São Gonçalo: campanha de vacinação contra gripe começa dia 10 abril

09/04/2019

Por: Redação PN
Foto: Reprodução
Na tarde desta segunda-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou reunião técnica com os profissionais que irão aturar na Campanha de Vacinação contra Influenza no município.
 
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral passível de agravos em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
 
No período de 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação. A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários.
 
Durante esta edição da campanha, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante. Esta ação busca cobrir indivíduos não vacinados, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público.
 
Confira os grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde para vacinação contra gripe:
 
Indivíduos com 60 anos ou mais,
 
crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),
 
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto),
 
Trabalhadores da saúde,
 
Professores das escolas públicas e privadas,
 
Indígenas,
 
Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
 
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas,
 
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.