Liliana Borges

Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.

20/04/2024 00h29

MONSARAZ, Os Amigos de Monsaraz…

Na última semana em boa companhia de minha prima querida Eliane Carlos fizemos alguns passeios pelas Terras Lusitanas, juntas visitamos também o Alentejo que iniciamos pela Adega Cartuxa na Quinta de Valbom em Évora, na sequência percorremos as ruas da cidade apreciando seu valoroso patrimônio histórico e cultural, em seguida no período da tarde fomos à Monsaraz.

Monsaraz é uma aldeia medieval situada no Concelho de Reguengos de Monsaraz, berço do município, a cerca de 53 km de Évora e 185 km de Lisboa com 658 habitantes (2021). Localizada no alto de uma colina que aos seus pés está o Rio Guadiana com a Barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa e, um pouco mais adiante até onde a nossa vista alcança a fronteira com Espanha.

 A vila e seu castelo está no ponto mais alto da localidade que outrora defendia e protegia toda a região, pois diante de sua posição estratégica e ser área fronteiriça representou um importante papel ao longo de sua história, a exemplo da Guerra da Restauração entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela no século XVII.

Monsaraz é um precioso museu ao céu aberto, uma linda vila cercada por muralhas em harmonia com a paisagem ao seu redor, onde ainda possui vida própria com algumas famílias residentes, além do comércio, restaurantes e cafeterias que funcionam a todo vapor.

Visitei a região várias vezes, pois adoro voltar aos lugares que já conheço porque cada momento tem seus encantos, desde nossas companhias ao nosso estado de espírito, ademais sempre haverá novas descobertas. Desta vez conheci mais um lugar especial inaugurado recentemente “Os Amigos de Monsaraz”.

O gracioso empreendimento está situado na rua principal da vila na antiga casa de caça de Don Nuno Alves Pereira, nobre e general português do século XIV que se destacou na crise de 1383-1385, sendo ele papel fundamental na defesa da independência de Portugal diante de Castela.

O local já tem sua importância natural devido ao antigo proprietário, imaginem atualmente com o charme do novo estabelecimento.  O espaço foi idealizado por Rui Patalim, mestre oleiro renomado da região, e o brasileiro Gabriel Lugano apaixonado pela localidade. A casa é composta pelo charmoso Café/Brunch e chocolataria, uma graciosa loja de cerâmica, restaurante e mais ao fundo um agradável terraço com a fabulosa vista para o Alqueva, este último ainda a ser inaugurado.

Apresentaram a casa com muito gosto e no final Gabriel deu seu depoimento onde enfatizou que tem o espaço não somente como comércio, mas a realização de um sonho. Onde promovem a tradição portuguesa e também o Alentejo com o que tem de melhor como o mel, o barro, o vinho, o azeite e sua gastronomia.

Na altura apenas saboreamos as delícias na cafeteria, mas voltaremos para conhecer o restaurante, como também, desfrutar do entardecer no seu terraço tomando uns copos com o Alqueva enchendo nossos olhos, quando este estiver aberto ao público.

Aproveitamos a oportunidade para apreciar o pôr do sol do alto da colina que esta época a magnífica primavera complementa o cenário com os lindos campos floridos por todos os lados…

Simplesmente espetacular…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmal.com

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).