Caern lança manual que orienta a amenizar impactos em obras de saneamento

31/01/2014

Por: Allyson Moreira

As obras de saneamento, que incluem o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, são fundamentais para a promoção da saúde e qualidade de vida. No entanto, sua execução pode gera impactos ambientais e socioeconômicos significativos no meio. Pensando nisso, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por meio da Assessoria de Licenciamento Ambiental e Outorgas (ALA), desenvolveu o Manual de Impactos Ambientais do Saneamento, um guia ilustrado para reduzir os impactos causados, disponível online no site www.caern.com.br.

 

O Manual fornece informações importantes ao corpo técnico da Caern (gerentes, chefes de unidades, fiscais de obras, operadores, etc.) e às empresas terceirizadascontratadas, órgãos ambientais, Ministério Público e secretarias municipais de meio ambiente, a respeito das principais ações de prevenção, controle e monitoramento de impactos e proteção ao meio ambiente durante a execução das obras, e também durante as ações de operação nos sistemas, sejam elas de rotina ou emergenciais.

 

De acordo com Marcos Freire, analista ambiental da Caern e responsável pela produção do Manual, a publicação é um trabalho de referência nacional para as outras companhias de abastecimento. “Embora não seja pioneiro, o Manual possui um grau de complexidade e qualidade compatível com o tema, cumprindo uma meta estabelecida pela Caern em 2013”, ressalta.

 

O Manual se divide em quatro partes: aborda as intervenções típicas a serem tratadas, definições e métodos de análise de impactos ambientais, as principais interferências ambientais e seus impactos diretos e indiretos, bem como medidas de controle ambiental preventivas, corretivas ou potencializadoras para os impactos ambientais listados nas obras e atividades de operação e manutenção de empreendimentos de saneamento.

 

CONTINUIDADE

 

Este é o segundo manual produzido pela Companhia em menos de um ano. No segundo semestre de 2013, a Caern produziu o Manual de Licenciamento Ambiental, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar sobre a aplicação da legislação ambiental. Nesta publicação, a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, elogiou a continuidade do trabalho realizado pela Caern.

 

“Com a publicação de um segundo manual desta natureza, provamos que o trabalho da Caern é continuado. Sempre afirmei que a empresa tinha viabilidade financeira e operacional. Hoje, com capacidade de investir em pessoas e equipamentos, caminha para prestar um serviço de excelência para o povo potiguar. Povo este que é a principal razão de existir da Caern”, exalta. Em linguagem simples e ilustrações explicativas, o Manual terá uma primeira tiragem de 300 exemplares. 

 

Fonte: ACS Caern