Liliana Borges

06/03/2021 00h39
 
SERRA DA ARRÁBIDA, Parque Natural…
 
 
O Parque Natural da Arrábida está localizado no Distrito de Setúbal com uma área aproximadamente 10.800 hectares que inclui várias serras, montes e lugares paradisíacos e, entre eles a Serra da Arrábida que está a cerca de 38 km de Lisboa.
 
O parque é uma reserva biogenética que compreende os Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal. Possui riquíssima fauna e flora, além disso, é um sítio que foi habitado por vários povos ao longo da história, inclusive com mais de 7000 anos de vida agrícola, pois a proporção que vai cavando seus terrenos para o plantio, como também, para construções inúmeras vezes são descobertos artefactos na altura da pré-história e vários outros períodos.
 
Na área o clima é temperado mediterrâneo com vegetação composta de várias espécies como azinheira, carvalho, sobreiro que é conhecida como a árvore da cortiça e, no mundo animal a exemplo de lobos, veados, raposas, javalis que apesar do avanço dos homens nos seus territórios, ainda, são encontrados muitos por lá. 
 
No verão suas praias são disputadíssimas, muito bem frequentadas, como também, a beleza não poderia passar despercebida. São lugares e recantos que nos levam a desfrutar de pedacinhos de paraísos terrestres como Portinho da Arrábida, Praia da Figueirinha, Creiro, Galapinhos, Galapos, Albarquel e Coelho.
 
Cabe ressaltar que a Praia de Galapinhos foi eleita em 2017 como a melhor praia da Europa pelo Portal European Best Destinations e a Praia do Creio existe um sítio arqueológico da época romana do século I a IV d.C. com ruínas de uma fábrica de conserva de pescados.
 
No parque há vários patrimônios históricos como o Convento da Nossa Senhora da Arrábida que nos reporta ao século XVI, foi um convento franciscano e está inserido na Serra da Arrábida no meio de suas árvores em um dos pontos da elevação com uma paisagem fascinante em frente para o mar. Em 1977 foi classificado de interesse público e atualmente pertence a Fundação do Oriente.
 
O Forte da Arrábida é mais uma edificação que conta a história do local, situado na parte inferior da encosta na praia do Portinho da Arrábida que foi contruído na altura da guerra de Restauração da Independência de Portugal em conjunto com outras fortificações na época para defesa do litoral português. 
 
Esta localidade também é muito procurada para atividades desportivas, como praticantes de montanhismo, esportes aquáticos entre outros. Possui um grande fluxo turístico ao longo do ano promovendo rotas dos vinhos, gastronômicas com renomada culinária, históricas e, ainda, para pedestres nas suas serras.
 
A região produz queijos conceituados internacionalmente como o queijo de azeitão; vinhos que se destacam a casta Moscatel de Setúbal, os quais constantemente são premiados; mel de alta qualidade e mais a plena atividade das comunidades piscatórias. Além disso, o esplendor de sua beleza favorece com seu cenário natural a gravação de filmes e comerciais por lá.
 
As estações do ano são bem definidas e em cada período neste parque tem sua beleza. No verão as praias sempre convidativas com suas águas cristalinas, além de badaladíssimas; no outono colorindo a vegetação e embelezando mais ainda a paisagem; no inverno o friozinho com os recantos aconchegantes para saborear sua culinária e beber um bom vinho da própria localidade e na primavera, vai chegando a flores…
 
Passear pela Arrábida é uma sensação de liberdade admirando sua beleza com paisagens deslumbrantes, a natureza a cada instante nos mostra o valor da vida e a alternância de estações nos prova que somos capazes de sempre recomeçar…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).