Liliana Borges

02/03/2024 00h46

 

BTL 2024, Bolsa de Turismo de Lisboa…

 

A BTL é um grandioso mercado do turismo realizado no Centro de Exposições, FIL – Feira Internacional de Lisboa no Parque das Nações, sendo considerada uma das maiores feiras no segmento na Europa. O Evento é uma enorme banca comercial que cada expositor apresenta seu potencial e ao mesmo tempo capta investimentos e parcerias, a qual movimenta mais negócios na área e afins do que durante um ano inteiro trabalhado.

O arranque foi na última quarta-feira, 28 de fevereiro, encerrando no domingo 3 de março, porém comumente os dois primeiros dias são destinados aos profissionais e nos três últimos abertos ao publico em geral. Tive a oportunidade de participar como colunista do Potiguar Notícias acompanhando a minha querida amiga Ohana Fernandes, Secretária de Turismo do Município de Natal.

A Bolsa é dividida em 4 pavilhões, sendo o primeiro “Destinos de Portugal”; o segundo “Associações e Municípios, BTL Cultural e Gastronomia”; o terceiro “Alojamentos, Equipamentos e Serviços, Meeting Industry, BTL LAB by Pousadas da Juventude, Auditórios AVX, BTL Village, Lounge BTL, BTL LGBTI+, Palco BPI”; o quarto são os “Destinos Internacionais, Distribuição, Transportes e Animação Turística”.

Neste último o Brasil se fez presente com a participação de 14 estados, cada um expondo o que tem de melhor desde sua gastronomia, cultura aos destinos atrativos regionais. É pura emoção ver nosso país mostrando suas potencialidades ao mundo e o Rio Grande do Norte que é minha terra natal, nem tenho palavras para descrever…

Estudos constataram que o turismo movimenta 54 segmentos da economia, desde um vendedor ambulante a grandes empresas. Diante de sua relevância no mercado produtivo mais uma vez o governo do Estado do Rio Grande do Norte uniu vários segmentos para o representar em grande estilo com a finalidade de fomentar sua economia, reunindo esforços através de sua Secretaria de Turismo e da Emprotur, parceria com municípios e setor privado.

Este ano teve mais alguns diferenciais como a confirmação feita pela Governadora Fátima Bezerra que haverá o primeiro Fórum dos Geoparks da Unesco dos Países da Língua Portuguesa a ser realizado no Brasil, enfatizando que será no Nordeste, no Rio Grande do Norte e no Seridó nos dias 25 a 28 de junho em Currais Novos, além da estrela potiguar “Deusa do Forró” quem brilhou com sua poesia e musicalidade.

A Feira é espetacular, fabulosa, repleta de oportunidades…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

https://youtu.be/NGdexe2Nzmo?si=IzhdKJjM-PnvLesc


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).