas, afirmando que o Senhor Jesus não se lembra delas. Contudo, o Espírito Santo vem lembrar a cada um o que o Senhor diz: “Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se compadeça dele, do filho do seu vntre? Mas, ainda que se esta esquecesse, Eu,todavia, não esquecerei de ti”.
 
O SER HUMANO
É estranho: Briga com os vivos, e leva flores para os mortos; lança os vivos na sarjeta, e pede um "bom lugar para os mortos"; se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem; fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre; não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto; critica, fala mal, ofende o vivo, entretanto, o santifica quando este morre; não liga, não abraça, não se importam com os vivos, porém, se autoflagelam quando estes morrem...Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte, e não na sua vida. É bom repensarmos isto, pois o tempo urge.
 
FRENTE EVANGÉLICA
O deputado estadual evangélico da Assembleia de Deus, Jacó Jácome (PSD) apresentou em sessão plenária na Assembleia Legislativa, a proposição que cria a Frente Parlamentar Evangélica. O propósito da Frente  é promover debates e reuniões em prol do desenvolvimento ainda maior de políticas públicas voltadas e realizadas pelos cidadãos evangélicos do Rio Grande do Norte.. Com representatividade, cerca de 32% dos brasileiros, sendo mais de 487.000 aqui no estado, a comunidade evangélica. 
 
DEUS, A JUSTIÇA DIVIVA
Embora esteja nas alturas, o Senhor Jesus olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes. (Salmos 139:6). Enquanto Deus é excelso, sublime, Ele está perto de nós. Deus não desampara. Independente da nossa condição, Ele está atento a nossa voz com seu olhar penetrante e de misericórdia.Por isso, não tenha medo de clamar pelo seu nome sublime e poderoso. Embora esteja nas alturas, Deus está alerta para aqueles que sofrem. Ele sabe o que passa no coração do homem e separa os humildes dos arrogantes. O mundo impera a injustiça e a arrogância, Deus é justiça e a executa na hora certa. Deus reconhece os seus filhos. Ele não se atrasa só chega na hora.
 
A FÉ
“Como um fenômeno natural trabalha o indivíduo nas suas crenças e valores, para que ele seja um ser humano melhor, dotado e ética e moralidade. Porém, a fé como um fenômeno sobrenatural trabalha a coletividade do ser humano multifacetado, e por isso ela é conhecida apenas na comunhão relacional. Ou seja, é no convívio com outras pessoas que a nossa fé vai amadurecendo e deixando de ser apenas um extinto de conveniência e sobrevivência, explica o teólogo Rodrigo Moraes. E acrescenta: Mesmo a fé sendo um fenômeno coletivo, os motivos para possuir ou não uma religião são indiscutivelmente individuais. O respeito deve estar sempre presente em todas as relações que buscamos estabelecer em nossa busca por sentido. Caso contrário, estamos falando de intolerância religiosa, algo que precisa acabar urgentemente em nossa sociedade”.
 
POVO CRISTÃO
A imensa maioria do povo cristão passa fome. Não possui o que vestir nem calçar. Há milhões de desempregados e parte envereda pela prostituição, violência e morrem à míngua sem remédio nem hospital. A ordem estabelecida pelos sinais dos tempos é a solidariedade, o sacrifico e a caridade, já que os governos são falhos e demorados para agir nesse sentido. Sonho com um dia em que, as igrejas de todos os credos transforme os seus repetidos cultos, missas e atos religiosos em campanhas efetivas em favor das favelas, dos abrigos, dos cárceres, dos orfanatos, além dos marginalizados de toda a sorte. Não se edifica a fé e a salvação do cristão erigindo-se catedrais ou complexos turísticos suntuosos, mas investindo-se na sua humanidade. Porém, isso, dirão, não dá lucro ao construtor. Quando se alargam as portas para as coisas materiais, fecham-se as espirituais.
 
SER PERSEVERANTE
Muitas pessoas colocam acima da Salvação. Há caso, por exemplo, que elas colocam o trabalho, casamento, amizades e desejos acima de sua comunhão com Deus. Elas são teimosas e há diferença entre uma pessoa teimosa e a perseverante. A teimosa segue permanentemente o que quer, mesmo sabendo do que aquilo não é de Deus e, por isso, ignora a Voz dEle, persistindo no erro. Já a perseverante sabe quando algo é de Deus e insiste nisso. É preciso ser perseverante mediante a Vontade de Deus. É preciso oferecer a sua vida como oferta viva para, assim, ter uma  vida transformada, dessa maneira como Jesus disse: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
 
A BÍBLIA MANUSCRITA
Tem percorrido todo o Brasil, reunindo lideranças evangélicas e autoridades em torno do Santo Livro. O projeto iniciado há cinco meses está 80% concluído. No sábado, 7 de maio, uma ação  em Brasília (Distrito Federal),  reuniu autoridades na Igreja Presbiteriana Renovada, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha participou da Ação Bíblia Manuscrita na cidade satélite de Samambaia Sul. Na oportunidade, o pastor Christiano Kose, responsável pelo trabalho da Unigrejas na região, entregou em mãos o Certificado de Copista ao governador. Mais de 70 pastores e pastoras participaram efetivamente da transcrição e todos também receberam o Certificado de Copista.
 
RECEITA FEDERAL
Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco. O órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br. Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado. Todo cuidado é pouco.
 
PODER DO LIVRO
Segundo o grande tribuno romano Cícero: “Uma casa sem livros, é como um corpo sem alma”. Realmente, os livros são importantíssimos, para o nosso bem e progresso. Contêm a história da humanidade, suas descobertas, a sabedoria e a experiência acumuladas durante séculos; amparam-nos na desgraça; consolam-nos na tristeza e no sofrimento; fazem nossas horas de tédio, horas de delícia espiritual; enchem nosso espírito de ideias e de pensamentos sábios e benefícios, fazem-nos sair, enfim de nós mesmos e das nossas próprias limitações e misérias. O bom livro, é farol que o pensador acende nas trevas do mundo... Sem a materialização do pensamento, por meio da imprensa, falada, escrita, televisada, além das poderosas redes sociais.
 
OBITUÁRIO...
. O prefeito de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, Paulo Emídio de Medeiros, morreu na madrugada de segunda-feira, 9 de maio, aos 59 anos, em Natal. Paulinho, como era conhecido, lutava contra um linfoma não Hodgkin (LNH) e estava internado desde 20 de abril na Policlínica, no Alecrim de Natal, quando se licenciou da prefeitura. Deixa a mulher, Terezinha Maia, duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.  O velório aconteceu no Ginásio de Esportes em São Gonçalo do Amarante, onde foi realizada missa aberta ao público. Antes, na Câmara Municipal efetuou sessão solene extraordinária em homenagem ao prefeito, restrita à família e vereadores. Em continuidade, o cortejo seguiu para São Fernando, região do Seridó, sendo velado no Ginásio de Esportes Paulo Emídio de Medeiros, no bairro Vital Galdino, depois foi sepultado no cemitério da cidade. Paulinho ganhou destaque no Estado por inaugurar uma obra por semana e executar mais de 500 ações em cinco anos. Descanse em paz Paulinho.
 
. Partiu para a eternidade na terça-feira, 10 de maio, o irmão na fé e amigo, advogado José Elisoneto Rocha, aos 73 anos de idade, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), membro da Assembleia de Deus, no bairro do Tirol e servidor da empresa Conselho da Ordem do Advogados do Brasil,  Seção do Rio Grande do Norte. Inicio sua carreira profissional na Marinha do Brasil, em seguida foi exercer com galhardia a profissão liberal de advocacia. O velório foi realizado no Centro de Velório na Av. 8, no bairro  do Alecrim,  sendo sepultado no Cemitério Morada da Paz em Emaús de Parnamirim. Que Deus de o consolo à família enlutada nesta hora de dor e pesar.
 
. O cineasta Breno Silveira morreu, sábado,14 de maio, aos 58 anos, vítima de parada cardiorespiratória. Ele vinha gravando o filme "Dona Vitória" deste o último dia primeiro, na cidade de Limoeiro (PE). O diretor ficou conhecido por seu trabalho em filmes: "Dois Filhos de Francisco", "Gonzaga: De Pai Para Filho" e "Entre Irmãs". Um dos pontos altos de sua carreira, o filme biográfico da dupla Zezé Di Camargo e Luciano e seu pai, que dá nome à produção, lançado em 2005, foi o escolhido para ser o filme brasileiro a disputar o Oscar, apesar de não ter avançado às etapas finais. Posteriormente, Breno chegou a ser o encenador de um musical no teatro baseado na história. O último de longa metragem que estava trabalhando, "Dona Vitória", marcaria o retorno de Fernanda Montenegro ao cinema, depois de muito tempo trabalhando apenas na TV. Com roteiro de Paula Fiúza, a história retrata a vida de uma aposentada alagoana que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais por meio de filmagens feitas da janela do seu prédio, em Copacabana. Breno, deixa o cinema brasileiro de luto.
 
GIRO PELO TWITTER...
...  Parabéns e vivas de felicidades vão para a querida mana, Zenaide dos Santos Leite Penha, que quinta-feira, 10 de maio amanheceu de idade nova. Que Deus lhe envolva em um abraço de ternura. E que você sinta a proteção Divina em todos os dias de sua vida. Para seu deleite espiritual leia o Salmo 91;
 
... Os vivas de felicidade  vão para o meu concunhado e amigo, Manoel Martins da Cruz (Mano), que segunda-feira, 9 de maio festejou mais um novo ciclo de vida. Que Deus lhe abençoe, grandemente, hoje e sempre. Leia e Medite no Salmo 121. Forte abraço;
 
... Outro aniversário digno de registro é da amiga e leitora da coluna, a administradora Ivanete Cesário da Silveira, que terça-feira, 10 de maio completou mais uma primavera. Almejo-lhe saúde e abundância de dias em sua trajetória terrena. Forte abraço;
 
... Ao completar 10 anos de fundação a Assembleia de Deus Paz e Vida (ADPAZ), sábado, 14 de maio último, consagrou vários irmãos ao Santo Ministério. Destaco o jovem e amigo, ao cargo  de pastor, Rodolfo Fernandes Caldas de Lima. Conhecedor da palavra Deus, dedicado à Obra do Mestre, Rodolfo merece o título, visto que, ele entende muito  bem do mèetier. Parabéns!;
 
... De 24 a 27 de maio será realizada Escola Bíblica de Obreiros e Esposas do Rio Grande do Norte (EBOERN 2022), pela Igreja Assembleia de Deus do Estado, qual  completa 104 anos de fundação;
 
...  Ademilde Fonseca, norte-rio-grandense de São Gonçalo do Amarante (RN), está entre os ícones da exposição retrospectiva dos 100 anos do rádio no Brasil, no Farol Santander, centro de São Paulo (SP);  
 
... Pelo menos na Folha de São Paulo os 100 anos do jornalista e escritor, Otto Lara Resende não foram uma data em branco: além da capa da ilustríssima, o belo ensaio de Augusto Massi e outro de Elvia Bezerra;
 
... A professora Isaura Amélia Rosado resolveu concorrer à vaga da cadeira ocupada pelo jornalista João Batista Machado e o ex-governador Geraldo Melo. Vai disputar os votos com a professora Josimey Costa na Academia Norte-rio-grandense de Letras; e
 
... A Academia de Medicina do Rio Grande o Norte tem nova imortal entre os seus membros.Trata-se da médica Maria Sanali Paiva, cardiologista intervencionista e diretora do Instituto Atena. Passou a ocupar a cadeira nº 06, cujo patrono era o também o médico cardiologista Ovídio Fernandes de Oliveira.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).