Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
Revolução dos Cravos, 50 anos…
Os portugueses celebram a democracia, liberdade e igualdade em grande estilo todos os anos em 25 de abril, data que terminou o regime ditatorial do Estado Novo em 1974, o qual estava vigente desde 1933. Em 2024 nesta última quinta-feira foi ainda mais especial, pois completou exatamente 50 anos de seu fim.
Foram mais de 40 anos de ditadura, repressão, medo e censura e finalmente naquele dia ao sinal da música “Grândola Vila Monera” emitida pelo rádio que se deu início a Revolução.
Nominada por Revolução de Abril, Revolução de 25 de abril ou, ainda, mais bonito Revolução dos Cravos. Dizem que os Cravos foram distribuídos por uma funcionária de um restaurante, o qual celebraria o seu primeiro aniversário e seriam ofertados aos seus clientes, não houve a comemoração em decorrência da ação militar e o proprietário doou aos seus trabalhadores. Uma delas no caminho à casa como não tinha o que oferecer aos soldados doava uma flor.
Mais uma outra versão seria que no Rossio havia muitas vendedoras de flores e na ocasião presenteavam aos soldados vitoriosos, qualquer que sejam os fatos marcaram a época. Os combatentes enfiavam os cravos nos canos das espingardas por não ter onde os colocar, e assim, comentam-se que não foi disparado um único tiro, virando o símbolo da revolução.
Após a queda do regime a cada 24 de abril em várias cidades portuguesas comemoram com espetáculos musicais e shows pirotécnicos no momento da virada para 25. Ao longo do dia do aniversário acontecem inúmeras celebrações como desfiles militares e civis com participação de pessoas de todas as idades, onde as palavras de ordem são “Liberdade” e “Democracia”.
No feriado, “Dia da Liberdade”, acompanhei pelos noticiários as comemorações desde a solenidades no Parlamento aos desfiles na Praça do Comércio e passeatas na Avenida da Liberdade. É bonito de ver esta belíssima festa democrática.
O país comemorou lindamente por todas as cidades nesta data marcante, o Terreiro do Paço em Lisboa estava deslumbrante, iluminado com o colorido das luzes do espetáculo comemorativo ao som encantador dos instrumentos musicais com a habilidade fascinante de seus músicos, belas interpretações artísticas e poéticas, onde o público cantarolava e participava intensamente em harmonia com o ambiente.
Viva a Democracia e a Liberdade…
Parabéns Portugal!
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL
Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).