Claudino Leite

05/04/2022 09h25
 
MEDITAÇÃO E CONCLUSÃO
 
PARE E REFLITA...
“Amigo de verdade não é aquele que diz o que você quer ouvir. É aquele que diz o que você precisa ouvir! Ele arrisca a amizade pelo seu bem”(Carlos Hilsdorf, economista e conferencista brasileiro).         
 
MEDITAÇÃO E CONCLUSÃO
Era uma quinta-feira, o sol se escondia no horizonte. Debrucei-me na balaustrada da Av. Getúlio Vargas, em Petrópolis. Estava bastante cansado em virtude das tarefas da semana. Contemplava, ali, uma portentosa paisagem da natureza. Via toda a Praia do Meio, a Praia do Forte e parte da Praia da Redinha. Coisa majestosa! O mar estava calmo como gosto de vê-lo! Comecei a imaginar, como ele parece com as pessoas. Dias calmos, dias tranquilos, dias bravios, até mesmo amedrontadores. Quantos segredos ele guarda!... Quantas pessoas o admiram, enquanto outras o detestam. Talvez, por ter ceifado alguns dos seus entes queridos. Como ele atraí e como é traiçoeiro. Após estes momentos de meditação, não pensei mais no meu cansaço, ao contrário, fiquei até inspirado e disse: vou escrever a minha coluna para o Portal do Potiguar Notícias. E a vida que segue!
 
AMIGO VERDADEIRO
É aquele que nos instantes das tribulações e tormentas, conforta-me e escuta, apesar da minha linguagem não verbalizada.  Tenho vários amigos, não vou citar nomes para não cometer injustiça e perder nas prateleiras da memória. Perdoe-me! No entanto, eles são leais, têm apreço e me consideram. Isso é gratificante, emociona e dá aquele combustível propulsor para continuar a minha jornada terrena. Amigo é o que está disponível em todos os momentos, sem se dar conta de sua potencial fortaleza para os frágeis alicerces na nostalgia do desencanto. É o projeto arquitetônico e condução aos rumos da minha existência. Um grande amigo, inesquecível, foi meu velho pai, José Claudino Leite. Trouxe-me ao mundo e ensinou a conquistar e preservar amigos. O maior ensinamento de papai, ele expressou com sua brilhante frase: “Claudininho, meu caçula querido, se é de você fazer um inimigo, faça dez amigos, cumprimente a todos, seja cordial, atencioso e cativante”. É o que tenho tentado fazer em cada momento da vida. Amigo é o que ri e comigo chora, intriga-se, revolta-se, reclama, ausenta-se depois volta. Sim, volta amadurecido, consciente e mais amigo. Amigo oferta favores sem cobranças, é aquele que também quando adoece deixa-me  triste e quando morre arranca um pedaço de mim. Amigo não tem sexo, posso abraçá-lo, beijá-lo e dizer “eu te amo” na frente de tudo e de todos, sem levantar preconceitos. Meus amigos são tolerantes, escutam-me quando silencio ou até mesmo quando falo muito. Tudo tem uma reposta ou significado para eles o que muito significa para mim. São respostas aos meus anseios, e a recíproca é verdadeira. Quando os critico não faço diante de outros, porquanto eles merecem total respeito. Amigos verdadeiros suportam os meus defeitos e reconhecem as minhas virtudes. São aqueles que consideram como irmãos autênticos, sabendo que muitas vezes um irmão nem sempre  é um confiável amigo. Há pessoas que surgiram em meu caminho como um breve pensamento e aos poucos foram conquistando-me e tornando-me feliz. São os meus novos amigos e assim serão. Sou gratificado, visto que a maior riqueza que possuo são os meus amigos. Ressalte-se que, o melhor amigo que encontrei, companheiro inseparável de todas as horas, que me acalenta, estanca as minhas lágrimas e cessa o meu pranto – seu nome é Jesus. “Nenhum amigo há igual a Cristo! Não, nenhum! Não, nenhum! Repreende com dulçor e me anima com vigor. Sim, o melhor amigo é Cristo”, diz a bela canção do hinário batista.
 
PROGRESSO DA IGREJA
A Igreja progrediu constantemente no mundo, de nação para nação, de cultura para cultura, de povo para povo, no calendário do Senhor e a Seu tempo.O ministério mortal do Salvador estava concluído. Seu sofrimento no Getsêmani  na cruz do Calvário havia terminado. Aprendemos no capítulo 1 de Atos: Ele ministrou por 40 dias após Sua Ressurreição, “sendo visto” pelos apóstolos e “falando das coisas concernentes ao reino de Deus” (Atos 1:3). Disse-lhes: “Recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:8).
 
RESSURREIÇÃO E A VIDA
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto”? A Bíblia relata que Jesus disse essas palavras quando ocorreu a morte física de Lázaro, irmão de Marta e Maria, suas amigas na pequena aldeia de Betania, pertinho de Jerusalém. Ao proferir tais palavras, com tanta autoridade, o Filho de Deus deixou claro que, para Ele, não há impossível, mesmo se tratando da morte de uma pessoa.Para o homem, a morte é o fim de uma trajetória. A morte é sinônimo de dor e da perda de um ente querido. Significa a separação, a partida para uma longa viagem sem volta, sem um reencontro futuro. Entretanto, do ponto de vista das Escrituras Sagradas, e da visão pela fé, há a morte espiritual, que, em resumo, é a separação do homem, de Deus, como consequência do pecado. Quando Jesus afirmou ser a ressurreição, Lázaro estava morto há quatro dias e, segundo a palavra, o corpo já cheirava mal, mas Jesus o ressuscitou.
 
TRISTEZA DA FAMÍLIA
O clima era de tristeza naquela família, mas a presença de Jesus mudaria o cenário de desolação. Talvez, seja essa a sua situação. Provavelmente, você pensa que não há solução para o seu problema e que está próximo o fim de sua existência. Quiçá, você tenha perdido a esperança. Mas, assim como Jesus ressuscitou Lázaro, Ele quer fazer com que você reviva, que sejam renovadas as suas esperanças. Jesus quer devolver a alegria ao seu lar, à sua família e aos seus amigos. Basta que você creia e a sua vida será transformada, através do amor e da paz que vem somente por meio do Senhor Jesus Cristo.Para que tudo isso ocorra, é necessário que você creia. É preciso que você aceite o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Ele padeceu pelos nossos pecados, porém venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia. Arrependa-se dos seus erros e confesse Jesus como Senhor e Salvador.
 
FILADÉLFIA, A IGREJA AMOROSA
“Eis que venho sem demora. Guarda o que tens para que ninguém tome coroa” (Apocalipse 3:11) Estas palavras foram dirigidas à Igreja de Filadélfia, quando o apóstolo João estava solitário na Ilha de Patmos, o qual teve a exuberante visão do Apocalipse. Filadélfia significa amor fraternal. Essa igreja caracterizava-se pelo amor entre os irmãos. Era pobre, materialmente, mas rica espiritualmente. Podemos considerar dois tipos de testemunhos cristãos: o testemunho pessoal e o testemunho coletivo. A igreja é a comunidade de salvos. Há igrejas semelhantes à Igreja de Filadélfia, que não obstante as suas limitações mantenheem-se fiel, guardando a palavra do Mestre, e pregando a divina mensagem da sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12:48-50). Creia quem quiser e aceite se puder.
 
ESCOLA DOMINICAL
A Escola Bíblia Dominical (EBD) é uma importante reunião que ocorre, geralmente nos domingos de manhã em todas as igrejas evangélicas. A EBD, como é conhecida, objetivando proporcionar um ambiente colaborativo para o estudo da Palavra de Deus. Nela, pastores, professores, teólogos, pedagogos e alunos discutem a Bíblia, práticas cristãs, problemas da atualidade e outros assuntos de grande importância para o crescimento espiritual dos alunos. A Escola Dominical, também conhecida por Educação Cristã é fundamental para que qualquer igreja seja madura. Podemos falar de Educação Cristã (EC), porque a mesma transcende o domingo (dominical) e deve ser vista como um projeto pedagógico de toda a igreja que inclui tudo o que ela faz.
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
Eís a pérola da semana enviada pelo pastor Josoniel Fonseca para o deleite espiritual dos meus poucos leitores: “O amor é um dom. Podemos recebê-lo e comunicá-lo, mas não podemos produzi-lo. Não podemos amar de modo doador, perdoardor, livre, imutável, enquanto não recebemos o dom do amor. O amor é dádiva de Deus. Todos os nossos esforços pra amar à parte do poder de Deus são egoístas e seletivos. Será um amor recíproco, um amor que exige retribuição, sempre interessado em nossos direitos. O Espírito Santo é amor, Quando Ele habita em nós somos capazes de amar, porque Ele ama por nosso intermédio”.
 
SOLIDARIEDADE CRISTÃ
A Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR) recebeu 29 ucranianos refugiados que chegaram ao Brasil, fugindo dos ataques russos. Mulheres e crianças foram recebidos pela igreja e depois enviados para Guarapuava, o interior do Estado, onde ficarão abrigados nas casas dos membros de diversas denominações evangélicas até que o Governo do Paraná providencie casas na cidade de Prudentópolis, conhecida como a maior colônia ucraniana no país.
Além dos irmãos paranaenses, evangélicos de outros estados estão se unindo para oferecer abrigo para as famílias ucranianas. Sem dúvida, um ação merecedora de aplauso.
 
CIDADÃO NATALENSE
A Câmara Municipal de Natal (CMN) promoveu sessão solene para entregar o Título de Cidadão Natalense a Manoel Santa Rosa, presidente da instituição financeira cooperativa Sicoob Rio Grande do Norte. “Ele é o grande protagonista do sistema de cooperativismo no RN”, definiu o propositor da honraria, vereador Milklei Leite (PV). “O Cooperativismo está no DNA de Santa Rosa, que sempre promoveu os princípios associativistas, acrescentando que o homenageado deixará grande legado em vários ramos, como comércio, educação e transportes, setores onde ajudou a levantar vários grandes e pequenos empresários”, revelou o propostor sobre o homenageado. Santa Rosa, também é presidente da Associação dos Funcionários da Universidade Federal (AFURN), desenvolvendo uma administração profícua.
 
ÉTICA MÉDICA
A decisão é do paciente. A partir de 2012, prevalece o direito do paciente de escolher como quer ser tratado em casos de doença terminal. A decisão é tomada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 31 de agosto de 2013. Até então, o paciente decide se quer, por exemplo, continuar uma quimioterapia, ser ou não entubado, ressuscitado por ocasião de paradas cardíacas e mesmo continuar hospitalizado ou morrer em casa. Os pré-requisitos para essa autonomia são de que a pessoa tenha 18 anos ou mais de idade e esteja lúcida ao tomar a decisão, que pode se comunicada ao médico por ela mesma ou por quem ela indicar previamente. Considerar Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia.
 
RAMON, O HOMENAGEADO
Sexta-feira, 24 de março, foi um dia especial para nós, Ramon de Souza como Auditor Federal de Finanças e Controle, da Secretaria do Tesouro Nacional foi um dos agraciados (militares e civis) pelo Comando da Aeronáutica com a Medalha Bartolomeu de Gusmão pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da instituição militar. Entre seis civis foram agraciados mais dois dos seus colegas do Tesouro, Luciano Nascimento e Juliano Cardoso. Os coordenadores Rose Oliveira e Eder S. Vogado foram prestigiar os agraciados da STN. A informação vem de Brasília (DF), comunicada pela mãe de Ramon, minha ex-chefe na assessoria de imprensa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e irmã em Cristo, jornalista Maria da Conceição , a quem parabenizo pela honraria recebida pelo herdeiro.
 
FALTA UM GÊNIO NA CULTURA
Chama-se Luís da Câmara Cascudo, um intelectual que engrandeceu o Rio Grande do Norte. Nasceu em 31 de dezembro de 1998. Apaixonou-se por uma  menina de 16 anos, que tinha o nome de uma flor, Dahlia Freire. Casou-se em 21 de abril de 1929, e tiveram dois filhos: Fernando Luís e Anna Maria. Na sua mocidade, teve uma existência de príncipe, morando numa Chácara, no Tirol, denominada Vila Cascudo, centro permanente de reuniões literárias, jantares festivos, recitais de músicos famosos que transitavam pela cidade. Estudou no Atheneu Norte-rio-grandense. Cursou Medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, fazendo até o quarto ano. Desistiu de ser médico, por falta de vocação, e foi estudar Direito no Recife (PE), onde se formou em 1928. Iniciou a sua vida como jornalista em outubro de 1918, escrevendo no jornal “A Imprensa”, de propriedade de seu pai.
 
COLABORAÇÃO
Colaborou com todos os jornais de Natal, e em vários do país, mantendo seções diárias inesquecíveis, como “Bric-a-Brac”, “Acta Diurna”, em “A República” e no “Diário de Natal”. Este mantido quase, diariamente de 1939 a 1952 e de 1995 a 1960, numa totalidade de 1.848 artigos. Essas seções foram os germens de quase todos os seus livros fomentando a sua obra de história de folclorista, antropólogo, etnógrafo, sociólogo, ensaísta, tradutor-comendador, memorialista e cronista de renome internacional. Escreveu sobre os mais variados assuntos, sendo evidente a sua especialização na etnografia e no folclore e a sua predileção pela história, geografia e biografia. Escreveu mais de 200 livros, opúsculos e ensaios destacam-se: Dicionário do Folclore Brasileiro, Literatura Oral no Brasil, Vaqueiros e Cantadores, História da Alimentação no Brasil, Geografia dos Mitos Brasileiros, Superstições e  Costumes, entre outros. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN e da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Cascudo, “encantou-se”, como ele se referia à morte, no dia 30 de julho de 1986, em Natal, cidade de onde nunca quis “arredar o pé”, por se considerar um provinciano incurável.
 
SEGURANÇA NO TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê um gasto de até R$ 59 milhões em segurança armada pelos próximos dois anos e meio, período, incluindo as eleições de outubro. O montante abrange despesas com proteção privada em residências de ministros, vigilantes armados nas dependências da Corte e grades de metal. O valor será destinado à renovação do contrato de uma empresa terceirizada que expirou no início deste ano. Em 2017, a Corte firmou um contrato de R$ 16 milhões com a empresa que fez a vigilância armada no TSE até o início deste ano. Desde então, o custo anual do tribunal com segurança privada se manteve, o que equivale a uma despesa mensal de R$ 1,3 milhões.
 
OBITUÁRIO...
. Faleceu, sábado, 26 de março passado, a professora Maria Magnólia Ferreira Machado, 75 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Magnólia, era ex-esposa do professor e ex-vereador de Natal, Aluísio Machado. Juntos, os professores fundaram, em 1968, o Instituto Reis Magos, no populoso bairro do Alecrim. Nossas condolências aos seus filhos Bibal e Fred, além dos demais familiares.
 
. Passou a estar com o Senhor, terça-feira, 29 de março, a irmã Ezilda Spinola Gomes, 89 anos, membro e componente do Coral da Assembleia de Deus, em Candelária, vítima de câncer. Sempre abnegada na Obra de Deus, ela “Combateu o bom combate, terminou a carreira e guardou a fé”. O velório ocorreu no Templo da Igreja, de onde saiu o cortejo fúnebre para o Cemitério Morada da Paz em Emaús de Parnamirim. Manifesto os meus votos de pesar aos seus familiares que choram a sua partida.
 
. Faleceu, na tarde de sábado dia 2 de abril, no Hospital São Lucas, o advogado e professor aposentado do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grade do Norte (UFRN), Meroveu Pacheco Dantas, 80 anos, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) emitiu nota pesar, pelo falecimento do advogado, que engrandeceu à cátedra magnífica. Meroveu foi líder estudantil, jornalista, advogado e célebre professor de Direito, tendo sido mestre de grande parte da atual geração de advogados e magistrados potiguares. A OAB/RN lamenta profundamente a irreparável perda e se une em oração com todos os familiares e amigos, a fim de que encontrem consolo e amparo nesse momento de saudade.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Jamais poderia deixar felicitar com meu abraço afetuoso de parabéns a nataliciante de quinta-feira, 31 de março, a minha querida filhota advogada Camilla Sálvia de Moura Leite, residente em João Pessoa (PB), desejando-lhe que a memorável data, o som se torne música, o movimento se torne dança, o sorriso se torne alegria, o riso e a vida se torne um eterna celebração! Parabéns pelo seu dia filha querida! Que o Deus Poderoso toque nas cordas da sua existência e um novo cântico glorifique o Criador. Beijos e saudades do papai Claudino;
 
...Recebo o honroso convite do professor Francisco Freitas Filho, ex-Diretor do Centro de Biociências da Universidade Federal (UFRN), para a sua posse na presidência da Associação do Professores (APURN), que será realizada no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), na próxima segunda-feira, 7 de abril, às 10 horas, da matina. Ressalte-se que, o professor Freitas está sendo reeleito pela quarta vez;
 
... Ainda é tempo de parabenizar meu amigo e irmão em Cristo, Alan Victor Gomes de Oliveira, que na terça-feira, 29 de março, festejou mais uma primavera. Desejo-lhe bênçãos abundantes em sua vida;
 
... Também registro o natalício do advogado evangélico, Laurivan Pereira de Souza, que dia primeiro de abril, completou mais uma primavera. Leia e medite no Salmo 91. Parabéns!;
 
... A Igreja de Cristo no Brasil lança novo currículum de Estudos bíblicos, com tema: "Eu Vos dei Exemplo" mordomia e serviço cristão, a revista é comentada pelo Pastor Márcio de  Morais. A revista de estudos bíblicos é uma parceria da Igreja de Cristo no Brasil, com as edições alianças, do publicitário Antônio Júnior;
 
... Após dois anos de distanciamento social por causa da pandemia, as aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retornam no formato presencial. Para o retorno cerca de 40 mil estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação entre novatos e veteranos. Os cerca de 2,4 mil professores e 3 mil servidores técnicos também retornaram em sua integralidade;
 
... Do meu amigo e irmão na fé, Valério Mesquita, no artigo semanal que publica no matutino Tribuna do Norte: “É obrigatório flertar com o povo porque no baile da eleição é proibido o uso de máscaras”;  
 
... A atriz Fernanda Montenegro, considerada uma das damas do teatro nacional, tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL). Única concorrente à vaga, ela recebeu, no dia 4 de novembro do ano passado, 32 dos 35 votos possíveis e, aos 92 anos, é a primeira mulher a assumir a cadeira 17, sucedendo o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco (1930-2020); 
 
... O prefeito Álvaro Dias sancionou lei em homenagem ao ex-vereador Ney Lopes Júnior, que faleceu em novembro passado. A partir de agora, o prédio do Procon Municipal leva seu nome. Além de vereador ele também foi diretor do órgão;
 
... Natal vai ser a sede, na segunda quinzena de maio, do Fórum Internet no Brasil - FIB. O evento terá acesso gratuito e pelas previsões dos organizadores deverá receber cerca de 450 inscrições de todo o Brasil. É o fórum de discussão sobre o papel da tecnologia da informação; e
 
... Ademilde Fonseca, norte-rio-grandense de São Gonçalo do Amarante (RN), está entre os ícones da exposição retrospectiva dos 100 anos do rádio no Brasil. No Farol Santander, centro de São Paulo.  
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).